Santo Padre

Papa anuncia data de publicação da segunda parte da Laudato Si

Francisco já havia antecipado em 21 de agosto que estava trabalhando na continuação da Encíclica sobre a Casa Comum

Escrito por Redação A12

21 AGO 2023 - 11H49 (Atualizada em 30 AGO 2023 - 11H39)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisConfira em 5 frases o que o Papa pensa sobre as drogasNo final da Audiência Geral desta quarta-feira (30), o Papa Francisco anunciou que a segunda parte da Laudato Si' será publicada na forma de Exortação Apostólica no dia 04 de outubro.

A data marca a Festa de São Francisco de Assis e que também conclui o "Tempo ecumênico da Criação", que tem início em 1° de setembro e cujo tema em 2023 é “Que jorrem a justiça e a paz”.

Nessa data tenho a intenção de publicar uma Exortação, uma segunda Laudato si’. Unamo-nos aos nossos irmãos e irmãs cristãos no compromisso de salvaguardar a Criação como um dom sagrado do Criador”, disse Francisco.

Francisco já havia antecipado, em 21 de agosto, que estava trabalhando na continuação da Encíclica Laudato Si’ para atualizar algumas questões. Na ocasião, o Papa recebeu a delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa signatários do Apelo Viena para uma audiência.

O Apelo debateu assuntos do atual contexto europeu, que é difícil em diversos aspectos, entre eles a guerra no território ucraniano. E, na oportunidade, o Papa Francisco agradeceu aos presentes a contribuição para a promoção da democracia e do respeito à liberdade e à dignidade humana.

Vatican Media / Reprodução
Vatican Media / Reprodução


O Pontífice enfatizou que
o Estado de direito está a serviço das pessoas, buscando ajudar e cuidar da dignidade humana e isso não admite nenhuma exceção. “É um princípio”.

"Uma Europa que não é mais capaz de se abrir para a dimensão transcendente da vida é uma Europa que lentamente corre o risco de perder sua alma e também aquele 'espírito humanista' que ela ama e defende".

Papa Francisco destacou que o respeito aos direitos humanos deve ser assegurado e um Estado de direito só pode “encontrar solidez na medida em que os povos permanecem fiéis às suas raízes”.

Junto ao tema, o santo padre também lembrou da importância da preservação e do cuidado com o Casa Comum, destacando as responsabilidades para com a criação de Deus.

Ele também reconheceu a sensibilidade ao cuidado com que eles têm pela Casa Comum e ao compromisso de participar do desenvolvimento em favor da proteção ambiental.

“Nunca devemos esquecer que as gerações mais jovens têm o direito de receber de nós um mundo belo e habitável, e que isso nos investe de sérios deveres para com a criação que recebemos das mãos generosas de Deus. Obrigado por essa contribuição”.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...