Leia MaisPapa sobre mulheres abusadas: "Problema quase satânico"Papa: “Alegria de Jesus é o 1º ato de caridade ao próximo”O Papa Francisco divulgou uma mensagem para o 55° Dia Mundial da Paz, que será celebrado no primeiro dia do novo ano (1° de janeiro). O texto foi divulgado com o título “Diálogo entre as gerações, educação e trabalho: instrumentos para construir uma paz duradoura”. A divulgação aconteceu em uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano.
O diálogo entre as gerações, a educação e o trabalho são as três pontes que levam a um único caminho: o da paz duradoura. Esta é a proposta do Santo Padre para 2022. Na primeira parte, que se refere ao “Diálogo das gerações”, o Papa fez relação entre os idosos – guardiães da memória – e dos jovens - os que fazem avançar a história.
“Dialogar significa ouvir-se um ao outro, confrontar posições, pôr-se de acordo e caminhar juntos. Favorecer tudo isto entre as gerações significa cultivar o terreno duro e estéril do conflito e do descarte para nele se cultivar as sementes de uma paz duradoura e compartilhada.”, escreveu Francisco.
.:: Veja a biografia do Papa Francisco
.:: 15 curiosidades sobre o Santo Padre
Depois do diálogo, o Papa escreveu sobre a educação, como fator de liberdade, responsabilidade e desenvolvimento. O Papa expõe o paradoxo da diminuição dos investimentos no campo educativo e o aumento das despesas militares, com o mundo acumulando inclusive mais armas que no período da “guerra fria”. Por isso, o apelo é direcionado aos governantes para que invertam esta tendência, liberando recursos a serem investidos em áreas que promovam o desenvolvimento humano integral.
E, por fim, escreveu sobre o trabalho para uma plena realização da dignidade humana. Enquanto a educação fornece a gramática do diálogo entre as gerações, na experiência do trabalho encontram-se a colaborar homens e mulheres de diferentes gerações. “O trabalho é um fator indispensável para construir e preservar a paz”, recorda o Pontífice. Trabalha-se sempre com ou para alguém. Além disso, o trabalho é uma necessidade, faz parte do sentido da vida nesta terra.
O Papa conclui a mensagem com um agradecimento e um apelo. Um agradecimento a quantos se empenharam na promoção da paz. E um apelo aos governantes e a quantos têm responsabilidades políticas e sociais e eclesiais para caminharmos, juntos, por estas três estradas com coragem e criatividade.
Como ser a luz de Deus para o próximo?
Padre Carlinhos Melo nos fala que devemos sempre ser instrumentos de Deus para iluminar a vida do próximo
Sínodo promove coleta destinada à população de Gaza
7 de outubro foi o dia dedicado a oração e jejum diante de um ano do ataque do Hamas contra Israel, ocasionando a atual guerra no Oriente Médio.
Papa lança livro sobre a oração dos peregrinos da esperança
"Se a Igreja não o apoiar com orações, você está acabado", afirmou no prefácio ao falar que se inspira na confiança de Maria para pedir orações aos fiéis.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.