Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa Leão XIV conclui visita ao Líbano com apelo pela paz

Em missa ao povo libanês, Papa pediu em sua homilia para que “desarmemos os nossos corações e despertemos no nosso íntimo o sonho de um Líbano unido”.

Escrito por Redação A12

02 DEZ 2025 - 10H44 (Atualizada em 02 DEZ 2025 - 16H58)

Vatican Media

Nesta terça-feira (2), o Papa Leão XIV concluiu a última etapa da viagem apostólica ao Líbano. O Santo Padre rezou em silêncio diante do monumento erguido para as vítimas da explosão de agosto de 2020 no Porto de Beirute.

Vatican Media Vatican Media


O Pontífice depositou flores, acendeu uma vela e encontrou famílias que carregavam fotos de seus parentes. Muitas ainda aguardam respostas cinco anos após a tragédia. A explosão matou 245 pessoas e feriu milhares, além de devastar parte da capital.

Os silos destruídos continuam no local como “testemunhas silenciosas”. O Papa abraçou familiares, ouviu relatos e ofereceu rosários. A cena tocou o país, marcado pela dor e pela longa espera por justiça.

Assista a esse momento emocionante com familiares de vítimas da explosão em Beirute de 2020:

add_box Explosão em Beirute: Veja vídeos e o que disse o Papa Francisco em 2020

Visita ao Hospital de la Croix

Em Jal ed Dib, Leão XIV conheceu o Hospital de la Croix, administrado pelas Irmãs Franciscanas da Cruz. A instituição cuida diariamente de 800 pessoas com deficiência mental e doenças psiquiátricas. No encontro, o Santo Padre recebeu mais de 70 terços feitos pelos pacientes e falou sobre a dignidade humana.

"Não podemos imaginar uma sociedade que, agarrando-se a falsos mitos de bem-estar, segue a toda a velocidade, ignorando tantas situações de pobreza e fragilidade."

Vatican Media Vatican Media


Ao agradecer às religiosas e aos profissionais da saúde pelo trabalho dedicado, o Papa afirmou que “vós sois como o bom samaritano”. E reforçou: Não podemos esquecer os mais frágeis.”

O Papa também recordou que cada pessoa atendida no hospital está no coração de Deus: "Ele carrega-vos na palma das suas mãos."

add_box  Oração de força e esperança aos doentes

Multidão acompanha a missa pela paz

Mais de 150 mil fiéis participaram da missa presidida por Leão XIV no Beirut Waterfront. Do altar, o Papa pediu ao povo libanês que mantenha viva a esperança, mesmo em meio à crise política e econômica.

Ele recordou as palavras de Jesus em ação de graças e explicou o valor das pequenas luzes que surgem nas noites de sofrimento. Enfatizou a fé das famílias, o serviço das paróquias, religiosos e leigos. “Nós agradecemos ao Senhor porque está conosco e não nos deixa vacilar.”

Na homilia, o apelo do Papa aos libaneses foi claro: “Desarmemos os nossos corações e despertemos no nosso íntimo o sonho de um Líbano unido.”

E concluiu com um clamor: “Líbano, levanta-te! Seja casa de justiça e de fraternidade! Seja profecia de paz para todo o Levante!”

Ao fim da missa, o Patriarca Béchara Boutros Raï destacou que a presença do Papa “ilumina as mentes” e renova a determinação de trabalhar pela paz. Ele lembrou que a missão do povo libanês é construir pontes e fortalecer a comunhão entre cristãos e muçulmanos.

Despedida com forte apelo à paz

No Aeroporto Internacional Rafiq Hariri, Leão XIV fez seu último discurso antes de retornar a Roma. O Pontífice agradeceu pelos dias passados com os libaneses e disse estar feliz por "realizar a vontade do meu amado predecessor, o Papa Francisco, que tanto teria desejado estar aqui".

“Na verdade, ele está conosco, e acompanha-nos na companhia de outras testemunhas do Evangelho que nos esperam no abraço eterno de Deus: somos herdeiros do que eles acreditaram, da fé, da esperança e do amor que os animaram.”

Vatican Media Vatican Media

Reforçou ainda o desejo de fraternidade no Oriente Médio e recordou um ensinamento de São João Paulo II: "o Líbano é mais do que um país; é uma mensagem! Para que assim seja, aprendamos a trabalhar juntos e a ter esperança juntos."

add_box  "Sementes de paz": o apelo do Papa aos cristãos perseguidos

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...