Leia MaisPapa Francisco se despede do Canadá após encontro com povos indígenas Papa escreve mensagem na chegada a QuebecNa volta da viagem do Canadá para o Vaticano, no último sábado (30), o Papa Francisco levantou a possibilidade de renunciar por conta de sua saúde, mas frisou que não vai ser agora.
O Santo Padre disse aos jornalistas que, na sua idade e com suas limitações, precisa pensar na possibilidade de se afastar. Apoiado em uma bengala, o Pontífice foi até o fundo do avião para conversar com os jornalistas durante o retorno de sua viagem apostólica.
“Na minha idade e com essas limitações, tenho que economizar um pouco para poder servir à Igreja. Ou, então, pensar na possibilidade de me afastar”, disse Francisco.
Recentemente, o Santo Padre negou uma possível renúncia para o atual momento, mas, durante o voo papal, fez a declaração mais enfática no sentido de abrir portas para a aposentadoria de um Papa.
“Não é nenhuma catástrofe mudar de Papa”, falou Francisco.
A viagem ao Canadá foi a primeira viagem do Papa após o adiamento de compromissos por conta de seus problemas de saúde. A ida para terras canadenses foi um teste para sua saúde e para suas dores no joelho.
“Vamos ver o que a perna diz”, disse o pontífice.
E completou:
“Acho que tenho que me limitar um pouco com esses esforços. Mas vou tentar viajar e estar perto das pessoas”, disse o Papa sobre sua intenção de visitar ainda a Ucrânia, o Cazaquistão, o Sudão e o Congo.
Em Quebec, durante a última semana, Francisco pediu perdão aos povos indígenas por ações da Igreja durante o século XIX.
O Pontífice ainda condenou as formas de exploração e colonialismo que existem contra os indígenas em vários lugares do planeta.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.