No Angelus deste domingo (09), o Papa Francisco abordou a questão da liberdade, destacando que Jesus era um exemplo de liberdade completa e desvinculada de condicionamentos.
Jesus, segundo o Papa, era livre diante das riquezas, do poder e da busca pela fama e aprovação. Ele exemplificou essa liberdade, mencionando que Jesus deixou sua segurança em Nazaré para viver uma vida pobre e incerta, dedicando-se a ajudar os necessitados sem esperar nada em troca.
“De fato, embora chamasse muitos para segui-lo, nunca forçou ninguém a fazê-lo, nem procurou o apoio dos poderosos, mas sempre se colocou do lado dos últimos, ensinando seus discípulos a fazerem o mesmo”.
O Santo Padre enfatizou que Jesus não impunha sua vontade sobre os outros, mas convidava as pessoas a segui-lo livremente, sempre se colocando ao lado dos mais necessitados. Ele também ressaltou a coragem de Jesus em falar a verdade, mesmo que isso o tornasse impopular, culminando em sua crucificação.
O Papa Francisco exortou os fiéis a refletirem sobre sua própria liberdade:
“Sou uma pessoa livre? Ou me deixo aprisionar pelos mitos do dinheiro, do poder e do sucesso, sacrificando a estes a serenidade e a paz minha e dos outros? Se nos deixamos condicionar pela busca do prazer, do poder, do dinheiro ou do sucesso, nos tornamos escravos dessas coisas”.
Além disso, o Papa recordou o 10º aniversário da Invocação pela Paz no Vaticano, ressaltando a importância da coragem para buscar a paz, e incentivou as negociações em andamento entre as partes conflitantes.
Ele também destacou uma conferência internacional na Jordânia sobre a situação humanitária em Gaza e pediu ajuda urgente para a população exausta pela guerra. Por fim, ele não esqueceu de mencionar o povo ucraniano e os desafios que enfrentam em busca da paz.
Ao final, Francisco saudou diversos grupos presentes na Praça São Pedro, incentivando-os em suas missões e concluindo com um pedido para que sempre possam glorificar a Deus e transmitir a alegria do Evangelho.
Ele concluiu sua mensagem pedindo a intercessão da Virgem Maria para viverem e amarem como Jesus ensinou, na liberdade dos filhos de Deus.
Reveja:
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.