Santo Padre

Papa: “O verdadeiro amigo é exigente, sugere como mudar e o faz sem julgar”

O Pontífice falou aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro durante a tradicional oração Regina Caeli

Escrito por Guilherme Gomes

15 MAI 2023 - 12H10 (Atualizada em 15 MAI 2023 - 12H22)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisPapa Francisco se encontra com o presidente da UcrâniaPapa: “Se nascem poucos filhos, significa que há pouca esperança”O Santo Padre, Papa Francisco, rezou junto aos fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, no último domingo (14), a tradicional oração do Regina Coeli, que substitui a oração do Angelus durante o Tempo Pascal.

O verdadeiro amigo é exigente, sugere como mudar e o faz sem julgar ou infundir desconfiança, disse o Pontífice no seu discurso que precedeu a oração do Regina Coeli.

Ao falar do Espírito Santo, no Evangelho do sexto domingo da Páscoa, o Papa disse que Ele é advogado e consolador, porque é um verdadeiro amigo, fiel, que não esconde nada:

Ou seja, o Espírito Santo não nos deixa sozinhos; Ele está ao nosso lado, como um advogado que ajuda o acusado ficando ao seu lado. E ele nos sugere como nos defendermos diante daqueles que nos acusam", disse Francisco.

E completou:

O Espírito Santo quer estar conosco: não é um hóspede de passagem que vem nos fazer uma visita de cortesia. Ele é um companheiro de vida, uma presença estável, é Espírito e deseja habitar em nosso espírito. Ele é paciente e está conosco mesmo quando caímos. Permanece porque realmente nos ama: não finge que nos ama para depois nos deixar sozinhos nas dificuldades", falou para a multidão reunida na praça.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Francisco
continuou sua fala sobre o aspecto de advogado do Espírito Santo. De acordo com o Papa, Ele nos defende diante de nós mesmos, quando não nos amamos e não nos perdoamos, chegando ao ponto de nos dizermos que somos fracassados e que não servimos para nada.

Diante de tantos questionamentos internos, o Papa questiona: “Como devemos responder? De que maneira?”.

O Pontífice recorda as palavras do Evangelho e, assim, nos permite responder ao diabo acusador não com palavras nossas, mas com as palavras do próprio Senhor:

Se invocarmos o Espírito, aprenderemos a acolher e recordar a realidade mais importante da vida, que nos protege das acusações do mal: somos filhos amados de Deus”, disse.

Na conclusão de suas palavras Francisco pediu que nos perguntemos hoje:

Invocamos o Espírito Santo, rezamos a Ele com frequência? Não nos esqueçamos d’Ele, que está perto de nós, ou melhor, dentro de nós!”, finalizou o Santo Padre.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...