Leia MaisFilme sobre Papa Francisco é lançado e tem protagonista brasileiroRede Mundial de Oração do Papa: reze pelas crianças que sofrem“Força tarefa” utilizada em visita do Papa será usada no 2º turnoO Papa Francisco está no Bahrein desde a última quinta-feira (03). Essa é a 39ª Viagem Apostólica de seu papado e terá duração de quatro dias.
O objetivo da viagem é reforçar o diálogo com o islã e defender a paz. A pauta surge em meio a uma onda de denúncias de Organizações Não Governamentais de que a monarquia do Bahrein desrespeita os direitos humanos.
Francisco, assim que chegou ao Bahrein, após mais de 5 horas de voo, agradeceu ao Rei do Bahrein, Sua Majestade Hamad bin Isa bin Salman Al Khalifa, pelo "amável convite para visitar o Reino do Bahrein", pelo "caloroso e generoso acolhimento" e suas palavras de boas-vindas.
Segundo o Papa, os vários grupos nacionais, étnicos e religiosos que coexistem no Bahrein testemunham que é possível e se deve conviver em nosso mundo, que se tornou uma aldeia global, na qual dando como certa a globalização, ainda é, em muitos aspectos, desconhecido “do espírito da aldeia, formado de "hospitalidade, solicitude pelo outro e fraternidade".
De acordo com Francisco, vemos o crescimento em larga escala da indiferença e mútua suspeita, da extensão de rivalidades e contraposições que se esperavam superadas, de populismos, extremismos e imperialismos que põem em perigo a segurança de todos.
Não obstante o progresso e tantas conquistas civis e científicas, aumenta a distância cultural entre as várias partes do mundo e, às benéficas oportunidades de encontro, antepõem-se perversas atitudes de conflito.
O Pontífice falou do que espera sobre esses dias passados no Bahrein:
"Marcam uma etapa preciosa no percurso de amizade que tem vindo a intensificar-se, nos últimos anos, com vários líderes religiosos islâmicos: um caminho fraterno que, sob o olhar do Céu, quer favorecer a paz na Terra", disse o Pontífice.
Francisco manifestou apreço pelas conferências internacionais e as oportunidades de encontro que este Reino organiza e favorece, centrando-se especialmente na temática do respeito, da tolerância e da liberdade religiosa.
Voltando à 'árvore da vida', o Papa sublinhou que "os vários ramos de diferentes tamanhos que a caracterizam, com o passar do tempo, deram vida a espessas ramagens, fazendo crescer a sua altura e circunferência. Neste país, foi a contribuição de tantas pessoas de diferentes povos que consentiu um notável progresso produtivo".
O logotipo da viagem é formado pelas bandeiras do Reino do Bahrein e da Santa Sé, representadas de forma estilizada como duas mãos abertas para Deus, simbolizando também o compromisso dos povos e nações de se encontrarem num espírito de abertura, sem preconceitos, como "irmãos e irmãs".
O fruto do encontro fraterno é o dom da paz, simbolizado pelo ramo de oliveira representado no centro das "duas mãos".
A escrita "Papa Francisco" é azul para indicar que a Viagem Apostólica é confiada à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora das Arábias, particularmente na catedral do mesmo nome, um presente do Reino do Bahrein à Igreja Católica do país.
O lema da Visita, "Paz na terra aos homens de boa vontade", é inspirado nas palavras cantadas pelos anjos na história do nascimento do Senhor no Evangelho de Lucas.
Esta é a 39ª Viagem do Papa Francisco que já visitou 54 países diferentes nestes quase 10 anos de pontificado. Dentro da Itália, o Papa fez 31 visitas pastorais a 41 cidades ou vilarejos.
Sua última viagem ao exterior foi ao Cazaquistão, de 13 a 15 de setembro deste ano, por ocasião do VII Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais.
.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco
Fonte: Vatican News
Como manter a calma e a mansidão nos dias de hoje?
Comece bem a semana com esta reflexão do A12 sobre a calma e a mansidão
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.