O Vaticano informou nesta terça-feira (6) os horários previstos para a emissão da tradicional fumaça que indica o resultado das votações do Conclave que elegerá o 267º pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana. A Capela Sistina acolherá, a partir desta quarta-feira (7), os 133 cardeais eleitores, reunidos sob sigilo absoluto, para discernir, em oração, quem será o novo sucessor de São Pedro.
De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, os fiéis poderão acompanhar os sinais de fumaça por volta das 12h e 19h (horário de Roma), o que corresponde a 7h e 14h (horário de Brasília). No entanto, caso o novo pontífice seja eleito logo nas primeiras votações da manhã ou da tarde (às 11h30 e 18h30 de Roma, 6h30 e 13h30 no Brasil), a fumaça branca poderá sair nesses horários, sinalizando uma eleição mais rápida.
O Conclave se inicia às 11h30 da manhã (hora de Roma) na quarta-feira, e Bruni reforçou que “não haverá fumaça antes das 19h” (14h no Brasil). A Capela Sistina, adornada com séculos de fé e arte, torna-se neste momento o coração espiritual da Igreja. Ali, sob os olhos do Cristo Juiz, pintado por Michelangelo, os cardeais votam buscando mais do que um nome: a confirmação da vontade de Deus.
Como orienta a constituição apostólica Universi Dominici Gregis, de São João Paulo II, o processo de eleição deve ser “livre de toda pressão externa” e conduzido em espírito de comunhão e oração. O documento base do Conclave moderno pode ser lido aqui, em português.
A Igreja não elege um Papa como se escolhesse um mero chefe de Estado. A eleição acontece sob a moção do Espírito Santo, como ensina o Catecismo da Igreja Católica (§ 882). Quando há impasse após três dias de votação, os cardeais fazem uma pausa para oração.
“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies em teu próprio entendimento” (Provérbios 3,5). Essa exortação bíblica ajuda os fiéis a viverem o Conclave como tempo de fé, esperança e entrega à ação divina.
Nos conclaves mais recentes — que elegeram Bento XVI e Francisco — a decisão foi tomada em apenas dois dias. A expectativa é que esse Conclave também tenha desfecho breve.
Com o Cardeal Giovanni Battista Re fora da eleição por idade avançada, quem preside a assembleia é o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado. Entre os cardeais, a experiência e o senso de unidade devem favorecer um ambiente de discernimento fraterno.
Mesmo distantes fisicamente da Capela Sistina, os fiéis podem se unir espiritualmente ao Conclave. “Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens” (1Tm 2,1). Isso inclui aqueles que estão encarregados da missão de eleger o novo Pastor da Igreja.
Reze com a Igreja e acompanhe a cobertura completa do Conclave 2025 em a12.com/santopadre, com atualizações ao vivo, conteúdo catequético e transmissões especiais.
📺 A Rede Aparecida de Comunicação, através da equipe da TV Aparecida, também está ao vivo de Roma, com uma programação especial. Sintonize, acompanhe e una-se à Igreja em oração pela eleição do novo Papa!
Fonte: G1/ Vatican News
Jogo da memória para crianças com curiosidades católicas
O Portal A12 traz mais uma sugestão de atividade lúdica para pais e catequistas. Baixe gratuitamente o Jogo da Memória sobre curiosidades católicas para as crianças.
A vivência do discernimento eclesial nas comunidades
Saiba o que é o discernimento eclesial e a conversação no Espírito a partir da vivência das dioceses de São João da Boa Vista (SP) e São José dos Campos (SP); e da Arquidiocese de Niterói (RJ),
Diocese de Taubaté sediará Congresso da Pastoral Familiar
A formação refletirá sobre a atualidade pastoral e os novos desafios no mundo atual com base nos documentos Familiaris Consortio e Amoris Laetitia. Veja!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.