Santo Padre

Quando saberemos se o novo Papa foi eleito?

Fiéis poderão ver a fumaça às 12h e 19h de Roma (7h e 14h no Brasil); oração e confiança guiam o processo de escolha do novo pontífice

Escrito por Luciana Gianesini

06 MAI 2025 - 14H00 (Atualizada em 06 MAI 2025 - 15H06)

Reprodução/ YouTube Vatican News

O Vaticano informou nesta terça-feira (6) os horários previstos para a emissão da tradicional fumaça que indica o resultado das votações do Conclave que elegerá o 267º pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana. A Capela Sistina acolherá, a partir desta quarta-feira (7), os 133 cardeais eleitores, reunidos sob sigilo absoluto, para discernir, em oração, quem será o novo sucessor de São Pedro.

De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, os fiéis poderão acompanhar os sinais de fumaça por volta das 12h e 19h (horário de Roma), o que corresponde a 7h e 14h (horário de Brasília). No entanto, caso o novo pontífice seja eleito logo nas primeiras votações da manhã ou da tarde (às 11h30 e 18h30 de Roma, 6h30 e 13h30 no Brasil), a fumaça branca poderá sair nesses horários, sinalizando uma eleição mais rápida.

Fumaça branca: um sinal visível do invisível

O Conclave se inicia às 11h30 da manhã (hora de Roma) na quarta-feira, e Bruni reforçou que “não haverá fumaça antes das 19h” (14h no Brasil). A Capela Sistina, adornada com séculos de fé e arte, torna-se neste momento o coração espiritual da Igreja. Ali, sob os olhos do Cristo Juiz, pintado por Michelangelo, os cardeais votam buscando mais do que um nome: a confirmação da vontade de Deus.

Como orienta a constituição apostólica Universi Dominici Gregis, de São João Paulo II, o processo de eleição deve ser “livre de toda pressão externa” e conduzido em espírito de comunhão e oração. O documento base do Conclave moderno pode ser lido aqui, em português.

Leia MaisVaticano prepara varanda para anúncio do novo Papa“Confia no Senhor” (Pr 3,5)

A Igreja não elege um Papa como se escolhesse um mero chefe de Estado. A eleição acontece sob a moção do Espírito Santo, como ensina o Catecismo da Igreja Católica (§ 882). Quando há impasse após três dias de votação, os cardeais fazem uma pausa para oração.

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies em teu próprio entendimento” (Provérbios 3,5). Essa exortação bíblica ajuda os fiéis a viverem o Conclave como tempo de fé, esperança e entrega à ação divina.

Um tempo de espera, comunhão e esperança

Nos conclaves mais recentes — que elegeram Bento XVI e Francisco — a decisão foi tomada em apenas dois dias. A expectativa é que esse Conclave também tenha desfecho breve.

Com o Cardeal Giovanni Battista Re fora da eleição por idade avançada, quem preside a assembleia é o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado. Entre os cardeais, a experiência e o senso de unidade devem favorecer um ambiente de discernimento fraterno.

Mesmo distantes fisicamente da Capela Sistina, os fiéis podem se unir espiritualmente ao Conclave. “Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens” (1Tm 2,1). Isso inclui aqueles que estão encarregados da missão de eleger o novo Pastor da Igreja.


📡 Acompanhe tudo no A12 e na Rede Aparecida

Reze com a Igreja e acompanhe a cobertura completa do Conclave 2025 em a12.com/santopadre, com atualizações ao vivo, conteúdo catequético e transmissões especiais.

📺 A Rede Aparecida de Comunicação, através da equipe da TV Aparecida, também está ao vivo de Roma, com uma programação especial. Sintonize, acompanhe e una-se à Igreja em oração pela eleição do novo Papa!

Fonte: G1/ Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...