Notícias

Santas Missões Redentoristas: Tempo de Evangelização

As Equipes Missionárias percorrem centros urbanos e zonas rurais, sempre evangelizando, visitando famílias e fortalecendo a fé cristã

Escrito por Ir. Viveiros, C.Ss.R.

19 OUT 2025 - 07H50

Paróquia Santa Luzia

O Evangelho de São Mateus (9,35-36), é uma fonte de inspiração para quem deseja sair para evangelizar, quando diz: “Jesus percorria todas as cidades e povoados ensinando em suas sinagogas pregando a Boa Notícia do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. ”

A sensibilidade para perceber os pobres e abandonados e a compaixão por eles são as fontes que alimentam e sustentam todo dinamismo das missões redentoristas. É sentir o que Jesus sentiu e fazer o que ele fez.

As Equipes Missionárias Itinerantes da Província Nossa Senhora Aparecida têm na Igreja a mesma missão de Jesus: percorrer cidades, povoados, campos anunciando a Boa Nova do Reino de Deus.

Como enviou os discípulos, Jesus continua nos dizendo: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade”. (Mc 16,15).

Equipe Missionária Equipe Missionária Equipe Missionária de São João da Boa Vista (SP), durante Missão em Olímpia

Atualmente há quatro equipes missionárias na província, uma em Araraquara (SP), outra em São João da Boa Vista (SP), uma terceira em Salvador (BA) e a quarta residindo na cidade de Monjolos (MG), num total de 15 missionários liberados para os trabalhos das missões.

Através do anúncio explícito da palavra de Deus, da celebração dos sacramentos, visitas às famílias, orientações, as missões redentoristas propõe a conversão pessoal e comunitária, a renovação da fé, a participação na comunidade, um processo de adesão consciente à pessoa de Jesus Cristo a partir da vivência do batismo.

.:: Entenda a metodologia das Missões ::.

Para se atingir tais objetivos, as missões redentoristas acontecem em quatro etapas distintas, ou seja, missão da visitação, missão nas famílias, missão nas comunidades e missão permanente ou da perseverança.

Conhecer a realidade a ser evangelizada é uma necessidade. Por isso, na primeira fase, com a visita para todas as famílias, se faz um levantamento sociorreligioso.

Reprodução/ TV Aparecida Reprodução/ TV Aparecida Momento de visitação às famílias em Ervália (MG)

A partir dos dados levantados, toda a paróquia é dividida em pequenos setores de vinte a trinta famílias. Esse trabalho é realizado por uma Irmã Missionária e leigos da própria comunidade.

Na segunda fase, levando um pequeno andor com a Imagem de Nossa Senhora e seguindo um subsídio chamado “Missão nas Famílias”, as pessoas vão se encontrando, refletindo a Palavra, rezando o santo terço e mutuamente vão sendo evangelizadas.

Esta fase é a mais rica em histórias. As famílias se conhecem, se integram e se misturam. Acontecem revelações maravilhosas. Dons e dificuldades são partilhados. Tanto a primeira quanto a segunda etapa, tem a duração de um mês, aproximadamente.

.:: Atualidade e importância das Santas Missões ::.

Na Terceira fase, acontece um mutirão de evangelização. Chegam os missionários, padres e irmãos, começam as celebrações em todas as comunidades da paróquia. Encontros com diversos grupos: Famílias, homens, mulheres, crianças, jovens, doentes e idosos, atendimento das confissões, procissões; ninguém fica de fora.

Para cada celebração ou encontro, uma mensagem missionária. A paróquia torna-se uma Igreja ativa, participativa, missionária e sinodal, em constante estado de missão.

A Quarta fase, Missão da Perseverança, não tem tempo para terminar. O pároco, os coordenadores e auxiliares dos setores missionários e toda a liderança da paróquia tem o compromisso de manter viva a fé do povo.

Paróquia Santa Luzia Paróquia Santa Luzia Equipe missionária em Pracinha (SP)

Seguindo o livro: “Perseverando na Missão”, os Setores Missionários continuam se reunindo a cada quinze dias nas casas para rezar e refletir juntas.

Motivadas pela Palavra e conscientes dos deveres cristãos, cada membro do setor se torna missionário(a) e responsável pela caminhada da comunidade.

Com tantos pedidos de missão, párocos e comunidades solicitando a presença dos missionários, das irmãs missionárias, para animar e renovar a fé de seus fiéis e muitas vezes não sendo atendidos a tempo por falta de missionários, chegamos à mesma conclusão de Jesus: “A Messe é grande e os operários são poucos”.

Diante dessa realidade, é preciso colocar em prática o pedido de Jesus: “Peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita” (Mt 9,38). 

.:: Saiba como solicitar as Santas Missões Redentoristas ::. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Viveiros, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...