Por Pe. Denis Francisco, C.Ss.R Em Notícias Atualizada em 20 NOV 2019 - 14H24

Equipe Missionária de Tietê encerra atividades após 46 anos

Ao celebrar os 46 anos de existência, a Equipe Missionária Tietê, sediada na casa do Noviciado e Igreja Santa Terezinha, encerra brilhantemente sua missão. A celebração de término das atividades ocorreu nesta terça, 19 de novembro, na presença de vários missionários da comunidade e dos que eram pertencentes à última equipe. Presidiu a missa o Superior Provincial, padre Marlos Aurélio da Silva. 

Com grande louvor ao Santíssimo Redentor, queremos relembrar essa trajetória usando as palavras do padre Rubem Leme Galvão – que esteve presente nesta celebração como testemunha do fato e de como surgiu esta mencionada equipe.

"A história remete a uma outra comunidade redentorista". Segundo o padre Galvão, "por volta dos anos 60 e 70, nós redentoristas na cidade de Araraquara tínhamos um grande Convento na avenida José Bonifácio e um terreno na avenida Osório – onde hoje está o novo convento – do lado oposto da Igreja Santa Cruz. A posse deste terreno vazio no centro se mostrou contratestemunho e impróprio. Surgiram então duas soluções: reformar o prédio velho e vender o terreno ou vender o Convento e construir um novo no terreno baldio".

Reprodução.
Reprodução.
Igreja Santa Teresinha onde equipe missionária estava instalada.


Enquanto se discutia uma solução, no Capítulo Provincial 
apareceu uma terceira solução: vender o Convento e o terreno e, deixar Araraquara, para construir um novo Convento em outra região. A proposta acirradamente discutida não vingou! Finalmente, segundo o padre Galvão, venceu a proposta de vender o Convento e construir o novo onde permanece até hoje.

Em 1972 a comunidade viu a necessidade de se mudar para uma casa temporariamente, de acordo com o relato do experiente missionário. “Como não podia deixar simplesmente tudo, inclusive a igreja, ficou decidido que dois padres e um irmão ficariam para continuar a nossa presença na cidade. E a equipe missionária? Como na ocasião, eu era responsável pela Comunidade, procurei uma casa que servisse temporariamente de convento para os missionários. Como não tinha nenhuma casa, o Governo Provincial transferiu a Equipe para o Seminário Santa Terezinha, aqui em Tietê", conta o padre Galvão. 

Os padres Ivo Montanhese e Vicente Andrade, e mais o irmão Osmar Lúcio, improvisaram um convento nos fundos do salão de Araraquara e os outros confrades transportaram os “trens” para Tietê. Padre Galvão lembra, nesta história, que o padre Olívio Copetti conseguiu um caminhão de um senhor de Tietê, seu amigo conhecido como 'Gaúcho', para transportar a mudança. "Então, sendo que estavam vindo para a nossa própria casa, trouxeram apenas o que era de uso pessoal: aparelhagem e tudo mais que se usavam nas missões".

Padre Galvão diz que foram evidentemente muito bem acolhidos pela comunidade de Tietê e, por isso, foi mais fácil se acomodar na nova residência, onde a dona da casa é padroeira das Santas Missões: Santa Teresinha do Menino Jesus.

"Eis, então, uma parte definitiva desta história", acrescenta padre Galvão. “Quando a nova casa ou convento ficou pronta em Araraquara, o Governo Provincial decidiu o seguinte: se os missionários que estavam em Tietê optassem por voltar para Araraquara, podiam fazer fazê-lo livremente. Os outros continuariam em Tietê formando uma definitiva terceira equipe Missionária. Isso correspondia à opinião de todos de que, a presença dessa equipe, só poderia ser um estímulo vocacional para os jovens aspirantes à vida de Missionários Redentoristas. Desde então, a equipe que passou por muitas alterações quanto a seus membros, continua gozando da estima do povo e daí saindo para suas jornadas missionárias por este Brasil da Mãe Aparecida”.

A casa passou de Seminário Maior (Filosofia e Teologia) para o Seminário Menor e, depois, para o Noviciado da Província de São Paulo, e hoje já é Seminário Interprovincial, acolhendo noviços das várias unidades do Brasil e do exterior. Em todos estes anos, quantos estudantes contemplaram a saída e a chegada dos confrades missionários!

"Agora, como coordenador desta equipe missionária que se encerra, quero em nome dos últimos membros: padre Galvão, padre Roberto Pessanha, irmão Ernesto e frater Robson, agradecer aos notários confrades presentes, sobretudo ao padre Marlos, nosso superior provincial e seus conselheiros, pelo trabalho realizado no quadriênio deste governo, que depositou toda confiança em nós para o ensejo do encerramento desta humilde equipe", destacou.

A última missão pregada por esta equipe tinha que ser numa cidade circunvizinha: São Miguel Arcanjo. "Que ele seja sempre o nosso guia nas ciladas imprevisíveis que podem ocorrer em nossas lidas missionárias. Queremos ainda, agradecer louvavelmente o carinho que o povo tieteense tem por nós redentoristas, um tesouro conquistado e plantado que faz com que jamais nos distanciemos desta cidade. Quiçá, um dia, alguém de nós volte a morar por estas terras". 

Arquivo da Basílica
Arquivo da Basílica
Basílica São Miguel Arcanjo acolhe missionários da equipe missionária.


Nova Equipe Missionária em Curvelo (MG)

A missão continua. Uma nova equipe missionária surge em solo mineiro, na cidade de Curvelo, e será sediada nas dependências do Convento do Santuário de São Geraldo Majella. Esperamos visitas neste santuário e já fazemos pedido de orações. Rezem pelos missionários!

A primeira missão desta nova equipe em 2020 será na cidade de Lamim, da Arquidiocese de Mariana. Nosso muito obrigado e até a próxima! 


Escrito por
Padre Denis Francisco membro do Conselho Missionário responsável pelo encontro. (credito Elisangela Cavalheiro) (Arquivo.)
Pe. Denis Francisco, C.Ss.R

Missionário Redentorista, formado em Filosofia (PUC Campinas) e em Teologia pelo ITESP. Atua como membro da Equipe Missionária, dedicada à pregação das Santas Missões. Integra o programa ‘Nossa Missão’, da Rádio Aparecida.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...