Por Redação A12 Em Redentoristas

Curvelo (MG) reedita a inabalável fé do povo brasileiro com a Oitava de São Geraldo

Celebrações com centenas de fiéis marcaram os primeiros dias da Oitava de São Geraldo, confirmando a fé do povo brasileiro no Santo Redentorista, especialmente na cidade de Curvelo em Minas Gerais. A Oitava acontece desde o último dia 30 de agosto e segue até domingo, 7 de setembro. Neste ano, tem como tema “O Redentor te chama pelo nome”, o mesmo do Ano Vocacional Redentorista.

Basílica de São Geraldo de Curvelo recebe milhares de fiéis durante Oitava de São Geraldo neste mês

A Basílica de São Geraldo

A cada ano cresce o número de romeiros em visita à “Princesa Graciosa do Sertão” de Minas Gerais, manifestando seu fervor diante da imagem do padroeiro na Basílica de São Geraldo, na praça da igreja e na Sala dos Milagres, onde os peregrinos rendem graças, fazem súplicas e promessas e pedem sua intercessão diante de Deus, renovando a devoção a um Santo tão humilde quanto aqueles que o abraçaram em seus corações. No ano passado, cerca de 70 mil fiéis estiveram em Curvelo.

 

"Curvelo abriga a Basílica de São Geraldo, reconhecida internacionalmente por ser a única no mundo exclusivamente a ele dedicada". 

Padre Tiago, fundador da primeira comunidade Redentorista na cidade, começou a Novena de São Geraldo, e Padre Bernardo Willems, reitor da Basílica de 1916 a 1921, transformou-a em Oitava, a partir de 13 de outubro de 1917. Desde então, o evento carrega o dom de atrair cada vez mais milhares e milhares de devotos de quase todo o Brasil. O primeiro pregador da Oitava foi o Padre Afonso Mathysen, grande missionário durante 30 anos no interior e nas grandes cidades, ao mesmo escrevendo artigos e poesias na imprensa católica da Holanda.

Curvelo abriga a Basílica de São Geraldo, reconhecida internacionalmente por ser a única no mundo exclusivamente a ele dedicada. Durante a Oitava, os romeiros, além de assistirem as missas na Basílica e na praça da igreja, poderão visitar a Sala dos Milagres e também ver uma exposição sobre a vida e obra do Santo. Em cada celebração, com o mesmo olhar de devoção na face, a revelar o que vai pela alma de cada um.

São Geraldo, o Santo Redentorista 

São Geraldo é um Santo Redentorista, Irmão leigo da Congregação do Santíssimo Redentor. Dentre tantos santos, é considerado um dos mais populares da nossa Igreja - sobretudo na sua cidade natal, Materdomini, na Itália, onde estão seus restos mortais, no Brasil e de maneira expressiva em Curvelo. Tudo isso se deve aos inúmeros milagres atribuídos à sua pessoa.

Expressivamente em Curvelo, porque quando missionário, os Redentoristas holandeses se instalaram na cidade em 1906 e trouxeram a devoção a São Geraldo, que se espalhou pelas redondezas e daí se estendeu para todos os cantos do Brasil. Tem uma importância muito grande no coração do povo curvelano, no coração de seus devotos e romeiros, justamente por ser um Santo popular e que atende aos pedidos daqueles que a ele recorrem.

Filho da modesta e pobre família do alfaiate Majela, Geraldo nasceu no dia 23 de abril de 1725, na pequena Muro Lucano, no sul da Itália. Tornou-se Irmão Leigo Redentorista em 16 de julho de 1752 e faleceu em Caposele, na Itália, em 16 de outubro de 1755. É o Protetor das Mães e das Crianças.

Programação da Oitava 2014 - dia da festa

Dia 07 de setembro - Domingo

Logo após a Missa das 15h - Solene Procissão com a imagem de São Geraldo.

15h – Missa de Encerramento da Oitava de São Geraldo – com transmissão das TVs Aparecida e Horizonte. 

Conheça a Basílica de São Geraldo. 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.