Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

O que acontece depois da solicitação de uma Missão Redentorista

Todos os anos, as Equipes Missionárias da Província Redentorista de São Paulo (localizadas em São João da Boa Vista, Tietê e Araraquara) recebem muitas solicitações pedindo a pregação das Santas Missões em paróquias e cidades, sobretudo dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Nestes últimos anos, nossa área de atuação vem se estendendo também para os estados do Rio de Janeiro, Goiás e outros.

Arquivo.
Arquivo.


LISTA DE ESPERA 

Quando um determinado pároco solicita a pregação das Santas Missões em sua paróquia, seu pedido entra para uma lista de espera, uma vez que não conseguimos evangelizar de imediato todas as cidades e paróquias que nos solicitam, já na ocasião ou no ano do pedido. Hoje temos solicitação de missões para mais alguns anos de trabalho porque, em geral, uma missão pregada em uma determinada região, provoca também outros pedidos para a mesma região. É por isso que algumas regiões dos estados de nossa área de atuação recebem as Santas Missões com mais frequência. De uma forma até jocosa podemos dizer: “Missionário é uma das poucas categorias humanas que não corre o risco do desemprego, pois como disse Jesus, A Messe é Grande”.

PRÉ-SELEÇÃO 

Todos os anos faz-se uma pré-seleção de cidades ou paróquias a serem evangelizadas no ano seguinte, seguindo o critério da antecedência, pelo ano do pedido, mas podendo seguir outros critérios como a urgência pastoral do pedido em vista de nossos primeiros destinatários, como nos pede Santo Afonso. 

VISITA NO TERRITÓRIO 

Depois da seleção, as cidades e paróquias são visitadas por uma equipe composta por ao menos dois missionários. Depois destas visitas é que se faz então a seleção definitiva das missões para o ano seguinte, levando-se em consideração a realidade social, econômica e religiosa da paróquia ou da cidade e o compromisso do pároco em ser o “animador de suas comunidades”.

MISSÕES EM CIDADES 

É comum que em cidades onde existam mais de uma paróquia, os párocos se unam e façam o pedido para toda a cidade, pois desta forma os benefícios pastorais da missão chegam a todos. Pedidos de missão feitos pelo bispo diocesano precisam ser confirmados pelo pároco ou responsável por cada paróquia.

:: Espiritualidade da visitação na missão redentorista

:: A Missão da Visitação 

ENCONTRO DE PÁROCOS

Nesta visita dos missionários já se faz o convite ao pároco e seus colaboradores mais diretos, para que participem de um encontro realizado em Aparecida, quase sempre no segundo semestre.

Este encontro tem a finalidade de criar uma primeira aproximação entre o pároco com os Missionários Redentoristas e as Irmãs Missionárias, especialmente com aquele missionário que ficou designado para ser o coordenador da missão em sua paróquia. Cada pároco pode trazer alguns leigos ou religiosos que farão depois a multiplicação das informações recebidas na paróquia, junto às demais lideranças e comunidades. 

:: Saiba mais sobre a metodologia das Santas Missões

Muitos párocos - e isto é uma insistência dos Missionários Redentoristas - já iniciam em suas paróquias, a partir desta reunião, uma Campanha de Oração, de mobilização e até mesmo de arrecadação de fundos para custear as possíveis despesas com as Santas Missões. 

Para fazer um pedido de missão - clique aqui


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...