Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Editora Santuário: fé e devoção no coração do Brasil há 125 anos

Da tipografia ao parque gráfico moderno, a Editora Santuário celebra 125 anos de história, inovação e compromisso com a evangelização no Brasil

Escrito por Pe. Edvaldo M. Araújo, C.Ss.R.

10 NOV 2025 - 07H00 (Atualizada em 10 NOV 2025 - 11H41)

Fábio Prestes

No dia 10 de novembro a Editora e gráfica Santuário completam 125 anos. A Editora Santuário tem como missão “Produzir, editar, imprimir e difundir conteúdos que contribuam para a evangelização e para o desenvolvimento humano de cada pessoa.”

Para concretizar essa missão, tem como objetivo: “Editar e produzir livros que contribuam para o desenvolvimento humano e cristão, uma espiritualidade e uma devoção esclarecida, o aperfeiçoamento pastoral e a reflexão teológica, sobretudo no campo da Moral, Mariologia e Teologia Pastoral, com a possibilidade de criar alternativas editoriais que apresentem uma contribuição à Sociedade e à Igreja. Assumindo a complexidade que a realidade impõe à ação evangelizadora da Igreja no Brasil.”

Fatos marcantes de nossa história

Jornal Santuário de Aparecida. Apenas 6 anos após sua chegada, os alemães ousavam publicar um jornal, quando menos de 10% da população do Brasil era alfabetizada

Fábio Prestes Fábio Prestes 1ª edição do Jornal Santuário

O Padre Gebardo Wiggermann acreditava que era necessário o Santuário de Aparecida ter um meio de comunicação próprio, um jornal, a fim de propagar a devoção a Nossa SenhoraO primeiro responsável pelo Jornal Santuário de Aparecida foi o padre Antônio Kammerer. Atualmente, o Jornal Santuário está sob a responsabilidade do Santuário Nacional e sendo distribuído gratuitamente aos romeiros na cidade de Aparecida.

Manual do Devoto. Em 1904, por iniciativa do padre Gebardo, foi lançado o Manual do Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o qual trazia a história da devoção à Mãe, as orações, as preces, as invocações e os cantos destinados aos romeiros e devotos. O Manual rapidamente se tornou muito popular. Hoje, possui mais de 80 edições, com mais de 700 mil exemplares vendidos.

Almanaque – Ecos Marianos. Em 1927, nasceu o Almanaque de Nossa Senhora Aparecida, hoje, conhecido como Almanaque de Aparecida, Ecos Marianos. Esse era um suplemento anual do Jornal Santuário, que tratava de uma variedade de assuntos, sempre destacando o que acontecia em Aparecida; consolidou-se como um dos Almanaques mais conhecidos do Brasil, chegou a ter edições com mais de 60 mil exemplares, e continua a ser publicado até os dias de hoje.

Criação do subsídio litúrgico Deus Conosco. Em 1970, como fruto das novas orientações do Concílio Vaticano II, surge o Folheto Litúrgico Deus Conosco. O mais antigo subsídio litúrgico no Brasil, com a finalidade de facilitar a participação do povo na celebração litúrgica. Essa iniciativa de elaborar um subsídio, com todo o rito da missa, que pudesse ser usado nas celebrações dominicais do Santuário de Aparecida, envolveu diretamente os Missionários Redentoristas: Pe. Ângelo Licatti, Pe. Francisco Vieira, Pe. Flávio Cavalca de Castro e o Padre Carlos Augusto Winfried. No dia 5 de setembro de 1970, saiu sua primeira edição. A aceitação do folheto foi imediata. O Folheto acabou gerando o interesse de paróquias e Dioceses em adotá-lo como subsídio litúrgico. Em 1976, na mesma linha do folheto, foi elaborado o Deus Conosco Culto Comunitário, voltado para a celebração da Palavra, realizada por ministros leigos. O Deus Conosco marcou a história, porque foi o primeiro subsídio litúrgico a ter todo o rito da liturgia. A estrutura organizacional do Deus Conosco foi inovadora e acabou depois por servir de base para outras editoras que também lançaram seus subsídios litúrgicos.

Fé e Vida. A Editora Santuário e a equipe missionária sempre trabalharam juntas na produção de subsídios para as missões redentoristas, um grande exemplo é o livreto Fé e Vida, lançado em 1975. O livreto Fé e Vida está na 113ª edição, com 3.200.000 cópias vendidas.

Criação da Vale Livros. A Vale Livros é um capítulo importante na história da Editora Santuário na década de 1990. Ela nasceu com a proposta de se criar um selo específico para publicações não religiosas e voltadas para o público infantojuvenil. O selo Vale Livros recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti, o qual ganhou duas vezes. Por diversas questões, esse projeto acabou sendo descontinuado no final dos anos 1990.

Novena e festa da Padroeira. Em julho de 1999, Pe. Ferdinando Mancilio, então membro da Comissão de Pastoral do Santuário Nacional, propôs que se fizesse um livreto para a novena da Padroeira. O Padre Carlos Arthur, membro do Conselho e reitor do Santuário na época, encampou a ideia e juntos prepararam o texto para a novena da Padroeira; foram impressos mais de 140 mil exemplares. Hoje, o texto da novena é de autoria dos Missionários Redentoristas, com a coordenação do atual Reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo.

Livreto Deus Conosco dia a dia. A partir da experiência diária da Missa de Aparecida, a diretoria da Editora, encabeçada pelo Pe. João Batista de Almeida, propôs a criação de um subsídio próprio. Buscaram-se parcerias com outras editoras católicas, que apoiaram o projeto. Assim, em meados de 2002, nasceu a liturgia diária Deus Conosco dia a dia, que rapidamente ganhou a aceitação do povo. Com o passar dos anos, esse livreto tornou-se o carro-chefe da Editora. Após a elaboração desse subsídio, novas propostas surgiram: Deus Conosco Reflexões e Sugestões Litúrgicas; Ano Litúrgico; livreto de Celebração da Palavra; Deus Conosco Celebrações da Semana Santa; Deus Conosco Meditação; e Diário Bíblico Deus Conosco. Esses formam hoje a Família Deus Conosco.

Editora Ideias e Letras. Nos anos 2000, novamente, passou a circular a ideia da criação de um selo editorial que pudesse contemplar obras de filosofia, sociologia, psicologia, direito, antropologia, administração, conhecimentos gerais, entre outras áreas de humanas. No dia 27 de novembro de 2003, foi criada a Editora Ideias e Letras. Atualmente, a Ideias e Letras tem sua sede em São Paulo, com uma estrutura própria. Desde sua fundação, a Ideias e Letras procura despertar o senso crítico de seus leitores, oferecendo obras que contribuem para seu aperfeiçoamento humano, intelectual e cultural.

A Bíblia de Aparecida. Na década de 1980, a Editora Santuário, em parceria com os Missionários Capuchinhos portugueses, lançou uma versão do Novo Testamento.

Editora Santuário Editora Santuário 1ª edição da Bíblia de Aparecida

Em 1982, lançou também a Bíblia Sagrada, em uma coprodução com a Editora Vozes. A missão de fazer uma tradução própria dos textos sagrados, bem ao espírito Redentorista e da Editora, ficou sob a responsabilidade do Pe. José Raimundo Vidigal, biblista exegeta. Em 1989, foi lançado o Novo Testamento com a tradução feita por ele. No dia 1 de setembro de 2006, foi lançada oficialmente, no Santuário Nacional, a Bíblia de Aparecida. Nesses 19 anos, a Bíblia de Aparecida ganhou diversas versões e diversos formatos, tornou-se uma das obras mais importantes do catálogo da Editora Santuário.

.:: Bíblia Online - Editora Santuário ::.

Lançamento do E-book. Outra inovação do mundo digital, no qual a Editora se inseriu a partir de 2010, com o lançamento do livro “Glórias de Maria”, foram os livros no formato e-book. Desde então, vários outros livros foram publicados nesse formato.

Ação Missionária Deus Conosco. A Ação Missionária Deus Conosco é uma proposta especialmente voltada para as dioceses, paróquias e comunidades que utilizam os produtos da Família Deus Conosco (folhetos, livretos etc.). A proposta é ajudá-las com conteúdo de formação nas áreas de liturgia, catequese, bíblia e pastoral etc. Ela nasceu no final do ano de 2016 e, desde então, já aconteceu em 70 localidades, nas regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul. A Ação Missionária Deus Conosco, realizada pelos Missionários Redentoristas que trabalham na Editora e Gráfica Santuário, vai ao encontro do espírito missionário da Editora Santuário e da Congregação Redentorista, pois ajuda as dioceses, paróquias e comunidades no que elas estão precisando.

Gráfica

A história da nossa gráfica inicia-se com uma pequena e acanhada tipografia, na rua Calçada (hoje, Rua Monte Carmelo). Em 1902, a pequena tipografia foi transferida para a praça próxima à Basílica Histórica. Na década de 1920, veio o grande desenvolvimento com a compra de novos maquinários, vindos da Alemanha, e a construção de um novo prédio, para abrigar o parque gráfico, situado na rua Oliveira Braga.

Comissão para Patrimônio Histórico - C.Ss.R. Comissão para Patrimônio Histórico - C.Ss.R. Impressora alemã adquirida em 1929


Em 1974, aconteceu a inauguração do novo parque gráfico, atual sede da Editora e Gráfica Santuário. As antigas máquinas foram substituídas pelas modernas máquinas de impressão em offset, a primeira na região a trabalhar com esse sistema de impressão. Em 1996, aconteceu a
renovação do parque GráficoCom o avanço das novas tecnologias de impressão, foram necessárias uma nova atualização e uma ampliação do parque gráfico da Editora e Gráfica Santuário. Foram adquiridos computadores, equipamentos de informática, novas máquinas de impressão e de acabamento. Atualmente, além de imprimir livros para as Editoras Santuário e Ideias e Letras, nossa gráfica presta serviços para importantes editoras do Brasil. Com um dos maiores parques gráficos do país, nossos equipamentos oferecem o que há de mais moderno e tecnológico em serviços de impressão e acabamento. A gráfica é muito bem conceituada no mercado.

Fábio Prestes Fábio Prestes Atual parque gráfico da Editora Santuário

Livrarias

Paralelamente à antiga redação do Jornal Santuário, funcionava uma pequena lojinha que, além do jornal, vendia também livros, santinhos, estampas etc. Com o tempo, essa lojinha, situada ao lado da Basílica Velha, foi se expandindo e deu origem à atual Livraria Santuário. Esta foi a primeira livraria. Depois surgiram outras, formando a atual rede de Livrarias Santuário, com 7 lojas em Aparecida, que é tradicionalmente o lugar onde os romeiros compram bíblias, livros e lembrancinhas da romaria. Em outubro de 2025, as duas livrarias do Regional da Bahia foram incorporadas ao grupo da Editora Santuário.

A Editora Santuário está inserida na rede de comunicação e evangelização na Província Nossa Senhora Aparecida, integrando o grande projeto evangelizador e de promoção da dignidade humana que os redentoristas, como fiéis discípulos de Santo Afonso, propõem-se a realizar.  

Confira o vídeo que preparamos para essa ocasião especial:


Fonte: Texto escrito originalmente para a revista "Focus Provincialis"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Edvaldo M. Araújo, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...