Notícias

288 anos de fundação da Congregação do Santíssimo Redentor

Escrito por Redentoristas

09 NOV 2020 - 12H08 (Atualizada em 11 NOV 2020 - 07H53)

Em 9 de novembro de 1732, em sua amada Scala, Santo Afonso de Ligório fundou a Congregação do Santíssimo Redentor para seguir o exemplo de nosso Salvador Jesus Cristo anunciando a Boa Nova aos pobres. Ele tinha 36 anos. Sua vida passou a ser de missão e serviço aos mais abandonados. O Papa Bento XIV aprovou a Congregação em 25 de fevereiro de 1749.

Afonso, com os seus companheiros, entre os quais se destacou São Geraldo Majella, esforçou-se por vir em socorro das necessidades espirituais, naquela época, dos pobres das fronteiras. A estes ele procurou ajudar, especialmente por meio de missões, exercícios espirituais e renovações, à maneira de São Paulo (Atos 15,36). É como as origens da Congregação são descritas no prefácio histórico das Constituições e Estatutos dos Redentoristas.

Os Missionários Redentoristas continuam o carisma de Santo Afonso na Igreja e na sociedade. “Fortes na fé, exultantes na esperança, ardentes na caridade, ardentes no zelo, na humildade de coração e perseverantes na oração, os Redentoristas como homens apostólicos e verdadeiros discípulos de Santo Afonso seguem a Cristo Redentor com o coração cheio de alegria; negando-se a si mesmos e sempre dispostos a assumir o que é exigente e desafiador, eles compartilham o mistério de Cristo e o anunciam na simplicidade evangélica de vida e de linguagem, para que possam levar ao povo a abundante redenção” (cf. Constituições Redentoristas, nº 20).

Os Redentoristas vivem em comunidades missionárias, acolhedores e orantes, como Maria de Nazaré. Por meio de missões, retiros, ministério paroquial, apostolados ecumênicos, ministério da reconciliação e ensino da Teologia Moral, eles proclamam o amor de Deus nosso Pai que em Jesus “habitou entre nós” para se tornar profunda misericórdia e Palavra de vida que nutre o coração humano e dá sentido à vida para vivê-la plenamente na liberdade e na solidariedade com os outros. Como Afonso, os Redentoristas fazem uma opção óbvia pelos pobres, afirmando sua dignidade e grandeza diante de Deus e crendo que a Boa Nova de Nosso Senhor se destina de maneira especial a eles.

Números da Congregação

A12.
A12.


Atualmente, existem mais de 5.000 Redentoristas, 64 bispos, mais de 3600 padres e cerca de 330 irmãos.

Eles trabalham em 82 países nos 5 continentes, ajudados por muitos homens e mulheres que colaboram em sua missão e formam a Família Redentorista.

Além de Santo Afonso de Ligório, três outros Redentoristas foram canonizados: São Geraldo Majella, São Clemente Hofbauer e São João Neumann.

Quinze Redentoristas foram beatificados: Januário Sarnelli, Pedro Donders, Gaspar Stanggassinger, Francisco Xavier Seelos, Domingos Metodio Trcka, Basílio Velychkovskyi, Zenóbio Kovalyk, Nicolau Charnetskyi, Ivan Ziatyk, Pedro Romero, Miguel Goni, Ciriaco Olarte, Victoriano Calvo, Julián Pozo e Javier Gorosterratzu.

A Congregação do Vaticano reconheceu ainda vários confrades como servos de Deus na perspectiva de uma possível beatificação no futuro.

Em nossa devoção mariana, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o ícone missionário da congregação. 

Desde 2014, o aniversário de fundação é celebrado junto do Dia da Vocação Missionária Redentorista, celebrado sempre no domingo próximo do aniversário. Padre Michael Brehl, C.Ss.R., Superior Geral, escreveu uma mensagem para essas duas ocasiões. 

:: Superior Geral convida Redentoristas a celebrar a vocação com esperança


Fonte: CSSR News.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...