Notícias

32ª Romaria das Santas Missões: Comunhão, participação e missão

Celebração destacou a importância da “Igreja em Saída”, sonhada e deseja pelo Papa Francisco

Escrito por Mário Pereira

19 NOV 2022 - 11H56 (Atualizada em 19 NOV 2022 - 12H29)

Mário Pereira/ A12

O Santuário Nacional de Aparecida celebrou neste sábado (19/11), a 32ª Romaria das Missões Redentoristas. As paróquias que receberam as Santas Missões foram representadas na Casa da Mãe, por sacerdotes e paroquianos das comunidades, bem como os milhares de fiéis que se fizeram presentes em grande número na Santa Missa.Leia Mais“Quais músicas são cantadas durante uma Missão Redentorista?”Existe uma mensagem especial para cada grupo durante as Santas Missões? Como o povo acolhe as Missões Redentoristas?

A reflexão neste ano foi sobre o tema “Missões Redentorisas: Comunhão, participação e missão” e o lema “Ide! Eu vos envio”. Ambos estão em sintonia com o Sínodo, convocado pelo Papa Francisco, para refletir sobre a “Igreja em Saída”, em estado permanente de missão, como faz a Congregação do Santíssimo Redentor há mais de 100 anos em terras brasileiras.

O Pe. Pedro (JarosŁaw) Gruzdz, C.Ss.R, presidiu a celebração, que contou ainda com a concelebração de religiosos das Santas Missões e com sacerdotes de paróquias que já acolheram o grupo missionário.

Mário Pereira/ A12
Mário Pereira/ A12
O Pe. Pedro (JarosŁaw) Gruzdz, C.Ss.R, presidiu a celebração


Na homilia, o Pe. Luiz Almir, C.Ss.R, que integra as Santas Missões, destacou o tema da 32ª Romaria das Missões Redentoristas e o momento sinodal em que vivemos, proposto pelo Papa Francisco:

“Caminhar juntos para nós cristãos, para nós que acreditamos em Jesus Cristo. Mais do que uma exigência evangélica, é uma maneira de compartilhar os nossos passos com o Deus que existe em nosso existir. Alicerçado no Concílio Vaticano II, o Papa Francisco convoca todos os cristãos a caminharem unidos na fé. O Papa deseja que a Igreja de Cristo não se deixe dominar pelo comodismo e seja uma ‘Igreja em Saída’

O Missionário Redentorista reforçou a importância de uma Igreja desprovida de ostentações e que caminha com o povo:

“Uma Igreja fechada em seus muros e em suas doutrinas é contra a pedagogia de Jesus Cristo, que caminhava ao encontro das pessoas. A Igreja em Saída, sonhada e pensada pelo Papa Francisco, é uma igreja que, desprovida de ostentações, possa caminhar com o povo de Deus. Esta Igreja que caminha com os seus fiéis corresponde aos apelos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que no Santo Evangelho convoca e envia 72 discípulos com a missão de levar a paz e anunciar que o Reino de Deus está próximo”.

Mário Pereira/ A12
Mário Pereira/ A12
Em sua homilia, o Pe. Luiz Almir, C.Ss.R, destacou o momento sinodal em que vivemos


Por fim, o Pe. Luiz Almir relembrou os santos mártires celebrados neste dia 19 de novembro: São Roque González, Santo Afonso Rodriguez e São João del Castillo.

“Estes três padres jesuítas dedicaram suas vidas em defesa dos povos indígenas, que em terras brasileiras eram explorados e escravizados. Por defenderem os menos favorecidos, estes missionários foram perseguidos, foram martirizados, por aqueles que, em busca do poder, matavam e escravizavam (...) A vida e o testemunho destes três Santos Mártires nos impulsionam a anunciar Jesus Cristo. Todavia, a missão de anunciar Jesus Cristo em nossa atual conjuntura é desafiadora. Porém, não estamos sozinhos. Ela, a Senhora de Aparecida, está ao nosso lado. Ela caminha conosco e com a Mãe Aparecida queremos anunciar Jesus Cristo, para que juntos possamos crescer e viver em comunidade”.

Confira a celebração completa da 32ª Romaria das Missões Redentoristas:

.:: “Quais músicas são cantadas durante uma Missão Redentorista?” ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.