Notícias

8 ações para promover as vocações na catequese

Promova entre os seus catequizandos projetos que falem sobre o que significa uma vocação e quais as vocações da Igreja

Escrito por Redentoristas

29 AGO 2023 - 11H05 (Atualizada em 29 AGO 2023 - 12H06)

Jcomp - Freepik

Promover as vocações é missão de todos. Isso porque a escolha de uma vocação é a resposta ao chamado de Deus para cada pessoa batizada. 

Para ajudar a disseminar uma Cultura Vocacional, ou seja, ajudar os adolescentes e jovens a conhecer as diversas vocações da Igreja e a importância de discernir o chamado de Deus para suas vidas, quem melhor que a pessoa do catequista

Pensando nisso, nós separamos oito ações ou atividades vocacionais para ajudar você, catequista, a promover as vocações nos seus encontros catequéticos. Confira abaixo! 

Desenvolva projetos vocacionais

Promova entre os seus catequizandos projetos que falem sobre o que significa uma vocação e quais as vocações da Igreja. Desenvolva esses temas a partir de redações criativas, gincanas, murais fotográficos ou cartazes.

Estas ações podem encorajar os catequizandos a interagir com histórias reais de casais, padres, religiosos e religiosas e compreender cada uma dessas realidades.

Incentive o serviço cristão

O serviço disponível na Igreja é um compromisso para todo batizado. O catequista é chamado a ajudar a criar essa consciência sobre a pertença de todo cristão ao Povo de Deus.

Existem inúmeras maneiras para viver os propósitos cristãos, como por exemplo, nas diversas pastorais, ministérios, entre outros. Mostre aos catequizandos a alegria em servir à Igreja e as diversas oportunidades diante dos dons e da vocação que Deus concede a cada um.

Leia MaisA vocação de São Geraldo MajellaLeitorato, acolitato e diaconato: conheça os ministérios do serviçoExemplifique a partir dos ‘heróis’ modernos na Igreja

Os jovens precisam ver que a Igreja é viva, e que servir como leigo, padre ou religioso (a) é uma necessidade da Igreja atual.

Identifique modelos vocacionais reais, seja da própria comunidade, como também exemplos diante da realidade atual.

Existem também muitos santos do tempo presente que também podem encantar os jovens. Deixe os catequizandos despertarem para sua vocação a partir desses modelos e sonharem seu futuro.

Sugira material de leitura

Crie uma lista de leitura de livros espirituais e conteúdo que esteja na internet que os catequizandos podem ler e refletir durante o encontro de catequese. Livros com leituras curtas provavelmente serão os mais atraentes. Também pode pedir que leiam sobre a vida de um santo ou alguém que os inspire e depois compartilhem sua leitura.

Explore a Bíblia

O ambiente do encontro de catequese é o lugar perfeito para passar um tempo lendo e refletindo sobre as diversas vocações apresentadas na Bíblia.

Busque tornas as histórias mais próximas deles promovendo a Leitura Orante dessas histórias, por exemplo.

Apoie causas vocacionais

Busque iniciativas que tenham cunho vocacional para que os catequizados apoiem. Uma boa ideia é ajudar em algum projeto da Pastoral Vocacional ou de uma congregação ou seminário próximo da paróquia.

O grupo também pode realizar a sua própria ação, como, por exemplo: apoiar um seminário ou convento feminino. A ação pode incluir escrever cartas para os vocacionados dessa casa religiosa e comprometerem-se em rezar pela sua vocação em um período específico, podem ainda realizar alguma ação de benfeitoria para ajudar na manutenção daquele lugar.

Promova encontros com padres, religiosos, casais

Fazer com que padres, religiosos(as), casais, entre outros vocacionados, compartilhem suas histórias sobre como eles chegaram à sua vocação particular é uma ótima maneira de passar um encontro de catequese.

Deixar algum tempo para discussão para que todos possam expor alguns de seus pensamentos e fazer perguntas sobre as vocações também será muito proveitoso.

Incentive a oração para ajudar no discernimento vocacional

De todas as maneiras pelas quais podemos trabalhar para aumentar das vocações, a oração é, sem dúvida, a mais essencial. Assuma com os catequizandos um compromisso de orar nesta intenção em algum encontro ou mesmo em alguma celebração ou outro momento na capela pelos vocacionados da comunidade e da Igreja como um todo. Além disso, incentive também a rezarem por sua própria vocação.

Compartilhe suas iniciativasSe você tiver alguma ideia além dessas para ajudar a promover as vocações compartilhe nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...