Notícias

A causa perdida que mudou a vida do santo patrono dos advogados

Escrito por Elisangela Cavalheiro

13 JUL 2022 - 16H35 (Atualizada em 14 JUL 2022 - 08H21)

Shutterstock

De defensor dos homens nos tribunais a defensor da Igreja e do homem pobre e abandonado. Com esse pensamento, podemos lembrar um fato que ocorreu na vida de Santo Afonso Maria de Ligório.

Vindo de uma nobre família napolitana, Santo Afonso fez carreira jurídica e se destacou nos tribunais por sua excelente oratória. Mas um fato mudou sua vida: uma causa perdida no tribunal.

E podemos nos perguntar: como uma causa perdida teve tamanha repercussão na vida de um advogado?

Santo Afonso dedicou seus esforços para defender apenas causas justas, e quando se deparou com um caso de corrupção, ele não teve outra resposta senão abandonar os tribunais.

Como advogado, nunca havia perdido uma causa. No entanto, essa última sofreu diversas influências políticas e o juiz acabou sendo corrompido. Foi essa atitude do magistrado que fez Santo Afonso deixar a carreira de advogado e falasse uma expressão que ficou muito conhecida de sua história:

"Ó mundo falaz, agora eu te conheço! Adeus tribunais!".

No entanto, Deus tem seus caminhos. Foi justamente neste momento em que abandonava sua carreira que ele encontrou-se com Deus e deu um novo rumo à sua vida, passando a se dedicar à Igreja e ao homem pobre e abandonado. 

Quando analisamos a figura de Santo Afonso percebemos que ele foi um homem extraordinário, especialmente pela admiração que a Igreja lhe imprimiu ao conceder o título de Doutor da Igreja.

Shutterstock
Shutterstock
Santo Afonso escreveu os 10 mandamentos do Advogado


Sua obra permanece atual e conquista quem se aproxima de seu pensamento. Mestre da oração, homem dedicado ao povo e preocupado com suas mazelas, defensor da Igreja e do seu magistério... entre tantas outras virtudes desse grande santo de nossa Igreja, não podemos esquecer que ele foi chamado por Deus para fazer algo maior do que ele.

:: Afonso de Ligório: Mestre da Oração e da Misericórdia

Saindo dos tribunais, Santo Afonso entregou seu dom de saber defender alguns injustiçados, para defender todas as injustiças de seu tempo. Usou sua oratória para a pregação do Evangelho, para converter os que não acreditam, para fortalecer a fé dos desanimados, para fazer chegar a mensagem da Salvação e do Reino de Deus até os mais simples e analfabetos.

Santo Afonso é reconhecido como patrono dos advogados e seu Decálogo do Advogado ainda é seguido por muitos que exercem essa profissão.

:: 10 mandamentos do Advogado por Santo Afonso Maria de Ligório

Conheça mais sobre a vida deste santo, fundador dos Missionários Redentoristas e também patrono dos confessores e moralistas em A12.com/santoafonso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...