Notícias

Práticas devocionais marianas por Santo Afonso

Escrito por Elisangela Cavalheiro

14 MAR 2022 - 09H00 (Atualizada em 27 SET 2022 - 07H56)

Gustavo Cabral/A12

Santo Afonso teve um amor todo especial por Maria. É um dos teólogos que mais influenciou o estudo sobre Nossa Senhora e a piedade mariana. Escreveu o livro “Glórias de Maria” que é considerado um best-seller dos livros marianos, com 1100 edições em diversas línguas.

Nessa obra espiritual, Santo Afonso traz as práticas de devoções mais usadas e recomendadas pela IgrejaConfira a seguir:

Santo Afonso atribuía sua conversão a Nossa Senhora. Para o santo, quem persevera na devoção a Maria pode ter a “esperança de ver realizados todos os seus desejos”. 

“Não recomendo a meu leitor que as pratique todas”, alerta Santo Afonso dando uma orientação para quem deseja seguir este caminho de amor à Virgem Maria e sobre as devoções que iria destacar. O mais importante pra ele era saber escolher as devoções e perseverar.

Confira as devoções indicadas por este mestre de espiritualidade mariana:

ORAÇÃO DA AVE-MARIA

Talvez seja a oração mais rezada pelos católicos e, sobre ela, Santo Afonso diz que seria impossível que Maria ficasse indiferente a quem reza essa oração com confiança.

“Saudemos a Virgem com essa oração, ao despertar pela manhã, ao fechar os olhos para dormir, em todas as tentações, em todos os perigos, em todos os ímpetos de fúria e em semelhantes ocasiões. Praticai essa devoção, caro leitor, e lhe vereis os abençoados frutos”.

NOVENAS

A novena surgiu na Igreja primitiva, quando os discípulos reunidos com Maria vivenciaram o período de nove dias entre a Ascensão e Pentecostes. A Ascensão é celebrada na quinta-feira, mas no calendário litúrgico ela é transferida para o domingo.

Para Santo Afonso, os devotos deveriam escolher uma novena, entre as diversas festas que existem em sua honra, para se dedicar com maior fervor.

“Os devotos de Maria celebram com muita atenção e fervor as novenas de suas festividades. E durante elas a Santíssima Virgem lhes dispensa, com muito amor, as graças inúmeras e especialíssimas. É bom escolher cada ano, entre as festas da Virgem, uma para a qual nos prepararemos com maior fervor. Nesse dia então de novo nos consagraremos de um modo mais especial ao seu serviço, elegendo-a por Senhora nossa, Advogada e nossa Mãe”.

SANTO ROSÁRIO

Dentre as práticas devocionais, o Rosário marca a vocação redentorista. Tanto que Santo Afonso instituiu que os missionários o carregassem no hábito religioso.

“É preciso recitar o rosário com devoção. Por isso, é bom recitá-lo de joelhos, diante de uma imagem da Virgem, e fazer no princípio de cada dezena um ato de amor a Jesus e a Maria, pedindo-lhes alguma graça. É melhor recitar o Rosário em comum do que só”.

:: Você conhece o Rosário Redentorista? Saiba seu significado e simbolismos

:: Conselhos de Santo Afonso para manter viva a fé

JEJUM

Santo Afonso indica o jejum especialmente aos sábados, que é um dia dedicado especialmente a Nossa Senhora, porque nele Maria se conservou firme na fé, depois da morte de seu Filho.

“Se pode mostrar aos sábados especial amor a Nossa Senhora, por meio de algum exercício de piedade, como fazendo a comunhão, ouvindo Missa, visitando alguma imagem da Virgem”.

VISITAR IGREJAS E SANTUÁRIOS

Ir a igreja e santuários marianos é uma demonstração de grande afeto para com Maria, segundo Santo Afonso. Ele diz até que em toda cidade que visitarmos, seria importante ir a uma igreja dedicada a Nossa Senhora para manifestar a nossa devoção e amor.

“Não nos seja, portanto, demasiado trabalho o visitar todos os dias nossa Rainha em alguma igreja ou capela, ou mesmo em casa, onde seria bom arranjar para esse fim, no lugar mais retirado, um pequeno oratório com uma imagem sua, e adorná-lo com cortinas, flores e velas, ou lâmpadas, para aí recitarmos as Ladainhas, o Rosário”.


Santo Afonso nutria um grande amor pela Virgem Maria.


ESCAPULÁRIO

O escapulário, uma devoção que surgiu entre os carmelitas é, para Santo Afonso, um sinal de que alguém é dedicado a Maria.

“Maria Santíssima também estima que seus devotos tragam seu escapulário, em sinal de que são dedicados a seu serviço e fazem parte de sua família".

:: O escapulário de Nossa Senhora do Carmo

:: O cantor das glórias de Maria

CONGREGAÇÕES MARIANAS

As associações marianas que reúnem leigos que se consagram à Nossa Senhora são opções seguras para crescer na fé e no seguimento de Maria, indica o santo.

"Por meio delas, o devoto pode meditar a Palavra de Deus, unir-se a Deus, viver os sacramentos e realizar obras de misericórdia corporais e espirituais".

OFERTAS EM HONRA DE MARIA

Para Santo Afonso, era importante manifestar a devoção a Nossa Senhora também pela esmola e pela oferta.

“Não deixem, pois, os devotos de Maria de dar cada dia, em sua honra, uma pequena esmola, que devem aumentar nos sábados. E se não podem fazer mais, ao menos, pelo amor de Maria, pratiquem alguma outra obra de caridade, como assistir os enfermos, rezar pelos pecadores e pelas almas do purgatório etc. As obras de misericórdia são muito agradáveis ao coração dessa Mãe de misericórdia”.

RECORRER FREQUENTEMENTE A MARIA

Maria está sempre pronta para nos ouvir, diz Santo Afonso. Por isso, devemos sempre recorrer a ela.

“Quando vamos tomar ou dar conselhos, nos perigos, nas aflições e tentações, principalmente nas tentações contra a pureza. Certamente nos há de socorrer a divina Mãe, com a Ave-Maria, ou com a simples invocação de seu santíssimo nome”.

:: Santo Afonso e Nossa Senhora


Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...