Notícias

Conheça os futuros diáconos da Província Nossa Senhora Aparecida

Jovens Redentoristas darão o ‘sim’ definitivo na Profissão Perpétua, no Seminário Santo Afonso, e serão ordenados no Santuário Nacional

Escrito por Mário Pereira

06 MAR 2024 - 10H33 (Atualizada em 07 MAR 2024 - 09H53)

Reprodução/ A12

A Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida celebra, no próximo fim de semana, as primeiras celebrações de profissão religiosa perpétua e ordenação diaconal da unidade, que reúne as regiões da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Os jovens frateres Guilherme Dias Viana, Joílson Ramos Santos e Thiago Costa Alves de Souza emitirão os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor e serão ordenados diáconos para o serviço da Igreja. Leia MaisEntenda: O que é a celebração de Ordenação Diaconal?Entenda: O que é uma celebração dos Votos Perpétuos?

O Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), será o local da Profissão Perpétua, na sexta-feira, dia 8 de março, às 18h. Na Capela-mor do seminário, os três frateres darão o ‘sim’ definitivo, ao professar os votos perpétuos de pobreza, castidade, obediência e o juramento de perseverança na Congregação Redentorista. A Missa será transmitida no Facebook e no YouTube da Província Nossa Senhora Aparecida.

A celebração de Ordenação Diaconal será realizada no sábado, dia 9 de março, às 18h, no Santuário Nacional de Aparecida. Os jovens missionários Guilherme, Joílson e Thiago serão ordenados diáconos pela imposição das mãos de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Este momento especial na vida dos três Redentoristas será transmitido pela Rede Aparecida de Comunicação, pela Rádio AparecidaTV Aparecida e pelo Facebook e YouTube da Província Nossa Senhora Aparecida.

Conheça o perfil dos futuros diáconos: 

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Fr. Guilherme fez o tirocínio missionário no Suriname


Fr. Guilherme Dias Viana, C.Ss.R.
, primeiro filho de Milton Viana (in memoriam) e Eulinda Dias Viana, nasceu em Guarulhos (SP), no dia 7 de julho de 1996. De uma família profundamente religiosa, desde pequeno sentiu o chamado de Deus e o desejo de se consagrar a Ele. Conheceu a Congregação Redentorista em uma Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida em 2011 e em 2014 iniciou o processo formativo. Fez a etapa do Aspirantado no seminário Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara d'Oeste (SP). Entre 2015 e 2017, no seminário São Clemente, em Campinas (SP), fez a etapa do Postulantado e o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 2018 morou no Seminário Santa Terezinha, em Tietê (SP), fazendo a etapa do Noviciado. Em 2019 professou os primeiros votos, iniciando a etapa do Juniorato e os estudos teológicos em São Paulo, quando morou na comunidade do Alfonsianum - Ipiranga. Entre 2020 e 2022 trabalhou na paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Sapopemba, também na capital paulista. Terminados os estudos teológicos no Itesp, foi destinado para fazer seu tirocínio missionário no Suriname, onde trabalhou com os imigrantes brasileiros e hispanohablantes.  Em 2024 passou a viver e trabalhar no santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista (SP).

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Fr. Joílson iniciou sua trajetória vocacional em Bom Jesus da Lapa (BA)


Fr. Joilson Ramos Santos, C.Ss.R.
, nasceu em 14 de maio de 1997. É o sexto filho de Jandira Ramos Santos e Pedro Ferreira dos Santos. É natural de Serrinha (BA) e viveu sua infância e adolescência na comunidade Barra do Vento. De família católica, sempre participou ativamente da Igreja e de sua comunidade rural. O seu primeiro contato com os Missionários Redentoristas foi em 2013, com a visita da Imagem Peregrina do Senhor Bom Jesus na sua cidade e, posteriormente, numa visita ao Santuário da Lapa (BA). Concluiu o Ensino Médio em 2014 e nesse mesmo ano iniciou o seu processo de discernimento vocacional com os Missionários Redentoristas. Em 2015 ingressou no Aspirantado na Comunidade Vocacional Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa (BA). De 2016 a 2018 realizou o Postulantado no Seminário São Geraldo, em Pituaçu, na cidade de Salvador (BA), cursando Filosofia na Universidade Católica de Salvador. No ano de 2019 vivenciou o tempo do noviciado em Goiânia (GO), vindo a emitir os primeiros votos no dia 26 de janeiro de 2020 em Salvador (SP). De 2020 a 2022 cursou teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), residindo na Comunidade Vocacional Dom Muniz (CVDM), em Belo Horizonte (MG). No ano de 2023 realizou sua experiência pastoral missionária na comunidade Nossa Senhora das Dores, em Miracatu (SP). Neste ano de 2024 passou a compor a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juiz de Fora (MG). 

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Fr. Thiago trabalha atualmente na Editora Santuário


Fr. Thiago Costa Alves de Souza, C.Ss.R.
, nasceu no dia 15 de julho de 1986, em Coronel Fabriciano (MG). É um dos três filhos de Maria de Lourdes Nunes Costa de Sousa e de Anibal Alves de Souza (in memoriam). Durante sua adolescência e juventude, Thiago participou de diversas pastorais na Paróquia Redentorista São Sebastião. É graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Gestão de Empresas. Em 2015 ingressou no seminário redentorista, na Comunidade Vocacional São Clemente, em Juiz de Fora (MG), onde realizou os estudos filosóficos. Em 2018 fez o pré-noviciado em Curvelo (MG). No ano de 2019 fez o Noviciado em Tietê (SP). Professou os votos de Pobreza, Castidade e Obediência à Congregação Redentorista em 18 de janeiro de 2020, em Juiz de Fora. Entre 2020 e 2022 realizou os estudos de Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte (MG). Em 2023 fez a experiência pastoral nas cidades de Chaitén e Futaleufú, no Chile. Em 2024 passou a residir em Aparecida (SP), trabalhando na Editora Santuário e realizando pastoral no Santuário Nacional.

.:: Descubra o que está representado na Cruz Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...