Notícias

Demos graças, Província Redentorista de São Paulo

Assembleia de Clausura marca último capítulo da frutífera história da Província de São Paulo, antes do nascimento da Província Nossa Senhora Aparecida

Escrito por Mário Pereira

30 SET 2023 - 17H36

Thiago Leon

A família Redentorista se despediu neste sábado (30/09), na Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), da Província de São Paulo, celebrando seus 129 anos de conquistas e glóriasLeia MaisÚltimo capítulo: Província de São Paulo realiza Assembleia de ClausuraConheça o 1º Governo da Província Nossa Senhora Aparecida

Dentro do processo de reestruturação e reconfiguração da Congregação Redentorista, a Província de São Paulo realizou, entre os dias 28 e 30 de setembro, a Assembleia de Clausura, em virtude da vindoura Província Nossa Senhora Aparecida, que será formada pelas Unidades de São Paulo, Rio-Minas-Espírito Santo e Bahia.

A programação da Assembleia destacou a “memória agradecida”, por todos aqueles que contribuíram para a frutífera história da Província de São Paulo, desde sua origem, com os missionários bávaros, em 1984, até o presente momento.

Após a chegada na quinta-feira (28), com a celebração “Rezando a nossa história”, a família redentorista de São Paulo, formada por padres, irmãos, oblatos, leigos e membros da Uneser e Jumire, se reuniu na sexta-feira (29), pela manhã, para um momento de testemunho das frentes de trabalho da Província.

Ainda na sexta-feira, mas no período da tarde, o Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R, último Superior Provincial de São Paulo, trouxe o seu “Olhar Provincial”, apresentando as conquistas da Unidade, bem como os desafios, que exigirão um olhar especial para o início da Província Nossa Senhora Aparecida.

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12
Assembleia de Clausura foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, na Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso


Depois da partilha do Superior Provincial, os participantes da Assembleia se dividiram em grupos, para partilharem sobre pontos de atenção e melhorias, visando as próximas páginas a serem escritas pela família redentorista.

Novas Oblatas Leia MaisOração pela Nova Província Redentorista

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, tão bem zelado pelos Missionários Redentoristas e pela Família dos Devotos, acolheu às 18h do dia 29 de setembro, a Missa da Assembleia de Clausura da Província de São Paulo.

Celebrada pelo Pe. Marlos Aurélio, e concelebrada por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, e Dom José Luiz Majella, C.Ss.R, Arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), a Santa Missa contou com a entrega do título de Oblatas Redentoristas à Ir. Elena Vígolo (Scalabriniana) e a Sra. Maria Regina Smilari Bertelli.

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12
Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R, com as novas Oblatas Redentoristas


Ao final, os Redentoristas rezaram a Consagração à Nossa Senhora Aparecida, diante da Mãe Aparecida e do trono preparado especialmente para a Novena e Festa da Padroeira de 2023.

Louvor final

Neste sábado (30), de volta à Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso, a família redentorista de São Paulo viveu os últimos momentos da Unidade. Os grupos formados no dia anterior, explanaram os pontos de atenção e melhoria, que certamente contribuirão para as diferentes frentes de trabalho e para os missionários, em suas diferentes gerações.

Na sequência, o Pe. José de Vilas Boas, C.Ss.R, ecônomo da Província, apresentou todos os detalhes do panorama econômico da última gestão, entre os anos de 2019 e 2023.

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12
Bênção e inauguração do monumento marcaram o fim da Assembleia de Clausura


Após uma pausa para o café e a “palavra aberta” para diferentes confrades, a Assembleia teve continuidade com o Ato formal de supressão da Província de São Paulo, em pedido enviado ao Governo Geral, em Roma, na Itália, seguido do Louvor final, na Capela de Santo Afonso. A celebração foi conduzida pelos representantes do último governo provincial da Unidade paulista, e foi encerrada com uma procissão até a entrada da Casa de Hospedagem.

Sob aplausos e os cantos da música “Cem anos (E)”, do Pe. Ronoaldo Pelaquim, C.Ss.R, o Pe. Marlos Aurélio abençoou o monumento especial, feito especialmente para este “entardecer” da Província de São Paulo, já tão iluminado pela presença constante de Nossa Senhora Aparecida.

"Demos graças, repetindo: Copiosa Apud Eum Redemptio. Demos graças, traduzindo: Será grande a Redenção com Ele"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...