Notícias

Educadora: a rádio pioneira do Vale do Aço

Rádio Redentorista é um canal seguro e valioso de evangelização, informação e entretenimento

Escrito por Pe. Evaldo César, C.Ss.R.

25 MAR 2024 - 16H31 (Atualizada em 26 MAR 2024 - 11H59)

Rádio Educadora

Para começo de conversa... Leia MaisConheça a história do Irmão Redentorista Gennaro Rendina Padre Vítor Coelho: Catequista do povo

Em meados da década de 1960, iniciava-se o processo de instalação de uma rádio evangelizadora no Vale do Aço, na cidade de Coronel Fabriciano (MG).

Por meio do empenho dos padres redentoristas da então província de Minas, Rio e Espírito Santo, no dia 18 de março de 1968, a rádio Educadora entrou oficialmente no ar, e foi o radialista mineiro Aurélio Caixeta, que teve o privilégio de ser o primeiro a falar nos microfones da emissora.

Desde sempre marcada pela evangelização explícita, a Rádio Educadora também mergulhou no universo esportivo local e nacional. Na década de 1980, a rádio alcançou destaque como a melhor emissora do Vale do Aço. Em 1991, a emissora avançou em sua potência de transmissão, passando para 10.000 watts, possibilitando que o som nítido pudesse ser ouvido a longa distância.

Sempre destacando em sua cobertura e transmissão esportiva, em 1997, a Rádio recebe o troféu Mineiro 97. Em 2004, a Educadora inaugurou sua FM na frequência 107,1. Em agosto de 2011, a emissora foi homenageada pela Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano (MG), por intermédio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, pelo pioneirismo e pelos 43 anos de presença, nos lares do Vale do Aço.

Rádio Educadora
Rádio Educadora
Inauguração do museu "Marcos Guabiroba", em dezembro de 2014


Ainda em 2011, a rádio recebeu em mãos o troféu Microfone de Prata, prêmio jornalístico oferecido pela CNBB. Em 2016, inaugurou-se o novo transmissor AM, assim podendo ser ouvida a longa distância. Já em junho de 2020 — em plena pandemia do COVID-19, e enfrentando as dificuldades financeiras advindas dessa situação de paralisação mundial — a Rádio Educadora recebe um novo desafio: retomar o papel de difusora da boa notícia para o Vale do Aço, recuperando sua credibilidade jornalística e artística. Nasceu nesse momento o atual slogan: “Uma nova rádio, para novos tempos”.

Finalmente, em 2023, a Educadora recebe o prêmio da CDL-ACICEL como empresa destaque em imprensa e comunicação da cidade de Coronel Fabriciano e a medalha Rodrigo Neto, reconhecimento que o Câmara Municipal fez à emissora! Essas linhas, que resumem uma história de 55 anos, já mostram o quanto a Rádio Educadora foi, é e continua sendo a cada dia um canal seguro e valioso de evangelização, informação e entretenimento para todo o vale do Aço mineiro.

Uma rádio para unir o Vale do Aço

Uma história de pioneirismo e ousadia é construída sempre por muitas mãos. Percebendo a necessidade de ampliar o potencial evangelizador pelo Vale de Aço, que na década de 1960 começava já a se configurar como o maior polo de siderurgia do país, os missionários redentoristas, sempre atentos aos sinais do tempo, buscaram a outorga de uma emissora de rádio para a região.

Os redentoristas haviam chegado em 1948, em Coronel Fabriciano, para assumir o cuidado pastoral da primeira paróquia da região, dedicada a São Sebastião, e criada pelo então bispo de Mariana, Dom Helvécio. Em 1964, começou a maratona em busca de uma emissora de rádio. Foi com muito zelo e dedicação que o missionário redentorista Padre Marcos Fernandes Guabiroba encabeçou todo o processo, aproveitando-se do momento político da época, no qual os militares facilitavam a expansão da rede radiofônica para todo o território nacional, como um braço institucional da ditadura militar.

Rádio Educadora
Rádio Educadora
Radialista Leoncio Correa, um dos primeiros radialistas da Educadora


Sagazmente o missionário viu a oportunidade política como fonte de um novo projeto missionário! Criou-se a Fundação Cultural e Educacional Santo Afonso, que receberia um ano mais tarde, em 1966, a outorga para operar em AM 1010 para todo o Vale do Aço e região.

O dia 2 de fevereiro de 1968 ficou marcado na história da região, com o início das transmissões em caráter experimental. O radialista Aurélio Caixeta, foi o primeiro a falar nos microfones da emissora. E no dia 18 de março de 1968, a emissora entrou oficialmente no ar, iniciando sua missão evangelizadora, tarefa que segue ininterrupta até o presente momento. Nestes 55 anos de história foram muitos os missionários e radialistas que passaram pelos estúdios da Educadora, entre eles os missionários: padre Barbosa, padre Élio Athayde, Dom Lelis Lara, Padre Antônio, padre Vanderlei e muitos outros.

Uma nova rádio para novos tempos!Leia Mais8 programas com a presença redentorista na Rede Aparecida de ComunicaçãoRedentoristas: herdeiros da comunicação afonsiana

A pandemia do COVID-19 deixou também suas consequências na Educadora. Foi preciso uma remodelação de estrutura e de programação, e uma nova etapa de trabalho foi implantada.

Assumindo em plena pandemia o trabalho de reorganização da rádio, eu, padre Evaldo Souza, missionário redentorista, com a equipe de colaboradores, tratei de planejar um “renascimento” da emissora. Duas metas foram inicialmente estabelecidas, uma interna e outra externa: primeiro, buscou-se refazer a programação, de modo a organizar melhor os tempos e espaços disponíveis; organizar processos de produção e de administração; introduzir padrões de trabalho que pudessem “profissionalizar” ainda mais o ambiente da empresa. Depois, pensando na recepção da rádio entre os ouvintes e na sociedade local, estabeleceu-se como meta reintroduzir o nome da Educadora entre o povo, nos organismos civis, no meio político e nas empresas da região.

Era preciso que a “marca” Educadora voltasse a ser percebida de modo positivo! E assim foi feito, com a implementação de processos simples e bem estruturados de ação e avaliação constantes, acolhidos com muito entusiasmo pela equipe de colaboradores da emissora. O slogan escolhido veio com o desejo de superação do tempo da pandemia. O mundo estava mudando, e a rádio acolheu este momento de ressignificação para si, propondo-se a ser novo espaço para um tempo que se anunciava.

Rádio Educadora
Rádio Educadora
Evento realizado na rádio


Na programação da AM 1010 foram inseridos novos produtos, alguns programas já exauridos pelo tempo foram substituídos por outros mais leves e mais bem conduzidos; novas vinhetas, novos spots e novas vozes foram agregadas, para dar mais leveza ao conjunto da obra. Renovou-se a parceria com a Rede Aparecida de Rádio, um novo site foi desenvolvido, ampliou-se o número de voluntários em programas dos mais diversos segmentos. Atualizou-se o cadastro dos associados do Clube dos Amigos, investimentos em eventos comunitários, ações sociais, viagens e promoções das mais diversas, em um esforço coletivo para dar maior visibilidade e sustentação econômica para as iniciativas.

E o futuro...

O Vale do Aço é formado por 28 munícipios, hoje um grande colar urbano, com uma população próxima dos 800 mil habitantes. Desse montante, temos o alcance das principais cidades, destaque para Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, o que apresenta quase meio milhão de pessoas!

A região conta hoje com pelo menos 14 emissoras de rádio, o que faz a concorrência publicitária ser muito forte, ainda mais que se lida com grandes redes de rádio, como a Itatiaia e a Jovem Pan. A Educadora sobrevive nesse mundo de opções como uma rádio que tem história e que tem uma vocação segmentada muito peculiar: somos a rádio católica da região! Essa marca mantém o público cativo, ainda que também seja razão de seleção publicitária.

Rádio Educadora
Rádio Educadora
Fachada atual da Rádio Educadora


Mas o grande desafio da Educadora está agora no processo de migração, que está em vias de conclusão. Como tantas outras rádios pelo Brasil, a Educadora deixará sua transmissão em AM para assumir uma onda digital em FM. Como será esse cenário? Quais serão os desafios? Como irão lidar com a diminuição do alcance do sinal da AM em toda a região? Perguntas como estas têm sido frequentes, ainda que as incertezas sejam parte da resposta! De qualquer forma, a transição da AM para FM já nos obriga a pensar a reestruturação completa dos estúdios, modo de operação, programação, etc. Alguns passos estão sendo dados, e agora, com a criação da Província Nossa Senhora Aparecida, certamente novos ares serão respirados neste pedaço de chão. Assim auguramos!

.:: Confira a primeira edição da revista da Província Nossa Senhora Aparecida

Fonte: Texto escrito originalmente para a revista "Focus Provincialis"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...