Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Notícias

Estudos sobre o Venerável Redentorista, Padre José Maria Leone

Evento em Trinitapoli celebra a espiritualidade mariana e a direção espiritual do redentorista com São Bartolo Longo no aniversário de sua venerabilidade

Escrito por Redentoristas

07 JAN 2026 - 16H55 (Atualizada em 08 JAN 2026 - 09H19)

Scala News

No dia 18 de dezembro, aniversário da transladação dos restos mortais do Padre José Maria Leone e primeiro aniversário da promulgação do Decreto de Venerabilidade, realizou-se em Trinitapoli, local de nascimento do venerável, um dia de estudos no qual se retomou a espiritualidade mariana do padre redentorista, em relação à sua frutífera relação de direção espiritual com São Bartolo Longo.

Uma celebração eucarística reuniu os devotos do Padre Leone na igreja paroquial de Santo Estêvão. Em sua homilia, o celebrante, Padre Vincenzo La Mendola, arquivista da Província Europa Sul e estudioso da espiritualidade do Padre Leone, delineou o significado do título de venerável, conferido pela Igreja aos servos de Deus que exerceram virtudes heroicas.

O celebrante também apontou o Padre Leone como um modelo de vida cristã, especialmente por seu amor a Jesus e à Igreja, no exercício da missão redentorista, como um verdadeiro filho de Santo Afonso, entre os abandonados de seu tempo e enfrentando as emergências eclesiais de sua época: o renascimento da vida consagrada no sul da Itália e a restauração da vida das comunidades redentoristas.

A reunião que se seguiu à celebração contou com a presença do Rev. Nicola Grosso, um estudioso apaixonado pelos escritos e pela espiritualidade do Padre Leone e editor de edições recentes de suas obras, e do Padre Vincenzo La Mendola, historiador da Congregação do Santíssimo Redentor e membro do Instituto Histórico.

Ambos desenvolveram o tema da espiritualidade mariana do Venerável em relação à vida e obra de São Bartolo Longo, fundador do Santuário de Pompeia, que foi recentemente canonizado.

Em seu discurso, o Rev. Grosso focou na espiritualidade mariana do Venerável, enfatizando, por meio de um excurso histórico, como o Padre Leone, desde a infância, sempre foi acompanhado por um amor filial e intenso pela Mãe de Deus, a quem chamava de “Mamma mia”.

A mesa de estudos foi conduzida pelo Rev. Mario Porro, vice-postulador do venerável Padre Antonio Maria Losito, de Canosa, e colaborador histórico da causa de Leone. Ele apresentou os trabalhos e habilmente conectou os dois relatórios, ressaltando a relevância da mensagem espiritual do Padre Leone.

As conclusões foram confiadas ao pároco da Paróquia de Santo Estêvão, Rev. Matteo Losapio, que chamou a atenção dos presentes para a ligação entre espiritualidade e a terra. Em seguida, recordou a importância dos leigos na visão eclesial do Padre Leone. Desta forma, apontou aos presentes dois aspectos da relevância da figura do Padre Leone para o caminho da Igreja.

A leitura de uma carta do superior provincial dos Redentoristas do Sul da Europa, Padre Gennaro Sorrentino, dirigida ao vice-postulador Padre Stefano Sarcina , confirmou a comunhão espiritual que sempre uniu a comunidade de Trinitapoli à Congregação do Santíssimo Redentor.

O dia de estudos contou com a presença de padres que trabalham em Trinitapoli, muitos fiéis e também algumas pessoas de aldeias vizinhas.

Dom Sarcina, vice-postulador, convidou os sacerdotes para um momento de convívio e fraternidade sacerdotal. Foi um dia proveitoso, de aprofundamento espiritual e conhecimento de alguns aspectos da vida do Venerável, até então pouco explorados, o que abriu novos caminhos de estudo. Trinitapoli ainda sente um forte desejo de continuar aprendendo sobre a espiritualidade de seu concidadão, José Maria Leone.

Ainda hoje, os sinais da passagem do Padre Leone podem ser sentidos na comunidade de fiéis da cidade. Em um momento difícil para a sociedade e para a Igreja, devido às mudanças políticas e sociais do final do século XIX, o Padre Leone conseguiu inflamar os corações de seus concidadãos por meio de Maria, a Mãe mais doce, Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus. Ele ensinou seus filhos e filhas espirituais a confiar tudo a Ela, porque uma Mãe jamais deixará de ouvir e intervir para dar alívio aos seus filhos.

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...