Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 05 DEZ 2019 - 14H17

Fé e devoção no Morro da Conceição em Recife (PE)

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro localizado em Recife (PE) é administrado pelos Missionários Redentoristas desde 2016.  O surgimento desta devoção teve origem com a chegada da imagem da Imaculada Conceição trazida da França em um navio, no ano de 1904, em virtude das comemorações do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, o qual foi instituído em 1854, pelo então papa Pio IX.

A celebração desta solenidade é realizada sempre no dia 08 de dezembro. E neste dia, em 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem francesa. A cerimônia foi conduzida na época, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto,e a partir desse dia, o Morro da Boa Vista passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.

:: A Imaculada Conceição é a padroeira oficial da Congregação Redentorista. Clique para ler mais.

A imagem centenária mede 3,5 metros de altura e pesa 1.840 quilos. Ela representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul, mostrando-a de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés. A imagem fica voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.

A cada ano a conhecida "Festa do Morro" é sempre realizada de 29 de novembro a 08 de dezembro. Ela reúne mais de um milhão de devotos ao longo do novenário e  cerca de 200 mil apenas no dia da procissão principal. 

O missionário redentorista padre José Ulysses da Silva foi o primeiro redentorista a assumir o Santuário. Quando ele ainda era reitor concedeu entrevista explicando sobre algumas características particulares da devoção. Uma dessas curiosidades é manifestada na forma como os devotos pagam suas promessas no Santuário. Confira a entrevista!

:: Imaculada Conceição de Maria: o que nos diz a festa de hoje?


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.