Por Eduardo Gois Em Notícias Atualizada em 29 JUN 2020 - 08H14

Missa celebra dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Thiago Leon
Thiago Leon
Missa em dedicação ao dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Fotos: Thiago Leon


Neste sábado (27), toda a Igreja e os missionários redentoristas de todo o mundo celebram a devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em Aparecida, no Santuário Nacional, celebrou-se uma missa às 9h, presidida pelo missionário redentorista Padre José Ulysses da Silva, C.Ss.R., que teve uma liturgia própria dedicada a este dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Leia MaisReze a Oração à Nossa Senhora do Perpétuo SocorroPadre Ulysses lembrou que o quadro com a representação do Ícone está presente em todos os continentes e que os missionários redentoristas têm ajudado a tornar a devoção conhecida nos últimos séculos, desde 1866. “O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro existe primeiramente para ser contemplado por nós”, citou.

Ele também reforçou que Maria é aquela que está unida a seu Filho e sempre o defende contra a todos aqueles que são contra. E não só a Jesus, mas também a todos os que Ela adotou como filhos, de tal modo que também a profecia de São João acaba sendo uma referência à redenção, a Nossa Senhora, a seu filho Jesus e a toda a Igreja: Ela é a mulher que representa toda a Igreja, que serve de sinal de Deus para os homens, mas também a Igreja que é perseguida por tudo aquilo que é contrário ao Reino de Deus”.

Na homilia, Padre Ulysses relembrou a mulher que estava aos pés da Cruz: a mais importante, porque não é apenas a Sua mãe, mas Aquela que Ele nos entrega para ser também a nossa. “Assim, Ela passa ser o nosso socorro ao longo de todos os séculos, até o fim da realização da história humana, até o final dessa redenção, que vai acontecendo de geração em geração”.

.:: Igreja de Roma preserva ícone milagroso

A Virgem da Paixão

.:: Reze a Novena do Perpétuo Socorro

Também durante a sua reflexão, o padre fez questão de explicar do que se trata a representação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Segundo o missionário redentorista, se trata de uma Virgem da Paixão e que não é só um quadro de santo ou de santa. É muito mais, pois é uma cena da redenção de todos:

“Uma cena da Copiosa Redenção: o fundo do quadro é todo dourado porque representa o céu, uma janela aberta para contemplar tudo aquilo que Deus já realizou pela nossa salvação, contemplar a Glória. Maria sabe que Deus já consumou a obra da nossa redenção. Nossa Senhora vem toda vestida de vermelho e azul, simbolizando a sua maternidade, a sua virgindade. Tem um olhar muito sereno para nós, com os olhos bem abertos, porque Ela já contempla a maravilha de Deus face a face. Mas esse olhar não está voltado para Deus, está voltado para mim, está voltado para você. Quer penetrar no coração com a sua ternura, lembrar o mistério da encarnação de Deus que se fez homem e veio morar no meio de nós”, explica.

Padre Ulysses também ensina durante a homilia que, com a criança nos braços, Nossa Senhora quer nos entregar o Santíssimo Redentor. Ele lembra também os arcanjos, que segurando os instrumentos da Paixão, lembrando tudo aquilo que Ele sofreu por nós, que tomou sobre si. “Ele veio curar as nossas enfermidades, está assustado e segura com toda a confiança nas mãos de sua Mãe. Maria Santíssima foi a segurança dessa criança no momento em que Ele sentiu mais dor e sofrimento”.

Padre Ulysses também diz que o mais bonito que pode-se fazer em contemplar o Perpétuo Socorro é ter uma certeza que há um Deus e esse Deus tem uma Mãe que colaborou ativamente com a redenção. E essa Mãe intercede por nós.

O Padre também pediu pela libertação de toda humanidade dessa pandemia que acomete o planeta. “Procure pedir a Deus de todo coração que Deus continue socorrendo a humanidade. Vamos agora unir as nossas vozes e pedir a Deus a nos libertar dessa pandemia, para poder cantar os louvores de Deus, cantar o Magnificat de Nossa Senhora, celebrar em nossas igrejas novamente a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e que ela interceda por mim, interceda por você, interceda pela nossa Igreja e interceda por toda a humanidade, finalizou.

.::  Conheça a História dos Missionários Redentoristas

.:: Saiba tudo sobre o Ícone do Perpétuo Socorro

.:: Conheça Página com conteúdos diversos sobre o Perpétuo Socorro

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.