Notícias

Não pode comungar? Reze a oração para a comunhão espiritual

Escrito por Elisangela Cavalheiro

27 MAR 2020 - 07H50 (Atualizada em 29 JUL 2022 - 13H11)

Shutterstock.

O que fazer enquanto não podemos sair de casa para participar das celebrações eucarísticas? O que fazer diante da ausência da comunhão sacramental? A Igreja tem uma resposta: a comunhão espiritual.

Essa é uma situação que muitos se perguntaram, diante da pandemia do coronavírus, com a impossibilidade de ir à uma igreja e participar da Santa Missa. Este tema já foi reflexão em vários documentos eclesiais, para outras realidades não relacionadas exclusivamente com essa pandemia.

O Papa João Paulo II, por exemplo, já falou sobre esse assunto no documento Ecclesia de Eucharistia:

“É conveniente cultivar continuamente na alma o desejo do sacramento da Eucaristia. Daqui nasce a prática da ‘comunhão espiritual’ em uso na Igreja há séculos, recomendada por santos mestres de vida espiritual.

Leia MaisOração para rezar durante a pandemia do CoronavírusPor que não devo ser indiferente?Quaresma é tempo de deserto interior e encontro com o SenhorCOVID-19: um vírus para nos fazer pensarSendo algo da Igreja, realizado por muitos santos e santas, essa prática é um meio para nos aproximar de Deus a todo o momento.

Então, se agora você está distante da Eucaristia por causa dessa epidemia, ou por outro motivo, como algum impedimento para receber a comunhão, esta é uma forma válida para se aproximar de Jesus Eucarístico.

Santo Afonso Maria de Ligório, um desses mestres da vida espiritual, escreveu uma oração para a vivência dessa realidade. Padre Carlos Alberto, missionário redentorista, lembra que o santo era um homem extraordinariamente apaixonado pela Eucaristia e, em sua oração, aponta “uma possibilidade de estarmos sempre na intimidade com Jesus”.

Padre Carlos recorda ainda que este momento deve ser acompanhado pela nossa disposição ao que a liturgia ensina naquele momento. "Neste tempo de pandemia por conta do coronavírus, busquemos a comunhão espiritual assistindo as missas pela TV, pelo rádio, ou no celular, em oração nas famílias e atentos aos clamores do Evangelho”, reforça. 

:: Como ser "Bom Samaritano" em tempos de coronavírus?

:: Comunhão espiritual. Você sabe o que é e como participar?

A oração de Santo Afonso tem sido lida nas missas do Santuário Nacional de Aparecida, durante as celebrações televisionadas sem a participação do povo.

Então, para ficarmos firmes na fé, não desanimarmos diante das dificuldades, e não nos afastarmos da Eucaristia, sigamos o exemplo dos santos e nos unamos em oração.


Oração para a comunhão espiritual de Santo Afonso Maria de Ligório:

Meu Jesus, creio que estás realmente presente no Santíssimo Sacramento.

Eu te amo sobre todas as coisas e desejo receber-te em minha alma.

Já que não posso te receber sacramentalmente,

vem ao menos espiritualmente ao meu coração.

Senhor, uno-me todo a ti, como se já lhe tivesse recebido.

Não permita que jamais eu me separe de ti.

Amém.


8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...