Notícias

Novena para pedir a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Escrito por Redentoristas

17 JUN 2020 - 11H21 (Atualizada em 16 JUN 2022 - 13H13)

Santuário de N.S.P.Socorro de Curitiba.

Rezar uma novena é seguir Jesus no exemplo de Nossa Senhora, dos santos, do Espírito Santo… Entre as  milhares de novenas que podemos encontrar existe uma bastante tradicional que é feita em honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Para bem rezar uma novena é preciso entender que ela é um ato de fé, não uma troca. Eu rezo para pedir que Deus conceda segundo a sua vontade, mas nunca a minha.

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem sua origem há muito tempo, mas foi com os Redentoristas há pouco mais de 150 anos que ela cresceu e ganhou fama.

:: Conheça mais sobre a história desta devoção em A12.com/perpetuosocorro

Daniele Simões
Daniele Simões
Novenas podem ser feitas em comunidade, mas também em casa e de forma particular



Rezar a novena diante do Ícone 

Ao rezar esta novena é importante ter presente a imagem da Virgem do Perpétuo Socorro que é representada em um ícone (quadro), para que possamos perceber a ternura e compaixão com que ela nos olha; pronta para nos socorrer e amparar em qualquer momento.

Isso é muito importante porque ao venerar um ícone, devemos compreender que quando ele foi pintado pelo seu autor, ele foi carregado de significados sagrados que pretendem nos levar à oração. Um ícone não é apenas uma imagem a ser admirada, mas contemplada em sua riqueza de simbolismos. 

Se não tiver a estampa, pode usar até o celular para expor a imagem, o importante é reservar um momento para contemplar o ícone em silêncio e veneração.

:: Baixe aqui a estampa original do ícone 

:: Conheça a simbologia do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

 Quando pode  ser feita esta novena? 

A Novena para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pode ser feita em qualquer tempo, mas tem entre os dias 18 e 26 de junho os seus dias mais especiais porque antecedem a sua festa litúrgica em 27 de junho.

Abaixo temos um roteiro de orações para fazer em cada um dos nove dias. Para cada dia pode-se acrescentar outras devoções, como a oração do terço, um ato de consagração, entre outros. 

Para cada dia desta novena há uma prece de confiança e junto a ela pode-se fazer o pedido e preces espontâneas. Aproveite este momento para se colocar diante de Deus com fé e confiança. 

Roteiro de oração para a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

1º Dia - Mãe do Socorro 

Bondosa Mãe do Perpétuo Socorro, vós que experimentastes as angústias desta vida, acolhei o meu pedido. Vós sois mãe e tendes o desejo de socorrer a todos. Aqui está alguém que é pecador, mas que recorre a vós. Bondosa Mãe, socorrei-nos sem demora. Rezar uma Ave Maria. 

2º Dia - Ser de Deus 

Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-nos a ser sempre de Deus. Tudo passa como vento, só Deus permanece. Eu quero ser de Deus e por isso vos suplico: Socorrei-me nesta vida. Ajudai-me a não perder Deus nos sofrimentos e nas necessidades. Bondosa Mãe, aumentai a nossa fé e confiança e socorrei-nos com vosso amor. Rezar uma Ave Maria.

3º Dia - Buscar a bondade 

Bondosa Mãe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, compreendestes e sempre fizestes o que Deus queria. Afastai de mim a dureza do coração, o orgulho e o egoísmo de pensar só em mim. Ajudai-me, bondosa mãe, a seguir a vontade de Deus e concedei-me as graças de que necessito. Rezar uma Ave Maria.

4º Dia - Um coração generoso

Mãe de Jesus e minha mãe, dai-me um coração generoso para ajudar o próximo, um coração misericordioso para perdoar sempre, humilde e manso, para carregar e suportar suas fraquezas. Jesus disse que sempre faço a ele o que faço aos outros, por isso ajudai-me a melhor amar a Deus e meus irmãos. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, socorrei-me nesta graça que vos peço. Rezar uma Ave Maria.

Confira outro roteiro para a novenaSaiba como rezar a Novena do Perpétuo Socorro5º Dia - Aceitar as diferenças

Bondosa mãe, assim como vivestes com José em sua casa de Nazaré, ajudai-me a viver minha casa e em minha família. Concedei-me amar meus irmãos e aceitar cada um no seu jeito de ser. Dai-nos a paz, a compreensão, a bondade, a alegria para que o Espírito de Jesus permaneça sempre conosco. Bondosa mãe, pedi a Ele por todos nós. Rezar uma Ave Maria.

6º Dia - Fortalecer a fé

Pode a mãe esquecer o seu filho? Eu sei, ó Maria, que não nos esqueceis, mas tenho medo de eu me esquecer de vós. Peço -vos nunca perder a Deus, nem a minha fé e sempre confiar em vós. Ó Maria, feliz de quem vos conhece e a vós recorre, como o filho recorre à sua mãe. Ajudai-me em minha prece. Amém. Rezar uma Ave Maria.

7º Dia - Atento à Palavra de Deus

Ó Maria, sempre fizestes tudo o que Deus vos pediu. Para que eu também seja assim, ajudai-me a ouvir a Palavra de Deus, a meditar e viver o que Jesus ensinou. Atendei meu pedido nesta novena e não deixeis que eu fique acomodado na vida. Amém. Rezar uma Ave Maria.

8º Dia - O lugar de Deus

Minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quantas vezes me torno orgulhoso, vaidoso, confiante demais nas coisas que passam. Tudo isso pode ocupar o lugar de Deus em meu coração. Maria, livrai-me desta tentação de trocar a Deus pelas coisas da terra e descuidar da casa de Deus em mim. Bondosa mãe, socorrei-me com a graça de vosso filho Jesus. Rezar uma Ave Maria.

9º Dia - Escutar a Deus 

Quantas vezes, ó Maria, o meu coração fica triste, atribulado, cheio de dúvidas e angustiado. Isso acontece porque não me recolho no silêncio da oração e nem procuro ver o que Deus quer de mim. Ainda não sei escutar a deus. Maria, peço-vos a graça de acreditar que Deus me ama sempre, mesmo na dor e na incerteza. Amém. Rezar uma Ave Maria.

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...