Notícias

Toda morte é permissão de Deus?

Fidelidade de Jó é uma resposta para essa dúvida que reaparece em momentos de grande sofrimento

Escrito por Redentoristas

28 MAR 2024 - 15H00 (Atualizada em 28 MAR 2024 - 15H40)

A pergunta que frequentemente aparece em momentos de grande sofrimento e dificuldade, sejam estes relativos ao cotidiano pessoal ou social, é: “Por que Deus permite o mal?”.

Certamente, essa é uma pergunta que nasce do nosso encontro reflexivo com a realidade. Eu poderia aqui citar as páginas de tantos santos que já escreveram e refletiram sobre este argumento. Contudo, escolho centrar-me na resposta que foi dada por Jesus e que encontramos manifestada na experiência de fé do povo bíblico do Antigo Testamento.

Em determinado momento da história do povo de Israel, alguns teólogos começaram a fazer a seguinte leitura: se uma pessoa é rica, tem muitos filhos e vive por muito tempo, é uma pessoa abençoada por Deus; o contrário revelaria uma forma de castigo divino. Esta era chamada de teologia da retribuição, muito parecida com o que hoje vemos chamada de teologia da “prosperidade”, comum principalmente no âmbito neo-pentecostal.

Diante das respostas frágeis de tal teologia, o povo se recorda da antiga história contada há muitos anos, sobre um homem de nome .

Ele possuía todas as credenciais para ser chamado de um “abençoado por Deus”: era um grande fazendeiro, tinha muitos filhos e caminhava para uma velhice feliz. De repente, ele perde tudo: fica pobre, os filhos morrem e ele adoece. Os amigos, e até a mulher dele, começam a dizer que Deus o estava castigando e que havia se esquecido dele.

.:: Qual o significado do livro de Jó?

Leia MaisDogmas da Igreja: Cristo nos resgatou e reconciliou com Deus por sua morte Quinta dor de Maria Santíssima: A Morte de Jesus na CruzDepois da morte vou encontrar meus parentes e amigos no céu?A resposta de Jó é incrível: “Eu sei que o meu redentor vive!”. Mesmo diante a todas as adversidades, Jó permanece fiel…

Essa fidelidade de Jó se baseia na fidelidade de Deus. Ele sabe que, apesar de tudo o que está acontecendo, Deus continua ao seu lado.

Passam-se os anos e eis que aparece um jovem que falava de Deus com autoridade, fazia coisas impressionantes e grandes milagres, mas era pobre, não tinha filhos e é assassinado aos 33 anos. Seu nome: Jesus de Nazaré.

Mesmo na morte de Jesus na cruz, momento de alto sofrimento, vemos a fidelidade de um Deus que nunca abandona. O Pai está sempre ao lado do Filho, fato que se verificará definitivamente na Ressurreição, dias depois. Neste movimento de amor, se manifesta também a proximidade de Deus ao sofrimento de todo ser humano.

É interessante perceber que Deus não tira ou apaga o sofrimento, mas vive-o na solidariedade misericordiosa.

Art Stocker/ Shutterstock
Art Stocker/ Shutterstock
Mesmo na morte de Jesus na cruz, momento de alto sofrimento, vemos a fidelidade de um Deus que nunca abandona


Restam somente as contas que nós, homens e mulheres, temos que fazer com o mal do qual somos responsáveis. A misericórdia de Deus na cruz de Jesus traz à luz seu oposto, ou seja, as maquinações daqueles que queriam aniquilar Jesus e abafar sua voz.

.:: A misericórdia na história redentorista

A presença misericordiosa de Deus no momento da pandemia traz também à luz algumas contas que nossa humanidade deve resolver: a qualidade das relações que estabelecemos com o ambiente em que vivemos, o nível de responsabilidade que temos uns para com os outros, a importância da vida humana acima de qualquer valor financeiro…

Creio que a pergunta a ser feita neste momento não é “onde está Deus?”, porque Ele está aqui, ao nosso lado, ajudando-nos a carregar a cruz. Creio que a pergunta essencial deve ser “qual a parcela de responsabilidade que nós, humanidade, temos na intensidade deste mal?”.

Pe. Maikel Pablo Dalbem, C.Ss.R,
Professor da Academia Alfonsiana.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...