Notícias

Posso ser padre ou freira sem ser muito santo(a)?

Escrito por Elisangela Cavalheiro

03 AGO 2021 - 11H02 (Atualizada em 03 AGO 2021 - 13H31)

Shutterstock

Você já sentiu o desejo de ser um padre ou irmão ou irmã religiosa, mas não se achou capaz?

Acompanhe a reflexão do Irmão Joaquim Acássio, que é promotor vocacional, e tem aconselhado muitos jovens no caminho do discernimento de sua vocação. Veja com ele como entender melhor sobre o sentido da santidade e descobrir que ninguém continua sendo o mesmo após encontrar Jesus!

Assista o vídeo ou se preferir, leia abaixo: 


Ser santo e ser santa é o que todos nós buscamos.

Santo Afonso de Maria Ligório, fundador dos Missionários Redentoristas, um mestre da espiritualidade cristã nos dá um grande ensinamento no seu livro a “Prática do amor a Jesus Cristo”. Veja o que ele diz:

“É um grande erro dizer que Deus não quer que todos sejam santos. Deus quer que todos sejam santos, e cada um, no lugar onde foi chamado".

É nesta linha de pensamento, que a gente quer conversar com você sobre a nossa dúvida de hoje: se eu posso ou tenho condições de ser um padre ou irmã se não for muito santo, ou seja, viver uma vida de santidade?

Primeiramente, temos que entender que o Senhor escolheu cada um de nós para sermos santos e imaculados na sua presença e no amor. Da mesma forma, os santos que já estão junto de Deus mantêm conosco laços de amor e comunhão.

Por isso, ninguém se salva sozinho, como indivíduo isolado, mas Deus nos atrai para Ele tendo em conta a complexa rede de relações interpessoais que se estabelecem na comunidade humana:

Deus quis entrar numa dinâmica popular, na dinâmica de um povo.

A santidade então é um dom, é a dádiva que Deus nos oferece, quando nos toma consigo e nos reveste de Si mesmo, ou melhor, nos faz ser como Ele é.

Quando Deus nos convida a ser santos, não nos chama para algo pesado ou triste. Ao contrário, ele nos faz um convite para compartilhar a sua alegria, a viver e a oferecer com júbilo cada momento da nossa vida, levando-o a tornar-se ao mesmo tempo um dom de amor pelas pessoas que estão ao nosso lado.

Para entendermos melhor: cada passo rumo à santidade fará de nós pessoas melhores.

Dúvidas Vocacionais Estou namorando, mas às vezes penso em ser padre. O que fazer?Como um diretor espiritual pode ajudar na escolha vocacional?Não consigo descobrir o que quero da vida. O que fazer? Quero dizer pra você que é nas pequenas coisas e nos pequenos passos, que caminhamos para a santidade. Ser santo ou buscar a santidade é dom e é convite a compartilhar a sua alegria nas pequenas coisas de cada dia.

Compreendendo deste modo, podemos sim ser um padre ou irmã mesmo não sendo muito santo, pois contamos primeiramente com a graça do batismo que frutifica o nosso caminhar. Jesus conta conosco, por isso todo aquele que escuta o seu chamado - “Vem e segue-se”; Ele dá a oportunidade de uma conversão.

Podemos perceber isso no exemplo de São Mateus, um cobrador de impostos, um pecador público, que acolheu o convite que veio do próprio Jesus e se colocou a caminho. Deus chama quem ele quer, a hora que Ele quer e do jeito que Ele quiser.

Nós não estamos sós, não contamos só com as nossas qualidades e capacidades. Mas contamos também com a força a graça do Espírito Santo para tornar possível esse sonho de Deus em nossa vida.

A santidade é dom oferecido a todos, e não exclui ninguém! Por isso, ela se constitui um distintivo de cada cristão e, mesmo tendo a consciência de que somos pecadores!

Minha mensagem final é esta: Deus quer contar conosco pois Ele mesmo chama, prepara e envia.

forward  Quer ver outras Dúvidas Vocacionais? Acesse A12.com/duvidasvocacionais

Caso queira fazer o acompanhamento vocacional para ser um Missionário Redentorista entre em contato com o Irmão Joaquim e também o Padre João Paulo no endereço A12.com/vocacional. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...