Na última quarta-feira (14), os agentes de saúde e a clínica geral Drª Vanessa Wendling, ligada ao Programa Mais Médicos do ESF do Potim, estiveram no CAS São Geraldo, fazendo o trabalho de prevenção e de orientação da verminose, hanseníase e do tracoma.
:: Conheça as oito Obras Sociais Redentoristas
Os beneficiários e colaboradores passaram por atendimentos durante a manhã e tarde com as enfermeiras e com a Drª Vanessa, recebendo medicação contra verminoses e também por análise de hanseníase e tracoma.
As enfermeiras fizeram o primeiro atendimento analisando a pele e os olhos das crianças e adolescentes, em busca de algum sintoma das doenças. Em seguida, os atendidos passaram pela consulta médica para finalizar o atendimento.
Leia MaisCAS São Clemente realiza passeio ao Parque do IbirapueraPalestra com policiais da "Patrulha Família segura"Segurança na internet foi tema de palestra do grupo Vida Ativa Segundo a Drª Vanessa Wendling, esse tipo de prevenção é muito importante, já que algumas dessas doenças, como a hanseníase, têm apresentado aumento de casos. “Esse trabalho de Educação e Saúde que fazemos no CAS São Geraldo é muito importante, pois orientamos as crianças e adolescentes sobre como prevenir as doenças, diminuindo assim, o aumento delas na cidade e região, e também, ajudamos aqueles que já apresentam algum sintoma, medicando e encaminhando para exames”, ressalta a clínica geral.
O trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde acontece uma vez ao ano.
As verminoses são doenças causadas por parasitas, que são microrganismos capazes de entrar no nosso corpo e causar doenças, tanto em crianças quanto em adultos, resultando em sintomas como dor abdominal constante, sensação de barriga inchada e alteração do apetite, por exemplo.
A giardíase, enterobiose e ancilostomíase são algumas das verminoses que acontecem com mais frequência e, para evitá-las, é importante lavar sempre as mãos antes de comer e após usar o banheiro, beber água filtrada e evitar andar descalço. Assim, é possível não só prevenir as verminoses, mas também doenças provocadas por fungos, vírus ou bactérias.
Os parasitas podem entrar no organismo de diversas maneiras: por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada, alimentos crus ou mal cozidos, pele e picadas de mosquitos. Confira abaixo algumas dicas do que fazer para evitar a doença:
1. Lavar as mãos após usar o banheiro e mantê-lo em condições adequadas de higiene, já que os ovos dos parasitas normalmente são encontrados nas fezes;
2. Evitar andar descalço, pois alguns parasitas, como o ancilostomídeo, que causa o amarelão, entram no organismo por meio da pele;
3. Cortar e manter limpas as unhas, para evitar o acúmulo de sujeira e possíveis ovos de parasitas;
4. Beber água filtrada, fervida ou desinfectada com Hipoclorito de Sódio, para eliminar possíveis contaminantes;
5. Lavar e cozinhar bem os alimentos, já que podem estar contaminados;
6. Lavar as mãos antes das refeições, para eliminar qualquer microrganismo capaz de causar doença;
7. Lavar os utensílios domésticos com água potável, pois essa água é tratada e livre de contaminantes.
O tratamento é feito de acordo com o parasita e com a recomendação médica. Além disso, é importante adotar as medidas de prevenção para minimizar as chances de adquirir verminoses.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.