Por Marília Ribeiro Em Notícias

Grito dos Excluídos reúne movimentos populares e pastorais sociais no Santuário de Aparecida

Milhares de pessoas participaram do 22º Grito dos Excluídos e da 29º Romaria dos Trabalhadores neste dia 7 de setembro, no Santuário Nacional de Aparecida.

O tema desse ano do Grito, 'Vida em primeiro lugar' e o lema 'Este sistema é insuportável: Exclui, Degrada, Mata!', reuniu movimentos populares e pastorais sociais da Igreja para defenderem os direitos do povo e lançaram uma reflexão sobre os rumos da sociedade e o cenário político atual.

::Romaria reforça o desejo de um país mais igualitário::
::CNBB divulga mensagem para o dia da Independência do Brasil::

O movimento iniciou a manifestação no Porto Itaguaçu, local onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada e seguiu em caminhada até o Santuário Nacional para um ato de manifestação do Grito dos Excluídos na tribuna Papa Bento XVI.

O Grito focou neste ano, nos descasos com a sociedade, destacando o desastre ocorrido em Mariana em 5 de novembro de 2015,  após o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco, sendo este um dos maiores desastres ambientais, interrompendo a rotina de diversas famílias, causando mortes e afetando drasticamente a economia local.

Além disso, o movimento lembrou a necessidade de lutar pelo direito das mulheres, pobres, negros, desempregados, trabalhadores informais, moradores de rua, indígenas, e as comunidades quilombolas.

As atividades se encerraram a santa missa no Altar Central do Santuário Nacional às 11h, presidida por dom Angélico Sandalo Bernardino, bispo emérito da Diocese de Blumenau (SC). Acompanhe a homilia da celebração:

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...