Releases

Celebrações de Natal e Ano Novo compõem programação pastoral de fim de ano no Santuário Nacional

Benção do Presépio e Coral PEMSA abrem os preparativos católicos para a recordação do nascimento de Jesus

Escrito por Lídia Tostes

25 NOV 2022 - 09H10

Thiago Leon

Com o mês de dezembro se aproximando, o Santuário Nacional de Aparecida divulga sua programação pastoral para as celebrações de Natal, segunda data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, que recorda o nascimento de Jesus, e de Ano Novo.

Iniciando o tempo do Advento - novo ano litúrgico dos católicos - neste sábado (26), às 18h, os devotos presentes em Aparecida (SP) poderão participar da benção do presépio. Montado na parte externa da Igreja, nos jardins da Fachada Norte, este retrata o ambiente da natividade do filho de Deus, em Belém, como narrado na Bíblia.

Em seguida, uma missa, presidida pelo Redentorista e Ecônomo do Santuário, padre Luiz Cláudio, dará início às festividades. Após a missa, às 19h30, o Coral PEMSA, do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, realiza apresentação especial de Natal. O concerto trará canções ensaiadas ao longo do ano pelas crianças atendidas no PEMSA.

Em preparação para o Natal, a Novena de Natal de 2022 será rezada de 12 a 16 e de 19 a 22 de dezembro, na Basílica Histórica, sempre às 19h. Neste ano, as reflexões diárias serão conduzidas a partir do tema “Venha a Belém, aqui nasce a esperança! ”.

Tradicionalmente, fiéis católicos se reúnem em família ou em suas comunidades para a oração da novena. Pensando nisso, um livreto para guiar as orações foi preparado pelos Missionários Redentoristas, em parceria com a Editora Santuário, e está disponível nas Lojas Oficiais do Santuário Nacional e na loja online a12.com/editora.

Na véspera do Natal, dia 24, a Missa do Galo ocorre às 20h, no altar Central da Basílica. Porém, aos que desejarem participar da celebração mais cedo, os horários programados para a data são 6h, 9h, 10h30, 12h, 16h e 18h. Na Basílica Histórica as missas acontecem às 9h, 15h e 19h.

Já no dia 25, solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a principal celebração ocorre logo pela manhã, às 8h, no Santuário. Os devotos participam da eucaristia também às 5h30, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h, no Altar Central, e às 9h, 15h e 19h, na Basílica Histórica.

Para o Ano Novo, a programação se repete, mantendo os mesmos horários de missas tanto no sábado (31), quanto no domingo (1). Destaque para a celebração de véspera de Ano Novo, às 20h, e para a Missa de Ano Novo, no domingo, às 8h, momento em que a Igreja celebra Maria, a Santa Mãe de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lídia Tostes, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.