Releases

Com celebrações religiosas e atividades culturais, Santuário Nacional divulga programação da Festa da Padroeira 2023

Mais de 330 mil devotos participaram das festividades de outubro no ano passado

Escrito por Lídia Tostes

01 AGO 2023 - 10H24 (Atualizada em 01 AGO 2023 - 11H10)

Gustavo Cabral

O Santuário Nacional de Aparecida divulgou nesta terça-feira, 1º de agosto, a programação da Novena e Festa da Padroeira de 2023. Os festejos ocorrem em outubro e reúnem devotos de todo o país em Aparecida (SP).

Para homenagear Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira e do Brasil, mais de 330 mil pessoas visitaram a Basílica de Aparecida e participaram das celebrações em 2022.

Neste ano, a programação promete proporcionar experiências de fé e devoção, com celebrações religiosas e atividades culturais. De 3 a 11 de outubro, a oração da Novena ocorre às 15h e às 19h, na Basílica. No período da tarde, sempre presidida por um padre Redentorista. À noite, por um bispo convidado.

As reflexões a serem desenvolvidas durante a Novena e Festa surgem a partir do tema central “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”. O tema escolhido está em consonância com o 3º Ano Vocacional do Brasil, promovido pela CNBB, e visa conscientizar os cristãos sobre o que é vocação, despertar vocações religiosas e leigas e significar vocação a partir do modelo de Maria.

Além da Novena, no dia 5, quinta-feira, a tradicional Carreata percorrerá ruas da cidade, a partir das 16h, saindo do Pátio das Palmeiras, no Santuário Nacional. É costume dos munícipes e visitantes enfeitarem as janelas de casas e hotéis para o cortejo com a imagem de Nossa Senhora.

No dia 7, sábado, o Passeio Ciclístico une o bem estar da atividade física à devoção dos visitantes. A atividade tem início às 9h, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

As noites de 7 e 8 de outubro contarão com apresentações musicais da Orquestra PEMSA. Os músicos do Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional se apresentam, às 20h45, na frente da Nave Norte da igreja.

Já no dia 10, terça-feira, o Festival da Padroeira se encerra com show do cantor Daniel e convidados, cantando à Maria. A apresentação ocorre a partir das 20h45, com entrada gratuita.

Nas vésperas do dia da Padroeira, 11, às 20h30, a Procissão Memória convida os devotos a reviverem a memória do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em 1717. O trajeto da caminhada seguirá até a Capela São Geraldo, no bairro Itaguaçu.

12 de outubro

No dia 12 de outubro, data dedicada a Nossa Senhora Aparecida, as festividades começam cedo, com a alvorada às 4h50. Ao todo, 7 horários de celebrações eucarísticas estão programados, todos no Altar Central da Basílica.

Dentre estes horários, destacam-se a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, às 9h. Além da Missa das Crianças, às 12h.

Na Basílica Histórica, também neste dia, às 15h ocorre a Consagração Solene à Nossa Senhora. E, às 18h, a oração do Ângelus e Procissão Solene até o Santuário Nacional, para a missa de encerramento.

A Celebração de Encerramento da Festa está programada para as 20h, no Santuário. Na sequência, um show pirotécnico poderá ser acompanhado do pátio externo da igreja.

Transmissão e credenciamento

As celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo, Aplicativo Aparecida e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).

A programação detalhada, com as músicas e hino do evento, além de fotos e outras notícias, está disponível em a12.com/padroeira. O credenciamento de imprensa, junto à Assessoria de Imprensa do Santuário, para profissionais de comunicação, será divulgado em breve.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lídia Tostes, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...