Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 29 AGO 2019 - 16H14

Milhares de cariocas realizam romaria a Aparecida

Peregrinação, que neste ano pede novas vocações, é uma das mais antigas entre as que visitam o Santuário Nacional

Thiago Leon
Thiago Leon
Romaria é uma das maiores e mais antigas entre as registradas pelo Santuário Nacional


Católicos que vivem na 'Cidade Maravilhosa' vão se encontrar no próximo sábado (31), na Capital da Fé brasileira. A Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) chega à sua 87ª edição em 2019, com a expectativa de atrair mais de 100 mil romeiros ao Santuário de Aparecida (SP).

“Todos os que peregrinam ao Santuário Nacional da Padroeira do Brasil experimentam, aos poucos, a graça de sentirem-se acolhidos por Maria Santíssima como filhos. A peregrinação anual de nossa Arquidiocese é um momento de transformação interior”, explica o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, um dos motivadores da romaria.

As atividades da peregrinação se iniciam logo cedo, às 6h30, com uma concentração na Tribuna Papa Bento XVI, seguida pela recitação do Rosário, às 7h. O ponto alto da programação acontece às 9h, com uma missa solene no Altar Central da Basílica.

Após a Eucaristia, os cariocas seguem a pé para o Morro do Cruzeiro, onde é realizada uma Via-Sacra. O momento recorda os últimos passos da vida de Jesus, sua morte e ressurreição.

Nesta edição, a Romaria tem como tema: “Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes: ‘Eis-me aqui!’ (Is 6,8)”. A temática está em sintonia com o Ano Vocacional Sacerdotal, vivido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro até o fim de 2019.

“Iremos, de maneira especial, neste ano vocacional sacerdotal, agradecer e pedir pelas vocações sacerdotais presentes, atuantes e santas para a Igreja formadas em nossa arquidiocese”, afirma Dom Orani.

Leia MaisCuriosidade: Primeiras romarias ao Santuário de AparecidaO momento de oração no Santuário de Aparecida acontece desde 1902, quando a primeira peregrinação do Rio de Janeiro, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, marcou presença na Terra da Padroeira do Brasil. Na época, a romaria preparou os cariocas para a celebração do jubileu de ouro da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Em 1931, a visita da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro impulsionou ainda mais a peregrinação ao seu Santuário em Aparecida.

A partir daí os cariocas retribuem a ilustre visita com uma peregrinação que cresce a cada ano em número de participantes. Atualmente, a Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma das mais maiores e mais antigas entre as registradas pelo Santuário Nacional.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...