Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 19 JUN 2018 - 15H49

Sustentabilidade e estrutura do Santuário são apresentadas em feira internacional

Salão das Cataratas é um dos maiores eventos internacionais realizados na Tríplice Fronteira. Neste ano, evento aborda a sustentabilidade


Thiago Leon
Thiago Leon
Feira internacional

O Santuário Nacional de Aparecida (SP), principal destino turístico-religioso do país confirmou presença na 13ª edição do Festival das Cataratas. Realizada de 20 a 22 de junho no Rafain Palace Hotel Convention, em Foz do Iguaçu (PR), a feira é considerada uma das maiores da região Sul na categoria internacional. Neste ano, o maior templo mariano do mundo será representado pela sua estrutura de acolhimento, que compreende o Hotel Rainha do Brasil e o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

O evento tem previsão de reunir cerca de 8 mil pessoas. Entre elas, agentes de viagem, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada, e profissionais de áreas afins. Além dos brasileiros, também integram o público profissionais de turismo da Argentina e do Paraguai, que possuem caravanas.

Os visitantes que passarem pelo Festival poderão visitar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que estará exposta no espaço dedicado ao Santuário Nacional no evento. Quem marcar presença no estande poderá também “caminhar” pelos corredores do maior templo mariano do mundo e sua estrutura de acolhimento. Por meio de óculos que utilizam a tecnologia de realidade virtual, será possível conferir com detalhes os espaços por onde passam anualmente mais de 13 milhões de peregrinos.

Além do estande, o Santuário Nacional também apresentará sua estrutura em uma palestra na quinta-feira (21), durante a programação do evento. No encontro, marcado para às 16h na Sala 2 do Rafain Palace Expo IV, serão expostas as estratégias do Santuário para o acolhimento diário dos milhares de visitantes, bem como informações pouco conhecidas sobre o complexo do maior templo mariano do mundo.

Pensamento sustentável - Neste ano, o Festival propõe uma reflexão sobre a sustentabilidade com o “Movimento Junho Verde”. Na mesma esteira, o Santuário Nacional já adota práticas sustentáveis em seus empreendimentos e na sua participação nas feiras de turismo.

Prova disso é que o Hotel Rainha do Brasil foi o primeiro do país a obter o Selo Verde de Certificação de Eficiência Energética, concedido pelo Inmetro em 2013. A premiação foi alcançada graças aos métodos de soluções sustentáveis adotados pelo empreendimento em seu dia a dia.

O próprio Santuário possui 500 mil m² de área verde. Além disso, em parceria com a SOS Mata Atlântica, o maior templo mariano do mundo iniciou neste ano o maior plantio de árvores da história do Vale do Paraíba, com a adoção de 248 hectares, o equivalente a 347 campos de futebol. A expectativa é de que até 2020, 620 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica sejam plantadas em terrenos de Aparecida (SP) e Taubaté (SP).

A preocupação ambiental está expressa até mesmo nos brindes entregues no Festival. A sacola oferecida para quem passa pelo estande, por exemplo, é confeccionada com tecido PET, que reaproveita garrafas já utilizadas e enviadas para reciclagem. Além disso, a bolsa também pode ser usada em outras ocasiões, reduzindo os impactos ambientais.

Ainda em sintonia com as ações de conscientização ambiental, alguns pontos do complexo turístico-religioso se iluminaram de verde neste mês para recordar a importância da preservação do meio ambiente. O Campanário do Santuário Nacional, o prédio do Hotel Rainha do Brasil e o Mirante do Morro do Cruzeiro foram escolhidos para receber a iluminação especial até o fim de junho.

Acolher bem também é evangelizar - Além da consciência ecológica, outra marca do Santuário Nacional é a preocupação com a acolhida aos que passam pela Capital Mariana da Fé. Hoje, o maior templo mariano do mundo possui uma das mais completas estruturas para realização de eventos e hospedagem de destinos de turismo religioso do país.

O Hotel Rainha do Brasil, por exemplo, vem sendo considerado um dos destaques em termos de acolhimento e hospedagem do país, conforme avaliações de sites especializados em Turismo. Só em 2017, o empreendimento recebeu quatro prêmios desta área. Entre eles, o Trivago Awards 2018, que classifica o Hotel entre os 10 melhores do país na categoria quatro estrelas.

Outro empreendimento do complexo de acolhimento é o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Com espaço para oito mil pessoas, o local é preparado para receber congressos, reuniões, eventos esportivos, teatros, apresentações musicais, além de reuniões e atividades das grandes peregrinações.


Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.