Missa

37ª Romaria dos Trabalhadores e 30º Grito dos Excluídos destacam justiça social

Celebração no Santuário Nacional reforça a luta por justiça social e inclusão

Escrito por Santuário Nacional

07 SET 2024 - 11H56 (Atualizada em 07 SET 2024 - 12H41)

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Neste sábado, 7 de setembro de 2024, dia em que o Brasil celebra seus 202 anos de independência, às 9h, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a Santa Missa da 37ª Romaria das Trabalhadoras e dos Trabalhadores e o 30º Grito das Excluídas e dos Excluídos.

O evento reuniu milhares de fiéis de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, culminando com a celebração eucarística transmitida ao vivo pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e pelo Portal A12, através das redes sociais do Santuário Nacional.

Com o tema “Com Maria, na amizade, rezamos e lutamos a caminho da justiça e do bem viver” e o lema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”, a celebração teve como foco a justiça social e a luta por melhores condições de vida para todos.

A celebração foi marcada pela forte presença de representantes de movimentos sociais e trabalhadores de diferentes setores, que trouxeram à tona as demandas por igualdade e dignidade.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Durante a procissão de entrada, embalada pela “Ladainha dos Empobrecidos”, três banners simbólicos foram levados ao altar: o da 37ª Romaria dos Trabalhadores, o do 30º Grito das Excluídas e dos Excluídos, e o da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada por um representante da romaria, acompanhado por seis trabalhadores, simbolizando categorias como saúde, educação e trabalho rural.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo de Guanhães (MG), Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, e concelebrada por sacerdotes de diversas partes do país. Em sua homilia, Dom Otacílio destacou a importância de unir fé e ação em prol dos mais necessitados: 

“Seguindo o exemplo de Maria, somos chamados a caminhar com nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais excluídos, para que possamos construir um Brasil mais justo e fraterno”, afirmou.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

O bispo celebrou o compromisso das pastorais sociais no Brasil, colocando sobre o Altar da Mãe Aparecida o valioso trabalho em favor da vida desempenhado por elas.

Ao final da Santa Missa, foi lida uma mensagem de Súplica à Nossa Senhora, intitulada “Peregrinas e Peregrinos da Esperança”:

Há momentos na vida que são tão especiais que esperamos por ele, como o vigia noturno espera pela aurora. É assim a Romaria das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, que cada ano se torna mais significativa para todas e todos que lutam por seus direitos.

Esta Romaria nos inspira práticas de fraternidade e nos encoraja a construirmos juntos e juntas a justiça e a paz. Mas, só é possível construir um mundo justo e igual no qual todas e todos vivam como irmãs e irmãos, reconhecendo Jesus como único mestre. Romeiras e romeiros que somos, seguimos a Cristo. Ele é nosso caminho, verdade e vida. Com ele, nos tornamos peregrinas e peregrinos da esperança.

Mãe Negra Aparecida. Carregamos fardos pesados. Em nossa sociedade há muros de separação. Em nosso sistema econômico há exploradores e oprimidos. Dai-nos coragem para que possamos, com nossas lutas, com a vossa proteção, nos livrar do capitalismo, sistema que exclui e mata.

Senhora Mãe de Deus e nossa Mãe. Aquilo que disseste a teu povo ecoa até hoje para nós: Deus realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes. Aquilo que disseste a teu povo, dizemos hoje com nossa voz: Deus se faz presente e realiza proezas, quando o povo está reunido e ligado num só objetivo.

Seguimos com nossa ação, e na vossa proteção. Fortalecidas e fortalecidos por teus cuidados gloriosos, buscamos nos elevar como classe trabalhadora e derrubar os poderosos. E assim, Mãe Negra Aparecida, seguiremos caminhando na amizade social, rezando e lutando pelo bem viver. Amém.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

O evento proporcionou, além da Santa Missa, momentos de oração e reflexão, com forte apelo à necessidade de justiça e inclusão social, reafirmando o papel do Santuário Nacional como um espaço de acolhimento e de voz para os mais vulneráveis.

Os participantes, através da intercessão de Nossa Senhora Aparecida, pediram por um Brasil mais igualitário, onde todos tenham seus direitos garantidos.

Reveja a celebração no vídeo abaixo:

:: Continue acompanhando a programação do fim de semana na Casa da Mãe através da Rede Aparecida de Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...