Missa

Chamados a anunciar com ardor: o ministério dos Leitores no Santuário Nacional

Santa Missa das 18h deste domingo (24) contou com a investidura e renovação do Leitorado na Casa da Mãe

Escrito por Luciana Gianesini

24 SET 2023 - 19H24 (Atualizada em 24 SET 2023 - 20H17)

Leia MaisLeitorato, acolitato e diaconato: conheça os ministérios do serviçoMais de cem devotos de Nossa Senhora Aparecida foram investidos hoje (24) ao ministério do Leitorato (ou Leitorado).

Ou seja, assumiram a bela missão e o compromisso de contribuir com a evangelização através da leitura da Palavra de Deus nas celebrações eucarísticas do Santuário Nacional.

Na Santa Missa das 18h deste 25º Domingo do Tempo Comum, Dia da Bíblia, o presidente da celebração, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, foi acompanhado pelos concelebrantes Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R. e Pe. Hélio Naves, C.Ss.R., diretores espirituais do ministério dos Leitores, também o Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R., o diácono que acompanhava uma romaria do estado de Minas Gerais e ainda pelo Irmão Orlando Augusto, C.Ss.R., diretor do Portal A12, que foi o animador da celebração.

No início da celebração eucarística, Ir. Orlando destacou que a Liturgia de hoje nos convida a voltar ao Senhor, endireitar nossos caminhos e sermos sustentados pelo perdão e misericórdia infinitos de Deus, que está sempre ao nosso lado. "O Senhor não se cansa de nos convidar para viver a lógica do Reino. É preciso a nossa conversão para a Verdade que reina", ressaltou.

Pe. Pasquoto, na abertura do rito de investidura, pediu aos leitores que tenham a consciência de que a proclamação da Palavra a partir da Casa da Mãe seja realmente uma evangelização para o nosso Brasil. Em seguida, fez seu agradecimento ao casal Paulo e Marinete, que deixa a coordenação do grupo, e acolheu a Elisabete, Luiz Gustavo, Orlando e Edna e Isabel, que integrarão a nova coordenação a partir de agora.

Ao vestirem o jaleco, os leitores são convidados a viver, refletir e guardar a Palavra de Deus no coração, como Maria, para então vivê-la.

“Caros colaboradores da Liturgia do Santuário Nacional, vocês são chamados neste momento para renovarem o compromisso com Deus e com Nossa Senhora, para anunciarem com ardor a Palavra do Senhor neste Santuário. Por isso, renovem com toda a fé seu compromisso ministerial de anunciadores da Palavra do Senhor”, convidou o diretor espiritual do ministério dos Leitores.

Respondendo sobre sua disponibilidade para exercer o ministério, sendo os primeiros ouvintes da Verdade proclamada e assumindo com boa vontade as exigências próprias deste ministério, que visa o bem de todo o povo de Deus, os novos leitores assumiram e renovaram em seu coração o seu compromisso, para que, aprendendo sempre da Palavra do Senhor, sejam misericordiosos e humildes.

Os leitores são convidados a olhar sempre para o Cristo, fonte de vida e inspiração. Ele, que é a Palavra eterna encarnada no meio de nós. Por fim, eles foram convidados também a rezar:

“O Senhor me inspire e me fortaleça, para que eu exerça com alegria o ministério de Leitor no Santuário Nacional. Quero que a Boa Notícia, a Palavra do Senhor, chegue ao coração de todas as pessoas, e as conduza nos caminhos do Reino. O Senhor me conceda a graça de anunciar com ardor missionário a Sua Palavra, que liberta e salva. Por isso, renovo e assumo o compromisso de participar do ministério do Leitorado do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O Senhor, em sua bondade, conceda-me esta graça, e Nossa Senhora Aparecida me ampare em seu amor maternal. Amém!”.


“Pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar...Ela é luz e verdade, precisamos acreditar”.

Em sua homilia, Pe. Catalfo disse que a Palavra de Deus nos surpreende pela força do Evangelho e pela graça que Deus pede de cada um de nós.

“Não é raro que algumas leituras nos causem algum incômodo, alguma surpresa, nos tirem da zona de conforto. As leituras de hoje nos lembram que todos, inclusive os ímpios e desocupados, são convidados ao Reino de Deus, pois ele é oferecido por Deus a nós”, afirmou.

Em seguida, o Reitor do Santuário Nacional recordou uma prece que diz: “Ó Deus de bondade, sem a vossa graça, ninguém é santo, ninguém é forte.” Ele lembrou que todos somos operários de Deus, não só os trabalhadores da primeira hora. Também os que começam mais tarde são dignos, merecedores do Evangelho e do Reino de Deus.

“É isso que pedimos hoje, na companhia dos ministros e devotos: que nós possamos, sempre e cada vez mais, abrir para Deus o nosso coração e oferecer de graça o que também de graça recebemos, não por nossos méritos, mas porque Deus é bom”.

“Que Deus nos ajude a iniciar esta última semana que precede a Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, e que em nossos ouvidos ressoe feliz o tema deste ano: “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, finalizou.

Reveja a celebração na íntegra:

:: Fique por dentro da programação completa da Novena e Festa da Padroeira 2023. Acesse a12.com/padroeira.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...