Leia MaisLeitorato, acolitato e diaconato: conheça os ministérios do serviçoMais de cem devotos de Nossa Senhora Aparecida foram investidos hoje (24) ao ministério do Leitorato (ou Leitorado).
Ou seja, assumiram a bela missão e o compromisso de contribuir com a evangelização através da leitura da Palavra de Deus nas celebrações eucarísticas do Santuário Nacional.
Na Santa Missa das 18h deste 25º Domingo do Tempo Comum, Dia da Bíblia, o presidente da celebração, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, foi acompanhado pelos concelebrantes Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R. e Pe. Hélio Naves, C.Ss.R., diretores espirituais do ministério dos Leitores, também o Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R., o diácono que acompanhava uma romaria do estado de Minas Gerais e ainda pelo Irmão Orlando Augusto, C.Ss.R., diretor do Portal A12, que foi o animador da celebração.
No início da celebração eucarística, Ir. Orlando destacou que a Liturgia de hoje nos convida a voltar ao Senhor, endireitar nossos caminhos e sermos sustentados pelo perdão e misericórdia infinitos de Deus, que está sempre ao nosso lado. "O Senhor não se cansa de nos convidar para viver a lógica do Reino. É preciso a nossa conversão para a Verdade que reina", ressaltou.
Pe. Pasquoto, na abertura do rito de investidura, pediu aos leitores que tenham a consciência de que a proclamação da Palavra a partir da Casa da Mãe seja realmente uma evangelização para o nosso Brasil. Em seguida, fez seu agradecimento ao casal Paulo e Marinete, que deixa a coordenação do grupo, e acolheu a Elisabete, Luiz Gustavo, Orlando e Edna e Isabel, que integrarão a nova coordenação a partir de agora.
Ao vestirem o jaleco, os leitores são convidados a viver, refletir e guardar a Palavra de Deus no coração, como Maria, para então vivê-la.
“Caros colaboradores da Liturgia do Santuário Nacional, vocês são chamados neste momento para renovarem o compromisso com Deus e com Nossa Senhora, para anunciarem com ardor a Palavra do Senhor neste Santuário. Por isso, renovem com toda a fé seu compromisso ministerial de anunciadores da Palavra do Senhor”, convidou o diretor espiritual do ministério dos Leitores.
Respondendo sobre sua disponibilidade para exercer o ministério, sendo os primeiros ouvintes da Verdade proclamada e assumindo com boa vontade as exigências próprias deste ministério, que visa o bem de todo o povo de Deus, os novos leitores assumiram e renovaram em seu coração o seu compromisso, para que, aprendendo sempre da Palavra do Senhor, sejam misericordiosos e humildes.
Os leitores são convidados a olhar sempre para o Cristo, fonte de vida e inspiração. Ele, que é a Palavra eterna encarnada no meio de nós. Por fim, eles foram convidados também a rezar:
“O Senhor me inspire e me fortaleça, para que eu exerça com alegria o ministério de Leitor no Santuário Nacional. Quero que a Boa Notícia, a Palavra do Senhor, chegue ao coração de todas as pessoas, e as conduza nos caminhos do Reino. O Senhor me conceda a graça de anunciar com ardor missionário a Sua Palavra, que liberta e salva. Por isso, renovo e assumo o compromisso de participar do ministério do Leitorado do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O Senhor, em sua bondade, conceda-me esta graça, e Nossa Senhora Aparecida me ampare em seu amor maternal. Amém!”.
1/24
“Pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar...Ela é luz e verdade, precisamos acreditar”.
Em sua homilia, Pe. Catalfo disse que a Palavra de Deus nos surpreende pela força do Evangelho e pela graça que Deus pede de cada um de nós.
“Não é raro que algumas leituras nos causem algum incômodo, alguma surpresa, nos tirem da zona de conforto. As leituras de hoje nos lembram que todos, inclusive os ímpios e desocupados, são convidados ao Reino de Deus, pois ele é oferecido por Deus a nós”, afirmou.
Em seguida, o Reitor do Santuário Nacional recordou uma prece que diz: “Ó Deus de bondade, sem a vossa graça, ninguém é santo, ninguém é forte.” Ele lembrou que todos somos operários de Deus, não só os trabalhadores da primeira hora. Também os que começam mais tarde são dignos, merecedores do Evangelho e do Reino de Deus.
“É isso que pedimos hoje, na companhia dos ministros e devotos: que nós possamos, sempre e cada vez mais, abrir para Deus o nosso coração e oferecer de graça o que também de graça recebemos, não por nossos méritos, mas porque Deus é bom”.
“Que Deus nos ajude a iniciar esta última semana que precede a Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, e que em nossos ouvidos ressoe feliz o tema deste ano: “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, finalizou.
Reveja a celebração na íntegra:
Santa Missa celebra os 25 anos do Centro de Apoio ao Romeiro
Centro de Apoio aos Romeiros celebra 25 anos de acolhimento fraterno aos devotos da Mãe Aparecida em Missa celebrada no Altar Central.
Dom Ângelo: “O ano vocacional para nós não termina, ele continua”
A Santa Missa presidida por Dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, encerra o 3º Ano Vocacional.
Santuário Nacional acolhe a Romaria da Mãe Peregrina, do Santuário de Schoenstatt
Dom Ângelo refletiu Evangelho de São Lucas, quando alguns saduceus negam a ressurreição
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.