O Santuário Nacional de Aparecida recebeu neste sábado (13) a romaria da Diocese de Santo Amaro (SP), que participou da Santa Missa das 9h.
A celebração foi presidida por Dom José Negri, bispo diocesano, e concelebrada por sacerdotes, diáconos e pelo bispo auxiliar, Dom Marcelo Antônio. A animação litúrgica ficou a cargo do irmão Joaquim Acássio, C.Ss.R., que acolheu os fiéis na Casa da Mãe Aparecida.
O padre Marcelo Rossi, que também integra o clero da Diocese, mais uma vez marcou presença na Romaria
Mais de duzentos ônibus trouxeram romeiros da diocese, que se uniram às centenas de devotos presentes no Santuário e aos que acompanharam pelos meios de comunicação da Rede Aparecida.
Na homilia, Dom José refletiu o Evangelho de Lucas 6,43-49, no qual Jesus afirma que “toda árvore é reconhecida pelos frutos que produz”. Para o bispo, o texto revela duas atitudes fundamentais da vida cristã:
1. Dar frutos bons: a fé não pode ser apenas teoria, mas deve ser visível nas ações concretas do cotidiano.
2. Edificar-se sobre Cristo: a vida só permanece firme diante das provações quando está construída sobre a rocha sólida que é o Senhor.
Diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Dom José destacou que a Mãe nunca se coloca no centro, mas sempre aponta para Jesus:
“Olhem para a imagem pequenina de Nossa Senhora e, ao mesmo tempo, para a cruz imensa que domina a Basílica. Maria indica o caminho e nos leva ao seu Filho.”
Segundo o bispo, essa é também a missão dos cristãos: desaparecer para que Cristo brilhe, tornando-se testemunhas da verdade e do amor de Deus.
A celebração também recordou a memória litúrgica de São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja. Inspirado nele, Dom José convidou os fiéis a perseverarem na fidelidade ao Evangelho.
Em diálogo com a Primeira Carta a Timóteo, proclamada na liturgia, o bispo destacou a confissão de São Paulo: “Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. Eu sou o primeiro deles”.
Essa atitude de humildade, disse Dom José, deve ser assumida por todo cristão:
Um dos momentos marcantes da romaria foi a celebração do jubileu dos sacerdotes da Diocese de Santo Amaro, que concluíram na semana anterior o retiro anual do clero.
Dom José exortou os padres a viverem o ministério com entusiasmo:
“Chega de padres tristes. Precisamos de padres alegres, que testemunhem com a vida o amor que receberam no sacerdócio.”
Ele pediu ainda orações pelas vocações e pelos seminaristas que se preparam para assumir o serviço da Igreja.
Para aproximar a mensagem da homilia do dia a dia dos fiéis, Dom José destacou três atitudes fundamentais:
Ao término da celebração, toda a assembleia foi convidada a renovar a consagração a Nossa Senhora Aparecida, gesto que reforçou a confiança dos fiéis na intercessão da Padroeira do Brasil.
Com aplausos e cânticos, os romeiros entregaram a Maria suas intenções, famílias e vocações, pedindo a Ela que conduza sempre ao seu Filho.
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.