Nesta terça-feira (09), o Santuário Nacional celebrou a memória litúrgica de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, primeira santa canonizada que viveu no Brasil. Leia MaisA primeira paciente de Santa PaulinaConheça o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento (SC)
A Santa Missa, às 9h, contou com a presença da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por Santa Paulina e atuante na cidade de Aparecida (SP), no Lar Nossa Senhora Aparecida (Centro de acolhida de idosos mantido pelo Santuário Nacional e a Família dos Devotos) e em outras frentes de evangelização.
A celebração eucarística foi presidida pelo Padre José Ulysses da Silva, C.Ss.R., que dirigiu as seguintes palavras às Irmãzinhas:
“Queridas irmãzinhas da Imaculada Conceição, colaboradoras constantemente aqui em nosso Santuário, hoje é dia de festa para vocês, e que essa festa seja a alegria de ser consagrada no mesmo caminho da Santa Paulina.”
Acerca do Evangelho (Mt 9, 32-38), Padre Ulysses destacou, em sua homilia, para observamos que Jesus olha para a multidão, vê o abandono, as necessidades, os sofrimentos e sente compaixão. Do mesmo modo, Santa Paulina soube se compadecer do próximo durante a sua vida terrena.
“A compaixão de Jesus era uma compaixão que a Madre Paulina soube seguir muito bem… Era baixar as mãos e ir ao encontro de quem precisava. Hoje ainda tem muito católico que louva, mas não é capaz de ir ao concreto, de acolher… de ajudar entidades que vão ao encontro dos mais pobres”, afirmou.
De acordo com o padre, os Santos oferecem para nós o exemplo de uma vivência concreta do Evangelho.
“Um Evangelho que é feito, sim, de oração, de piedade, de devoção, de vida eucarística, de palavra de Deus, mas feito como fez a Madre Paulina, de misericórdia, de compaixão e de ir ao encontro daqueles que mais precisavam. E é por isso que ela é Santa, não é para ser admirada, mas é para ser um modelo para a vida de cada um de nós.”
Por fim, Padre Ulysses, fez uma prece a Deus para que ao celebrar Santa Madre Paulina, possamos avaliar um pouco de que forma estamos sendo compassivos em nossas vidas.
“Uma grande virtude que nós podemos ter hoje, é a virtude de uma solidariedade permanente”, concluiu.
Santa Madre Paulina, rogai por nós!
Veja a Santa Missa na íntegra:
Em mais uma ação ambiental, Santuário Nacional inaugura Usina Fotovoltaica
O Santuário Nacional de Aparecida deu início a Romaria da Família dos Devotos e entregou a aguardada Usina Fotovoltaica São Francisco.
Conheça a estrutura da Supertenda da Família dos Devotos
O Santuário Nacional prepara uma calorosa acolhida aos devotos que vêm celebrar os 26 anos da Família dos Devotos na Casa da Mãe neste mês de julho
Entenda o tema da Novena e Festa da Padroeira 2025
O reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. explica o tema da Novena e Festa da Padroeira de 2025, para que possamos vivenciar esta mensagem.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.