Nesta quinta-feira (1º de agosto) o Santuário Nacional celebrou a Memória litúrgica de Santo Afonso Maria de Ligório, na Santa Missa das 9h, no Altar Central. Leia MaisInterceda por nós, Santo Afonso!Ladainha a Santo Afonso Maria de LigórioSanto Afonso Ligório e o Papa Francisco
Santo Afonso, Doutor da Igreja, é fundador da Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas). A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Alberto Pasquoto, C.Ss.R.
Padre Alberto iniciou sua homilia com uma saudação a todos os presentes e, de modo especial, aos redentoristas espalhados pelo mundo.
O padre disse que muitas coisas poderiam ser faladas sobre Santo Afonso, no entanto, se ele mesmo estivesse vivo hoje iria repetir o que o Papa Bento XVI falou para os padres no ano sacerdotal acerca da relação entre os sacerdotes e Nossa Senhora.
“Nossa Senhora tem uma predileção especial para com os padres, porque o padre se parece com o filho que Ela ama muito. O padre é outro Cristo... tem a mesma missão que Maria, dar Jesus ao mundo. Que missão bonita, responsabilidade grande nós temos.”
Padre Pasquoto explicou que nós batizados, de certa forma, estamos inseridos nessa realidade, pois por meio do sacerdócio comum dos fiéis devemos continuar a missão de Jesus.
“Santo Afonso foi um exemplo de quem precisou mudar atitudes, tinha uma atitude rigorista, a espiritualidade ‘doentia’, medo de Deus, mas foi deixando Deus mudar a vida dele. Foi sentindo a misericórdia divina, o amor de Deus, refletindo sobre a encarnação de Jesus, a cruz, e o Amor ao extremo.”

De acordo com o padre, Santo Afonso refletia também sobre a Eucaristia, que ele chamava de “amor enlouquecido” de um Deus que nos amou até o fim.
“Ele é o missionário da misericórdia, por isso ele falou que junto de Jesus a Redenção é copiosa, é total, é plena. Ele se deixou se levar, se moldar por Nosso Senhor, por isso ele foi ao encontro dos mais necessitados. Fundou uma congregação para isso, para evangelizar, pregar a misericórdia de Deus, o amor de Deus e ele foi buscar na Palavra de Deus a motivação de tudo isso.”
Padre Pasquoto contou que o Santo escreveu mais de 100 livros e um padre redentorista resumiu sua obra em 6 pontos que são o caminho da santidade. Veja!
1. Deus me ama de um modo total e infinito;
2. Amar a Deus e ao próximo;
3. Cumpra os mandamentos e faça a vontade de Deus;
4. Conversão contínua;
5. A oração é o grande meio de salvação;
6. Maria, modelo de vida.
Confira algumas imagens da celebração eucarística:
1/6






Dom Orlando convida ao “faça-se” no 4º Domingo do Advento
No 4º Domingo do Advento, o arcebispo de Aparecida refletiu sobre as figuras centrais do tempo litúrgico e o sentido da preparação para o Natal.
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.