Missa

Santuário Nacional institui novos coroinhas e cerimoniários para o serviço da liturgia

As crianças e adolescentes foram admitidas na Santa Missa de hoje (17) às 18h.

Escrito por Letícia Dias

17 SET 2023 - 19H32 (Atualizada em 18 SET 2023 - 16H58)

Gustavo Cabral/ A12

Neste 24º Domingo do Tempo Comum o Santuário Nacional instituiu novos coroinhas e cerimoniários para o serviço do altar nas celebrações litúrgicas. A investidura das crianças e adolescentes foi realizada durante a Santa Missa de hoje (17) às 18h, no Altar Central do Santuário.Leia MaisNa Casa da Mãe somos chamados a ser coroinhas e acólitos, a exemplo de MariaAcólitos e Coroinhas: presente e futuro da Igreja

Padre Diego Antonio da Silva, C.Ss.R, prefeito de Igreja do Santuário Nacional presidiu a celebração eucarística; animada pelo Irmão Ian Lucas Lopes, C.Ss.R.

Acerca da liturgia proposta pela Igreja nesta ocasião, Padre Diego destacou o perdão como expressão mais concreta do amor.

“Queridos irmãos e irmãs, as leituras nos convidam a pensar o perdão não como uma convenção social, muito menos como cumprimento de uma lei, mas o perdão como expressão máxima do amor…Nós precisamos aprender que o perdão antes de tudo é um ato de amor, é uma identidade daquele que ama. Somente é capaz de perdoar aquele que compreendeu o que é amar”

Nesse sentido, o Padre afirmou que muitas vezes perdoar alguém que nos ofendeu não é fácil. Nosso coração pode carregar mágoas que são difíceis de serem curadas.

Mas, conforme aprendemos no livro do Eclesiastes, o perdão é a força da cura. O perdão nos liberta, o perdão nos salva. Muitas vezes para sentir o perdão e oferecê-Lo, antes de tudo, nós precisamos nos perdoar. Fazer esta profunda experiência da misericórdia na nossa própria história..

Padre Diego recordou o que nos ensina o Papa Francisco: o perdão é uma expressão de cuidado. O cuidado com aqueles que nós amamos. Dessa forma, cuidar necessita ser também expressão de correção da mesma forma que a Palavra de Deus tem em sua essência o papel de nos corrigir, nos educar.

Acolhida aos novos coroinhas e cerimoniários

Padre Diego expressou uma mensagem de acolhida aos novos coroinhas e cerimoniários:

"Nesta celebração festiva queremos acolher com muita alegria as nossas crianças, os nossos jovens que foram preparados para para assumir um bonito compromisso em servir o altar de Deus. Nós estamos no ano vocacional e sabemos que muitas vocações na igreja surgem a partir do ministério dos coroinhas.

Por isso, hoje queremos agradecer a Deus pelo sim generoso de tantas crianças, de tantos jovens que estão aqui diante do altar para assumir este bonito compromisso de servir a Deus. E queremos agradecer aos pais, sempre muito presentes na vida desses jovens, dessas crianças, dando um bonito testemunho ...

Queridas crianças, queridos jovens, vocês são convidados a estar mais perto de Jesus, servindo ao altar da Eucaristia, ao altar de Nossa Senhora. Que vocês sejam muito felizes neste ministério. E assim como Maria que serviu a sua prima Isabel, que nós também sejamos capazes de apressadamente com amor, com carinho, servir o altar de Deus, servir Nossa Senhora.

Que vocês sejam perseverantes, felizes e que a exemplo de São Tarcísio, nosso padroeiro, tenhamos amor à Eucaristia, amor às coisas de Deus e que Ele toque profundamente o coraçãozinho de todos vocês nessa bonita vocação de evangelizar neste grande Santuário."

Veja a Santa Missa na íntegra:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...