A 13ª Edição do Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, que aconteceu neste fim de semana no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, se encerrou com a Santa Missa do meio dia, no Altar Central.
A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Campo Mourão e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bruno Elizeu Versari, animada pelo Missionário Redentorista, Ir. Carlos José da Cunha e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Leia MaisPentecostes: Dom Orlando reflete sobre os dons que recebemos
No Calendário Litúrgico, neste domingo a Igreja Católica celebra com alegria a Solenidade de Pentecostes, lembrando a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, cumprindo assim a promessa de Deus.
“Vejam que bela coincidência estar na Casa da Mãe juntos à Nossa Senhora como estavam os discípulos no dia de Pentecostes”. Foi desta maneira que Dom Bruno iniciou sua reflexão.
Em seguida, agradeceu as famílias e agentes da Pastoral Familiar, aos bispos, padres, religiosos e seminaristas presentes no Simpósio que aconteceu no fim de semana.
O bispo também falou sobre os dons que o Espírito nos dá e como devemos usá-los como verdadeiros cristãos, levando a história da Salvação e o amor de Cristo por todos os cantos.
“O sopro Divino, o sopro de Jesus, a vida de Jesus agora está em nós e por todos os cantos, por onde formos, emprestamos os pés, as mãos e a voz para que Jesus continue por todos os cantos”.
Dom Bruno ainda fez uma comparação entre agricultores que cuidam de suas plantações, tendo paciência e tirando as ervas daninhas para que a planta cresça saudável, e as famílias, os pais que cuidam de seus filhos, que guiam seus caminhos, que afastam o mal e apresentam para eles os sacramentos e a oração, para que eles cresçam no caminho da fé.
“Famílias, coragem! Ajudem os jovens nos itinerários de preparação para o matrimônio, ajudem os casais recém-casados a produzir árvores estrondosas e frutos abundantes. O Espírito Santo vai perneando a vida da família como a chuva e o adubo perneiam a planta para que ela possa produzir frutos. Eu desejo que cada família ajude e promova de tal forma que esta árvore bonita possa produzir muitos e belos frutos”.
Após três edições on-line, o Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias chega à sua 13ª edição e contou com uma programação que durou o fim de semana todo, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, que integra o complexo do Santuário Nacional de Aparecida.
O tema escolhido para este ano está em unidade com o tema do 3º Ano Vocacional “Família, fonte de vocações”, o lema é “Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24,32-33)”.
Participaram deste momento famílias e agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres, religiosos e seminaristas.
O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, expressou ao A12 a emoção em viver este encontro.
“É um momento de muita alegria, de celebrarmos essa possibilidade de estarmos aqui presencialmente, para viver mais uma vez, essa oportunidade de ter um Simpósio e uma Peregrinação Nacional na Casa da Mãe Aparecida, que nos acolhe. A expectativa de famílias não é tanto em números, mas de corações ardentes que se colocam a caminho para estar aqui e fazer esse itinerário”, disse Solange.
Alisson explicou que os passos para entender as famílias como fonte de vocações são os percorridos nestes dias de evento.
“O encontro gera vínculos, gera o amor. Nossa vocação é o amor, o amor à vida, o amor ao nosso batizado, o amor a tudo aquilo que nós fazemos em prol da nossa comunidade, que se forma a partir do amor de Deus por nós, do amor do Cristo crucificado, o amor de Maria, nossa Mãe, que nos acolheu em sua casa no dia de hoje", pontuou.
Para ele, todos somos convidados a nos abrir as diversas vocações: matrimonial, sacerdotal e religiosa; e somos chamados a viver um caminho vocacional onde Cristo nos chama todos os dias.
“Como Ele nos responde com muito amor, também nós somos convidados a no amor respondê-Lo positivamente”, afirmou Alisson.
Histórico
Em 2009, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP) e, na época, presidente da Comissão para a Vida e Família da CNBB, teve a iniciativa para que fosse feita a Peregrinação Nacional das Famílias.
Dois anos depois, foi iniciado o Simpósio, com o objetivo de fomentar a formação familiar.
Programação
Sábado – 27/05
Concentração no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida
Domingo – 28/05
Confira algumas fotos do Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias:
1/8
Fonte: Portal Vida e Família
Casa da Mãe acolheu neste domingo, a Romaria da Pastoral da Sobriedade
Dom Orlando presidiu a celebração deste domingo, agradeceu o trabalho da pastoral de sobriedade e pediu pela recuperação das vítimas das drogas.
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.