Notícias

Santa Missa encerra Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, em Aparecida

O evento aconteceu neste fim de semana no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP)

Escrito por Letícia Dias

26 MAI 2023 - 10H28 (Atualizada em 29 MAI 2023 - 09H15)

Aparecida Ao Vivo / Reprodução

A 13ª Edição do Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, que aconteceu neste fim de semana no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, se encerrou com a Santa Missa do meio dia, no Altar Central.

A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Campo Mourão e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bruno Elizeu Versari, animada pelo Missionário Redentorista, Ir. Carlos José da Cunha e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Leia MaisPentecostes: Dom Orlando reflete sobre os dons que recebemos

No Calendário Litúrgico, neste domingo a Igreja Católica celebra com alegria a Solenidade de Pentecostes, lembrando a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, cumprindo assim a promessa de Deus.

“Vejam que bela coincidência estar na Casa da Mãe juntos à Nossa Senhora como estavam os discípulos no dia de Pentecostes”. Foi desta maneira que Dom Bruno iniciou sua reflexão.

Em seguida, agradeceu as famílias e agentes da Pastoral Familiar, aos bispos, padres, religiosos e seminaristas presentes no Simpósio que aconteceu no fim de semana.

O bispo também falou sobre os dons que o Espírito nos dá e como devemos usá-los como verdadeiros cristãos, levando a história da Salvação e o amor de Cristo por todos os cantos.

“O sopro Divino, o sopro de Jesus, a vida de Jesus agora está em nós e por todos os cantos, por onde formos, emprestamos os pés, as mãos e a voz para que Jesus continue por todos os cantos”.

Dom Bruno ainda fez uma comparação entre agricultores que cuidam de suas plantações, tendo paciência e tirando as ervas daninhas para que a planta cresça saudável, e as famílias, os pais que cuidam de seus filhos, que guiam seus caminhos, que afastam o mal e apresentam para eles os sacramentos e a oração, para que eles cresçam no caminho da fé.

Famílias, coragem! Ajudem os jovens nos itinerários de preparação para o matrimônio, ajudem os casais recém-casados a produzir árvores estrondosas e frutos abundantes. O Espírito Santo vai perneando a vida da família como a chuva e o adubo perneiam a planta para que ela possa produzir frutos. Eu desejo que cada família ajude e promova de tal forma que esta árvore bonita possa produzir muitos e belos frutos”.

13º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias

Após três edições on-line, o Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias chega à sua 13ª edição e contou com uma programação que durou o fim de semana todo, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, que integra o complexo do Santuário Nacional de Aparecida. 

O tema escolhido para este ano está em unidade com o tema do 3º Ano Vocacional “Família, fonte de vocações”, o lema é “Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24,32-33)”.

Participaram deste momento famílias e agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres, religiosos e seminaristas.

O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, expressou ao A12 a emoção em viver este encontro.

“É um momento de muita alegria, de celebrarmos essa possibilidade de estarmos aqui presencialmente, para viver mais uma vez, essa oportunidade de ter um Simpósio e uma Peregrinação Nacional na Casa da Mãe Aparecida, que nos acolhe. A expectativa de famílias não é tanto em números, mas de corações ardentes que se colocam a caminho para estar aqui e fazer esse itinerário”, disse Solange.

Alisson explicou que os passos para entender as famílias como fonte de vocações são os percorridos nestes dias de evento.

O encontro gera vínculos, gera o amor. Nossa vocação é o amor, o amor à vida, o amor ao nosso batizado, o amor a tudo aquilo que nós fazemos em prol da nossa comunidade, que se forma a partir do amor de Deus por nós, do amor do Cristo crucificado, o amor de Maria, nossa Mãe, que nos acolheu em sua casa no dia de hoje", pontuou.

Para ele, todos somos convidados a nos abrir as diversas vocações: matrimonial, sacerdotal e religiosa; e somos chamados a viver um caminho vocacional onde Cristo nos chama todos os dias.

“Como Ele nos responde com muito amor, também nós somos convidados a no amor respondê-Lo positivamente”, afirmou Alisson.

Reprodução/ Portal Vida e Família
Reprodução/ Portal Vida e Família
Alisson e Solange, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar


Histórico

Em 2009, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP) e, na época, presidente da Comissão para a Vida e Família da CNBB, teve a iniciativa para que fosse feita a Peregrinação Nacional das Famílias.

Dois anos depois, foi iniciado o Simpósio, com o objetivo de fomentar a formação familiar.

Programação

Sábado – 27/05
Concentração no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida

  • Adoração ao Santíssimo Sacramento;
  • Dinâmica com os participantes;
  • Reflexão da Palavra;
  • Teatro ligado ao tema central;
  • Acolhida das Comissões Episcopal e Nacional para a Vida e Família e também do CELAM;
  • Sala: conectando vocações;
  • Tema central do Simpósio;
  • Trilha vocacional;
  • Testemunhos;
  • Apresentação simpósio kids.

Domingo  28/05

  • 7h30 Concentração no Caminho do Rosário;
  • 8h Introdução ao Santo Terço vocacional
  • 12h Santa Missa da 13º Peregrinação, no Santuário Nacional.   

Confira algumas fotos do Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias:


Fonte: Portal Vida e Família

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...