Hoje, o Santuário Nacional se une em celebração pelos 30 anos de Ordenação Episcopal de Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida. Leia Mais7 fatos marcantes de Dom Orlando à frente da Arquidiocese de Aparecida
Nesta quarta-feira (05), às 9h, foi realizada a Santa Missa em ação de graças por este marco especial na caminhada de nosso arcebispo.
A celebração eucarística contou com a presença do Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R, superior provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, além de religiosos e sacerdotes que pertencem à Arquidiocese.
Nomeado pelo Papa São João Paulo II em 1994, Dom Orlando Brandes assumiu como o terceiro bispo diocesano de Joinville (SC), com o lema “Somos operários de Deus” (1 Cor 3,9). A cerimônia de ordenação episcopal ocorreu em 5 de junho de 1994, na Catedral São Francisco Xavier, em Joinville, sob a condução de Dom João Oneres Marchiori, e com a presença de Dom Eusébio Oscar Scheid e Dom Gregório Warmeling.
Em 16 de novembro de 2016, Dom Orlando Brandes foi nomeado pelo Papa Francisco como o 5º Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, assumindo o cargo oficialmente em 21 de janeiro de 2017.
Durante a sua homilia, Dom Orlando destacou a II Carta a Timóteo:
“Quis a divina providência que a leitura de hoje fosse exatamente vocacional. Por isso, vou falar de todas as vocações, porque a misericórdia divina é que nos chamou… Que coisa boa pensar na nossa vocação por amor ao Evangelho”.
Dom Orlando explicou que a leitura trata a vocação como um desígnio de Deus já antes de nascermos.
“Ninguém está aqui por acaso, mas por desígnio da divina providência e, claro, para os bispos e sacerdotes, Paulo então nos convida a reavivar o carisma, o dom da imposição das mãos. Temos então que agradecer por tanta bondade de Deus e ainda diz Paulo apostolo 'Deus não dá para nós um Espírito de timidez, mas um espírito do amor fraterno, o amor a Igreja, a humanidade'”.
Acerca do Evangelho, o Arcebispo afirmou que a mensagem se trata do matrimônio, como algo para este mundo, uma belíssima vocação.
“Eu devo minha fé aos meus pais e vocês também. Então a vocação ao matrimônio é especial, porque Deus usa o matrimônio para ser o sinal, o sacramento do amor de Deus pela humanidade.”
Dom Orlando disse também que o matrimônio [ao contrário do Sacramento da Ordem] é algo provisório, pois no céu não há casados. É um sacramento que se dissolve com a morte de uma das partes; por isso, é permitido se casar novamente na Igreja após se tornar uma pessoa viúva.
“’Sereis como anjos’. O que é um anjo? Um adorador, sai da adoração e vai anunciar, é um missionário. Então nós no céu, seremos adoradores e adoradoras. No céu, como diz Santa Teresinha e a doutrina da Igreja, do céu faremos missão na terra. Passarei meu céu fazendo [missão]nesta Terra… o Evangelho, então, nos lembra dessa vocação à eternidade.”
O Arcebispo leu também um trecho da oração de São Bonifácio, celebrado hoje:
“Não sejamos cães mudos, não sejamos sentinelas silenciosas, não sejamos mercenários que fogem do lobo, senão pastores solícitos que vigiam sobre o rebanho de Cristo, anunciando o desígnio de Deus aos grandes e pequenos, aos ricos e aos pobres, aos homens de toda condição e de toda idade”.
Ao final da Santa Missa, Padre Marlos expressou gratidão a Dom Orlando pelos 30 anos de episcopado.
“Dom Orlando, em nome dos Missionários Redentoristas, os quais o senhor convive quase diariamente nesses últimos anos, em que está aqui como nosso Arcebispo em Aparecida, quero agradecer por tudo o que o senhor é e faz como bispo, como pai para todos nós, Missionários Redentoristas. Acredito que o privilégio do seu ministério não se restringe a Arquidiocese de Aparecida, mas atinge, também, todas as dioceses do Brasil. Por isso, é muito bom quando saímos em missão e entramos em contato com o povo, com as comunidades católicas, e nós ouvimos o povo brasileiro falar do senhor. Isso nos alegra muito[…]”
Veja algumas fotos desse momento:
1/11
Casa da Mãe acolheu neste domingo, a Romaria da Pastoral da Sobriedade
Dom Orlando presidiu a celebração deste domingo, agradeceu o trabalho da pastoral de sobriedade e pediu pela recuperação das vítimas das drogas.
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.