Notícias

Santuário Nacional celebra 30 anos de vida episcopal de Dom Orlando Brandes

A Santa Missa em Ação de Graças pelo ministério de nosso Arcebispo foi celebrada às 9h

Escrito por Redação A12

05 JUN 2024 - 08H27 (Atualizada em 05 JUN 2024 - 11H25)

Hoje, o Santuário Nacional se une em celebração pelos 30 anos de Ordenação Episcopal de Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida. Leia Mais7 fatos marcantes de Dom Orlando à frente da Arquidiocese de Aparecida

Nesta quarta-feira (05), às 9h, foi realizada a Santa Missa em ação de graças por este marco especial na caminhada de nosso arcebispo.

A celebração eucarística contou com a presença do Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R, superior provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, além de religiosos e sacerdotes que pertencem à Arquidiocese.

Nomeado pelo Papa São João Paulo II em 1994, Dom Orlando Brandes assumiu como o terceiro bispo diocesano de Joinville (SC), com o lema “Somos operários de Deus” (1 Cor 3,9). A cerimônia de ordenação episcopal ocorreu em 5 de junho de 1994, na Catedral São Francisco Xavier, em Joinville, sob a condução de Dom João Oneres Marchiori, e com a presença de Dom Eusébio Oscar Scheid e Dom Gregório Warmeling.

Em 16 de novembro de 2016, Dom Orlando Brandes foi nomeado pelo Papa Francisco como o 5º Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, assumindo o cargo oficialmente em 21 de janeiro de 2017.

Durante a sua homilia, Dom Orlando destacou a II Carta a Timóteo:

“Quis a divina providência que a leitura de hoje fosse exatamente vocacional. Por isso, vou falar de todas as vocações, porque a misericórdia divina é que nos chamouQue coisa boa pensar na nossa vocação por amor ao Evangelho”.

Dom Orlando explicou que a leitura trata a vocação como um desígnio de Deus já antes de nascermos.

“Ninguém está aqui por acaso, mas por desígnio da divina providência e, claro, para os bispos e sacerdotes, Paulo então nos convida a reavivar o carisma, o dom da imposição das mãos. Temos então que agradecer por tanta bondade de Deus e ainda diz Paulo apostolo 'Deus não dá para nós um Espírito de timidez, mas um espírito do amor fraterno, o amor a Igreja, a humanidade'”.

Acerca do Evangelho, o Arcebispo afirmou que a mensagem se trata do matrimônio, como algo para este mundo, uma belíssima vocação.

“Eu devo minha fé aos meus pais e vocês também. Então a vocação ao matrimônio é especial, porque Deus usa o matrimônio para ser o sinal, o sacramento do amor de Deus pela humanidade.”

Dom Orlando disse também que o matrimônio [ao contrário do Sacramento da Ordem] é algo provisório, pois no céu não há casados. É um sacramento que se dissolve com a morte de uma das partes; por isso, é permitido se casar novamente na Igreja após se tornar uma pessoa viúva.

“’Sereis como anjos’. O que é um anjo? Um adorador, sai da adoração e vai anunciar, é um missionário. Então nós no céu, seremos adoradores e adoradoras. No céu, como diz Santa Teresinha e a doutrina da Igreja, do céu faremos missão na terra. Passarei meu céu fazendo [missão]nesta Terra… o Evangelho, então, nos lembra dessa vocação à eternidade.”

O Arcebispo leu também um trecho da oração de São Bonifácio, celebrado hoje:

“Não sejamos cães mudos, não sejamos sentinelas silenciosas, não sejamos mercenários que fogem do lobo, senão pastores solícitos que vigiam sobre o rebanho de Cristo, anunciando o desígnio de Deus aos grandes e pequenos, aos ricos e aos pobres, aos homens de toda condição e de toda idade”.

Ao final da Santa Missa, Padre Marlos expressou gratidão a Dom Orlando pelos 30 anos de episcopado.

“Dom Orlando, em nome dos Missionários Redentoristas, os quais o senhor convive quase diariamente nesses últimos anos, em que está aqui como nosso Arcebispo em Aparecida, quero agradecer por tudo o que o senhor é e faz como bispo, como pai para todos nós, Missionários Redentoristas. Acredito que o privilégio do seu ministério não se restringe a Arquidiocese de Aparecida, mas atinge, também, todas as dioceses do Brasil. Por isso, é muito bom quando saímos em missão e entramos em contato com o povo, com as comunidades católicas, e nós ouvimos o povo brasileiro falar do senhor. Isso nos alegra muito[…]”

Veja algumas fotos desse momento:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...