Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

46ª Semana Vocacional inicia programação refletindo sobre a vocação humana

O primeiro dia da 46ª Semana Vocacional nesta segunda- feira (17) traz a reflexão sobre a primeira vocação dada por Deus a todo homem e mulher: a vocação à vida.

Com o tema: ‘Vocação Humana: Viva e deixe o outro viver’, a missa das 9h, no Santuário Nacional de Aparecida, convidou os fiéis a meditar sobre o chamado à existência e a promoção da vida humana. A celebração foi presidida pelo Missionário Redentorista, padre Ferdinando Mancílio e concelebrada por padres vindos de inúmeras dioceses brasileiras.

Antes da saudação do presidente, foi acolhido o símbolo da vocação humana: um coração. O símbolo foi depositado no altar por membros e pessoas assistidas pelas obras sociais mantidas pelo Santuário Nacional; entidades que lutam para dar dignidade a tantas famílias e crianças.

46ª Semana Vocacional - Vocação Humana

A vocação à vida foi lembrada pelo padre Ferdinando Mancílio em sua homilia, como o dom que Deus concedeu a todo ser humano.

“O dom da vida que Deus nos deu de presente, vem de dentro de Deus, não é um ato apenas externo. A vida vem de dentro de Deus, e Ele reparte aquilo que Ele é, que é a vida”, refletiu.

Foto de: Secretariado Vocacional/Thamara Gomes. 

46ª Semana Vocacional - Vocação Humana

Padre Ferdinando Mancílio, presidente da celebração.

A primeira atitude que uma “pessoa de fé” deve ter é de agradecer a Deus pelo dom dado por Ele. “Ame a sua vida, não despreze a sua vida”, assinalou o presidente.

A partir dessa ideia inicial, padre Ferdinando lembrou o quanto a vida é constantemente ameaçada na atualidade, seja por meio da violência ou pela corrupção, e recordou a violência cometida a inúmeras pessoas, em São Paulo, na última semana. “Ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. Não há justiça tirando a vida do outro”, enfatizou o missionário.

Nesse sentido, padre Ferdinando disse que o dom que Deus colocou em cada pessoa, convida a uma atitude de corresponsabilidade diante da vida. “Deus nos dá liberdade e por isso temos que saber escolher. Se escolhermos a morte vamos morrer, se escolhermos a vida vamos viver. Cada um de nos é esta obra maravilhosa de Deus, e esta é a nossa vocação primeira, viver a vida”, sublinhou.

Por fim, padre Ferdinando lembrou que a atitude de um cristão diante da vida nasce do encontro com a pessoa de Jesus. “Só no encontro com Ele que vou ser capaz de descobrir a imensidão desse dom que Deus colocou em mim”. E tomar essa atitude foi difícil para o Jovem Rico lembrado no Evangelho deste dia. “O jovem foi embora triste porque Jesus fez a exigência do seguimento”.

“Não dá pra seguir a Jesus querendo a mim mesmo, ou a gente se põe inteiro à disponibilidade Dele ou estaremos fazendo as coisas pela metade”, finalizou.

Semana Vocacional 

A Semana Vocacional é realizada há mais de 40 anos pelos Missionários Redentoristas, dentro do mês vocacional, para promover a conscientização e a reflexão sobre a vocação e as diversas formas de chamado. Neste ano o tema central convida ao serviço e a coragem de arriscar uma atitude para fazer a diferença no mundo.

Entre os dias 16 e 23 de agosto, em parceria com a Rede Aparecida de Comunicação e o Santuário Nacional de Aparecida, a cada dia, as pessoas poderão acompanhar a reflexão sobre as diferentes vocações seja, na missa das 9h, no Santuário Nacional, ou ainda por meio da intensa programação na Rádio e TV Aparecida e Portal A12.com. [Confira a programação completa]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.