Notícias

78 anos do lançamento da pedra fundamental para a construção da Basílica Nova

Escrito por Laís Silva

09 SET 2024 - 13H58 (Atualizada em 09 SET 2024 - 14H09)

CDM - Santuário Nacional

No dia 10 de setembro de 1946 iniciamos a história de construção daquele se tornaria o maior Santuário Mariano do mundo. Foi nesta data que o sonho de construir um monumento comemorativo pelo encontro da imagem ganhou um novo capítulo com o lançamento da Pedra Fundamental no Morro das Pitas, em Aparecida – SP.

A construção de uma nova igreja em Aparecida tornou-se necessária porque a Basílica Histórica, já não conseguia acomodar o crescente número de peregrinos que visitavam a cidade para fazer pedidos e agradecer graças recebidas pela intercessão da Mãe de Deus.

A cerimônia de colocação da Pedra Fundamental, ocorreu em uma solenidade com a presença de cardeais e autoridades de todo o país, autoridades civis, religiosas e militares; e foi presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira. O bispo trouxe um pouco da terra de Fátima, Portugal, e depositou no cofre da pedra angular.

A partir deste ato simbólico e oracional, o sonho deu passos para a realidade de uma linda história que une, os devotos à Mãe Aparecida em um caminho construído por fé, devoção e amor.

No dia seguinte, uma Missa foi celebrada pelo então Cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. A celebração completou o ato de construção do Maior Santuário Mariano do Mundo.

De acordo com o Missionário Redentorista, pe. José Inácio de Medeiros, o processo do início da construção da igreja levou alguns anos de elaboração de plantas e análises técnicas, mas “o ato de lançar a pedra fundamental de um edifício significa o marco inicial da construção, o pontapé inicial e ainda um ato de confiança”.

“Esta data histórica marcou o início da realização de um projeto que hoje atrai a atenção de todo o mundo, e não apenas das pessoas católicas. O Santuário de Aparecida, marcado pelo arrojo de seus idealizadores e construtores, é uma obra que atravessará os tempos, afirmou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...