Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 30 JAN 2019 - 15H35

Alegrias e desafios da equipe administrativa do Santuário

O Santuário Nacional acolheu, neste mês de janeiro, o novo reitor, Padre Eduardo Catalfo, e o novo ecônomo, Padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, para o cuidado pastoral e administrativo da Casa da Mãe Aparecida.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Primeira coletiva de imprensa do novo reitor e ecônomo do Santuário no dia 28 de janeiro.

Você sabe por que é necessário um ecônomo no Santuário?

O Santuário de Aparecida recebe, anualmente, mais de 12 milhões de devotos e, para isso, vive diariamente a missão de manter com qualidade a estrutura de acolhimento e as obras de evangelização, sob a coordenação da Congregação Redentorista.

Para essa missão, o governo provincial dos redentoristas indica o nome de um padre da Congregação para a função de reitor e outro para a função de ecônomo. Ambos são responsáveis pelos trabalhos no Santuário pelo período de quatro anos.

::Redentoristas de São Paulo têm novo governo provincial para 2019 e 2022

O ecônomo tem a responsabilidade de zelar pelo aspecto administrativo e operacional do Santuário, visando realizar todas as necessidades desse grande complexo mariano, e também todas as suas ações externas.

Padre Luiz Claudio explica que as decisões são, primeiramente, do reitor que, em comunhão com o ecônomo, define os passos das atividades no Santuário. “A primeira responsabilidade da administração do Santuário é do reitor. O ecônomo é alguém que vem somar, é alguém que vem para ser um auxílio, um braço do reitor para as questões mais administrativas”.

::Expectativas do novo reitor para o trabalho no Santuário

O missionário redentorista aponta que todo o trabalho é exercido com o propósito de estar à disposição dos romeiros, para oferecer sempre um ambiente acolhedor e evangelizador. “Qualquer atividade realizada no Santuário Nacional, por mais distante que pareça que ela esteja da atividade fim, que é acolher e evangelizar, é realizada em função dessa missão que os redentoristas desempenham há quase 125 anos.”

Thiago Leon
Thiago Leon
Nenhuma legenda adicionada


Mesmo diante dos desafios e responsabilidades da administração do maior Santuário mariano do mundo, padre Luiz Claudio ressalta que é uma alegria revisitar e retomar o trabalho: “Estar nessa terra de Nossa Senhora, nessa cidade de Nossa Senhora, é estar em casa porque, ao mesmo tempo em que a gente está trabalhando, está cuidando desse pedacinho de Igreja que é tão importante e significativo.” Padre Luiz Claudio fez parte do corpo administrativo do Santuário entre os anos de 2009 e 2015.

Para esse novo momento administrativo no Santuário, o sacerdote ressaltou que as atenções estarão voltadas para a Jornada Bíblica, projeto que foi iniciado nesse ano.

“Chegou a hora de fazer um pouco pelo lado de fora, pelas fachadas e, como tudo que é realizado aqui no Santuário, não é uma simples obra, não é simplesmente uma colocação de tijolo, de concreto, uma parede. Enfim, revestir as fachadas do Santuário como nós estamos planejando, significa também ter a oportunidade de, em conjunto com essa grande obra, levar as pessoas a refletirem sobre a Palavra de Deus. Por isso nós estamos chamando de Jornada Bíblica. Então, fazer do Santuário a maior bíblia a céu aberto do mundo é levar as pessoas a terem contato com a Bíblia. E isso é evangelização, isso é missão.”

Padre Luiz Claudio apontou também que, independente das obras físicas, o Santuário tem ainda o desafio da manutenção de todo o complexo e da estrutura evangelizadora com os meios de comunicação: Rádio, TV, A12 e Revista de Aparecida.

“A gente está à disposição para continuar no Santuário Nacional, contribuindo para que se torne cada vez mais bonito, mais acolhedor, e que essa estrutura, que evangeliza quem vem aqui e quem está longe, possa continuar”.

::Faça parte da Família que tem a alegria de cuidar da Casa da Mãe Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.