Nesta quarta-feira (30), o Santuário Nacional celebrou a Santa Missa das 9 horas da manhã com a presença especial do Arcebispo de Buenos Aires, Dom Jorge Ignacio García Cuerva, que ontem (29) chegou a Aparecida após uma peregrinação a pé pelo Caminho da Fé.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que saudou a presença do arcebispo argentino. Dom Jorge foi convidado a concelebrar a missa nesta manhã no Santuário para os devotos que estiveram presentes.
A missa também contou com a presença das Irmãs Carmelitas de Santa Tereza do Menino Jesus e dos Agostinianos Recoletos.
Dom Jorge Ignacio García Cuerva percorreu o Caminho da Fé em um percurso de 12 dias, partindo da cidade de Águas da Prata (SP) e percorrendo um total de 317 Km.
.:: LEIA MAIS: Igrejas de Buenos Aires contam a história do Papa Francisco
Ele esteve acompanhado de outros dois padres da arquidiocese de Buenos Aires. Em Aparecida, eles foram acolhidos e hospedados no Convento Redentorista.
Após a missa desta quarta-feira, Dom Jorge Ignacio García Cuerva conversou com a reportagem do Portal A12 sobre a sua peregrinação e a emoção de estar no Santuário Nacional de Aparecida às vésperas da Festa da Padroeira.
1/10










.:: LEIA MAIS: “Arquivo A” dedica reportagem a trajetória de Papa Francisco
“Sem dúvidas nesse período em que falta tão pouco para a grande celebração da Padroeira do Brasil, para nós é motivo de muita emoção, alegria e satisfação estar aqui, participando dessa celebração diante de tantos devotos brasileiros. O povo do Brasil, e em especial aqueles que conhecemos nessa peregrinação, é de muita fé e ter esse contato com as pessoas foi uma experiência única de fé”, disse Dom García Cuerva.
“O Caminho da Fé é uma expressão da fé de um povo, de um povo que se mobiliza, mobiliza seu coração. Nós vivenciamos muitas emoções e alegrias e pudemos ver que o povo é sensível, que tem muita fé em Deus, fé na Virgem Maria”, comentou.
Dom Jorge García Cuerva (no centro), Arcebispo de Buenos Aires, acompanha de padres argentinos. O trio percorreu o Caminho da Fé até Aparecida
Sobre a longa caminhada de mais de 300 Km, Dom Jorge disse que é uma jornada desafiadora, que requer preparo físico e, claro, fé.
“O caminho é desafiador, há muitos trechos de subidas e descidas, morros muito duros, mas tudo isso torna essa jornada de fé algo único e que nos enche de alegria por chegar até aqui no Santuário Nacional de Aparecida”, disse.
.:: LEIA MAIS: Nossa Senhora de Luján: Conheça a história da padroeira da Argentina
Sobre o sentimento de estar em Aparecida, Dom García Cuerva fez questão de lembrar do Papa Francisco, seu conterrâneo: “Na Casa da Mãe, da Virgem Aparecida, onde há lugar para todos, como tanto insistiu o Papa Francisco, nós temos o compromisso de sermos peregrinos da esperança. E não só caminhando com os pés, mas também caminhando com o coração e mobilizando a fé por meio do evangelho, como o Papa Francisco nos falava”, destacou.
Em 12 dias pelo Caminho da Fé, o arcebispo conta que em suas orações pediu fundamentalmente pelas muitas pessoas que confiaram suas orações a ele e seus companheiros de jornada. “Pedimos muito também pelos doentes, e pela Igreja de Buenos Aires e em toda a Argentina”, disse.
“Estamos realmente emocionados de estar aqui e de sermos tão calorosamente recebidos na Casa da Mãe. Que Deus abençoe os povos irmãos de Brasil e Argentina”, finalizou.
Dom Jorge Ignácio García Cuerva foi nomeado arcebispo da diocese da capital argentina em 2023, pelo Papa Francisco.
Surpreendentemente, ele só conheceu o Papa Francisco pela primeira vez em novembro de 2014, quando foi convidado pelo Santo Padre a ministrar uma palestra sobre a desigualdade social na América Latina numa conferência organizada pela Secretaria de Estado do Vaticano e pelo Fórum Econômico Mundial.
.:: REVEJA A MISSA COMPLETA DESTA QUARTA-FEIRA (30):
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.