Por Marília Ribeiro Em Notícias

Você sabe por que o Santuário de Aparecida tem tantas capelas?

Seis Capelas compõem o complexo do Santuário de Aparecida. Duas delas estão localizadas dentro da Basílica: uma dedicada ao Santíssimo Sacramento e outra a São José.

Thiago Leon
Thiago Leon
Capela do Santíssimo

O missionário redentorista padre Camilo Junior explica que a tradição de construir outros espaços celebrativos dentro de grandes basílicas vem a partir de Roma, com a Basílica de São João de Latrão.

“A Basílica de São João de Latrão, em Roma, é do século IV, e foi o primeiro templo de pedra que os cristãos puderam construir quando Constantino permitiu que eles manifestassem a sua fé. Dentro dessa Igreja, foram construídas duas capelas: de São João Batista e de São João Evangelista. Então, é próprio nas grandes igrejas, principalmente Basílicas ter, além do Altar principal onde está a imagem do santo, santa ou de Nossa Senhora, ao qual aquele templo é dedicado, outras capelas laterais, dedicadas a este ou aquele santo.”

No caso da Basílica de Aparecida, além dessas capelas serem importantes para a rotina Pastoral do Santuário, elas também foram pensadas com o propósito de representar a Sagrada Família. “A construção dessas capelas foi estratégica, porque quando você, do Altar Central, olha para o Nicho de Nossa Senhora e para as capelas, percebe a presença da Sagrada Família. Você tem Jesus na Capela do Santíssimo, Nossa Senhora no Nicho e São José, na capela a ele dedicada”, sinaliza padre Camilo.

Thiago Leon
Thiago Leon
Capela São José

O sacerdote pontua que é importante saber que o Altar Central é o principal Altar do Santuário e os demais, localizados nas capelas, são chamados de apoio, pois são para atender as demandas das pequenas romarias. “Essas capelas facilitam a participação de grupos menores, já que um movimento de poucas pessoas no Altar Central fica tudo muito distante, enquanto que nas capelas menores, as pessoas podem rezar mais próximas e ter a sensação de uma comunidade mais viva”, completou o missionário.

Outras quatro capelas estão localizadas na parte externa do Santuário: a Capela da Ressurreição e a Capela do Batismo, na esplanada João Paulo II, no pátio do Santuário; a Capela das Velas, à esquerda da Porta Santa, e a Capela das Confissões, no subsolo da Basílica. Esses espaços foram construídos para facilitar a vivência devocional e sacramental do devoto.

Padre Camilo traz alguns elementos que explicam a construção dessas áreas fora da Basílica.

Thiago Leon
Thiago Leon
Capela das Velas

* “A Capela das Velas está na parte externa, por conta da fumaça e do próprio fogo, garantindo a segurança dos devotos. Localizada em um espaço reservado e adequado às velas, a capela é própria para a oração pessoal dos devotos, que tem a tranquilidade de acender a sua vela com segurança.”


Capela do Batismo

* A Capela do Batismo foi construída com o objetivo de acolher o grande número de famílias que buscam o Santuário, a fim de receber esse sacramento. “Se esse espaço para o Batismo fosse dentro do Santuário, seria impossível, pelo grande número de devotos que circulam nos fins de semana e pela programação de celebrações eucarísticas dentro da Basílica”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Capela da Ressurreição

A Capela da Ressurreição foi construída com o objetivo de ser o espaço de sepultamento dos bispos da Arquidiocese de Aparecida. “Quando um padre se torna bispo, a igreja é a esposa dele. Por isso, ele permanece nela por memória a essa união. E a basílica, sendo uma catedral, é o local onde os bispos da diocese são sepultados.”


Capela das Confissões

* A Capela das Confissões é um espaço de preparação para o Sacramento da Reconciliação. É onde acontece o rito penitencial e também é usada para acolher grupos pequenos de romarias, que buscam fazer um momento de oração.

As seis Capelas do Santuário de Aparecida trazem em sua arquitetura um projeto artístico especial para cada uma, rico em símbolos e significados. Vale a pena a visita para a oração e contemplação da arte de cada espaço.

Para informações sobre as Capelas e agendamento de Romarias ao Santuário de Aparecida, o contato deve ser feito com a Secretaria de Pastoral, no e-mail pastoral@santuarionacional.com ou no telefone (12) 3104-1694.

18 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.