Nesta terça-feira (7), as ruas de Aparecida (SP) se encheram de fé e cor com a tradicional carreata em honra à Nossa Senhora Aparecida.
Promovida pelo Santuário Nacional, a atividade integra a programação cultural da Novena e Festa da Padroeira 2025. Os carros saíram às 16h, da Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.
A carreata percorreu as principais ruas da cidade, conduzida pelos Missionários Redentoristas, Irmão Viveiros, C.Ss.R., Padre Ronaldo Divino de Oliveira, C.Ss.R., e Padre Célio Lopes, C.Ss.R., responsáveis por levar a bênção às famílias e à cidade durante o trajeto.
Como todos os anos, parte da população aparecidense se mobilizou para viver esse momento com alegria e gratidão. Os motoristas enfeitaram os veículos para saudar a Padroeira, transformando as ruas em um cenário de fé popular.
O tema deste dia da Novena, “Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor!”, convida os fiéis a refletirem sobre o valor da comunhão e do caminhar juntos.
Assim como a sinodalidade é um chamado para toda a Igreja, ela também começa na família, o primeiro espaço de convivência e partilha de fé.
Entre as famílias que participam com emoção está a de Maria Luzinete da Silva e Alessandra Gonçalves, que há 28 anos iniciaram essa tradição junto com o marido de Luzinete.
“Essa união foi há 28 anos, o meu marido, ambulante, se juntou com alguns amigos e saíram na rua gritando que estavam fazendo uma carreata de Nossa Senhora. E daí começamos a enfeitar os carros. Na época, enfeitava só com bola, com fitinha, e começou essa grande... Todo mundo se juntando para fazer essa grande demonstração de amor à Nossa Senhora”, recordou Luzinete.
Emocionada, ela lembrou do companheiro, falecido há quatro anos, e contou que o amor pela Mãe Aparecida a fez retomar o gesto de fé.
“Fiquei dois anos sem fazer a carreata, porque não tinha condições emocionais, porque foram 62 anos de casados. Então, foi muito tempo, muita união. Agora eu achei que tinha que enfrentar e fazer novamente a vontade dele de continuar com essa missão. E estou aqui, feliz.”
Maria Luzinete da Silva e Alessandra Gonçalves
Neste ano, ela viveu o momento com mais aceitação:
“No ano passado eu chorei muito. Este ano já não estou chorando... estou firme. O coração ainda querendo apertar, mas estou firme, porque Nossa Senhora está me dando essa força e esse conforto. É a minha Mãezinha querida, que tanto eu tenho que agradecer.”
Já o Irmão Viveiros, C.Ss.R. destacou o papel dos Missionários Redentoristas, com sua espiritualidade mariana, em animar o povo a viver essa sinodalidade, na prática:
“O missionário redentorista tem uma grande missão. E a missão do missionário redentorista é sinodal, é eclesial. Por isso, a sinodalidade é comunhão, é participação e é missão. A vocação do missionário redentorista é promover a unidade entre os cristãos, a paz, a conversão do coração e falar da misericórdia de Deus. E a misericórdia de Deus é que nos une no amor, na mesma fé e na mesma esperança.”
add Tenha o Santuário na palma de suas mãos. Baixe o App Aparecida!
Para Willer Neto, colaborador do Núcleo de Eventos do Santuário Nacional, a carreata e toda a programação da Novena e Festa da Padroeira são expressões vivas dessa fé que une o povo brasileiro.
“Todo trabalho é feito com muito amor, muito carinho, além da nossa devoção, já que é colocado a serviço da Mãe propriamente dito, mas principalmente no acolhimento, trazendo o lema do Santuário, 'acolher bem também é evangelizar', e demonstrando todo esse carinho, todo esse amor. O que nos alimenta, alimenta também a nossa fé e nos motiva a estar empenhados para cada evento feito pelo Santuário.”
E completou:
“A fé das pessoas é o que mais me emociona. Toda a devoção de cada pessoa, o Brasil inteiro reunido no Santuário no mês de outubro. É toda essa fé que nos move.”
.:: Acesse a12.com/padroeira e confira as próximas atividades da Novena e Festa 2025











Devoção que constrói: 70 anos do início da nova Basílica
Há 70 anos começou a construção do Santuário Nacional de Aparecida, símbolo da fé do povo brasileiro e maior santuário mariano do mundo.
Santuário Nacional celebra os 70 anos do início da construção da Basílica
O Santuário Nacional celebrou 70 anos da construção da Basílica de Aparecida com missa que recordou fé, esperança e dedicação do povo brasileiro.
Dom Damasceno: “Nós somos a Igreja de Deus”
Santuário Nacional de Aparecida recebeu a 51ª Romaria Nacional do Terço das Congregações Marianas do Brasil em missa presidida por Dom Raymundo Damasceno.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.