Durante todo o ano, o Santuário Nacional acolhe milhares de devotos, que chegam diariamente à Casa da Mãe para agradecer, buscar amparo e pedir a intercessão de Nossa Senhora.
Em outubro, com a chegada da Novena e Festa da Padroeira, esse fluxo de fiéis se intensifica, exigindo uma preparação ainda mais cuidadosa para acolher os filhos e filhas da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
Essa preparação vai além dos aspectos práticos que envolvem a rotina de trabalho de cada colaborador; ela também deve ser espiritual. Por isso, colaboradores de diversos setores do Santuário participaram de uma formação especial sobre o tema da Novena e Festa da Padroeira deste ano.
Em 2025, o tema central é: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”. Durante a formação, os participantes refletiram não apenas sobre esse tema principal, mas também sobre os temas diários da Novena, que nos ajudam a compreender Maria como uma catequista que nos guia e inspira em nossa caminhada cristã.
Em sua reflexão, o Missionário Redentorista e Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, abordou dois verbos presentes no tema deste ano: conhecer e cuidar.
“Quando falamos sobre conhecer, não é simplesmente o conhecimento lógico e teológico, mas sim entender ‘quem Jesus é em nossa vida’”. Diante disso, ele lembrou que não basta ter conhecimento se não vivenciarmos a real presença de Deus em nossas vidas.
O segundo verbo, cuidar, foi apresentado como um valor fundamental da vida cristã. Cuidar do próximo, da vida, da saúde, da natureza e cuidar de tudo aquilo que Deus nos confiou. Esse cuidado deve estar presente em cada gesto, como expressão concreta da fé.
Conhecer e cuidar são também atitudes que fazem parte da rotina dos colaboradores do Santuário. Conhecer a missão, a espiritualidade e a estrutura da Casa da Mãe, e cuidar com carinho e atenção dos devotos que chegam em busca de acolhimento e esperança.
“Os colaboradores do Santuário Nacional e da Rede Aparecida de Comunicação se empenham ao longo de todos os dias do ano, são 365 dias de trabalho. Mas a Festa da Padroeira ocupa, de fato, um lugar especial no nosso coração, um lugar muito especial no coração dos nossos colaboradores. E é muito importante que os nossos colaboradores estejam em sintonia, para que o nosso plano de comunicação, para que a nossa evangelização alcance de fato os melhores resultados.
Por isso que esse trabalho é um trabalho não apenas de conhecimento de detalhes, mas é um trabalho de ajuste. Ajuste de comportamento, ajuste de comunicação, ajuste daquilo que é mais importante e que deve ser anunciado, porque o Evangelho é boa nova. O Evangelho é boa notícia”, explicou o reitor do Santuário ao A12.
A comunicação como ferramenta de evangelização
O Missionário Redentorista destaca a importância de acolher a todos, reforçando o convite para que os devotos venham de forma presencial à Casa da Mãe, mas enfatiza o compromisso da Rede Aparecida em aproximar e acolher quem está longe.
“Sem dúvida nenhuma, a participação na Novena e Festa, ela é, principalmente, a participação presencial e o acolhimento carinhoso dos peregrinos que vêm visitar Nossa Senhora e seu santuário. Lembrando que as duas Basílicas de Aparecida são Igrejas Jubilares, em que nós alcançamos a indulgência plenária do ano jubilar, mas a festa para todo mundo.
A festa é também para quem está em casa, e eu não tenho dúvidas de que a Rede Aparecida de Comunicação tem um alcance muito grande, não apenas para idosos e enfermos, mas para muitas pessoas que, por vários motivos, não conseguem visitar Aparecida. A Rede é essa janela bonita, que transforma a casa de cada devoto numa Igreja doméstica para todos nó. A festa de Nossa Senhora é sempre um espaço de acolhimento e de alegria”.
Ludimila Barbosa, jornalista que atua na assessoria de imprensa do Santuário Nacional, também destacou o trabalho realizado para divulgar para os veículos de imprensa externos sobre a importância da Novena e Festa, visto que acolhemos aqui devotos de todo o Brasil.
“A gente tenta conscientizar que a Novena da Padroeira é uma data importante para todo o Brasil e tenta contextualizar também para que todas as pessoas, para que todo o público externo entenda o que é, de fato, a devoção do Brasil e essa importância para todos os públicos. Então há uma grande mobilização nas regiões centrais do Brasil, e também aquelas às quais os bispos têm as suas atuações. Nesse ano, a gente tem boa parte do Brasil representado [nos bispos celebrantes], então a gente faz um trabalho específico para conscientizar cada região que tem esse bispo de representação, trazendo que eles também estarão representados aqui por meio dessa Novena”.
A Novena e Festa da Padroeira mostra que a comunicação é uma ponte poderosa entre fé e acolhimento. Seja presencialmente no Santuário ou acompanhando de casa pela Rede Aparecida, cada devoto é convidado a viver esse momento especial!
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.