Notícias

5º dia da Novena da Padroeira: saibamos ouvir nosso coração

Sejamos próximos de Deus e tenhamos Maria como exemplo da vida cristã

Escrito por Isabela Araujo

23 SET 2022 - 14H17 (Atualizada em 08 OUT 2022 - 10H17)

Thiago Leon

Leia MaisDevotos que caminham até Aparecida contam seus testemunhos de féPede à Mãe que o Filho atende: conheça a história de fé de RoseliFamília testemunha o cuidado de Nossa SenhoraÀs 19h desta sexta-feira, foi celebrado o 5º dia da Novena Solene, a partir do tema “Com Maria, construir uma Igreja de escuta, encontro e discernimento!”. A Novena da Padroeira iniciou nesta semana, no dia 03 de outubro, e vai até o dia 11 de outubro, momento que marca a preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Cuiabá-MT, Dom Mário Antônio da Silva, no Altar Central. Como oficiantes, estavam presentes o Pe. José Manoel Belo de Oliveira, Diretor e Formador do Seminário Santo Afonso, Pe. Fábio Evaristo Resende Silva, Diretor Editorial da Editora Santuário e o Pe. André Gustavo de Sousa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito.

Ao tratar sobre a reflexão do dia, Dom Mário citou Papa Francisco, que tem nos ensinado a ser uma Igreja Sinodal a partir de suas ações e palavras. Ele explica que para caminharmos juntos é preciso escutarmos em primeiro lugar.

“Pois, diz o Papa, fazer um sínodo é aprender a ouvir uns aos outros, a falar uns com os outros, mesmo com aqueles que estão fora, nas margens, a fim de procurar proximidade, porque proximidade é o estilo de Deus para com a humanidade.”, disse o Arcebispo.

Thiago Leon
Thiago Leon
Devotas em meio a celebração do 5º dia da Novena Solene


A escuta nos disponibiliza para o encontro

Escutar é saber se fazer próximo de quem agradece milagres e de quem suplica graças, escutar sinaliza a capacidade do coração que possibilita proximidade, ternura e sem essa proximidade não é possível um verdadeiro encontro. A escuta nos disponibiliza para o encontro.”, dissertou o Arcebispo.

Ao discorrer sobre o anúncio, Nicodemos e Jesus (Jo 3,1-8), Dom Mário cita que, assim como Nicodemos, somos convidados a acreditar de coração nas palavras de Jesus.

Escuta, encontro e Igreja de discernimento. Que discernimento? Um discernimento fecundo, gerador de frutos bons. Discernir, queridos irmãos e irmãs, é um ato importante, que se refere a todos, pois as escolhas constituem uma parte essencial da nossa vida.”, explicou o Arcebispo de Cuiabá.

Thiago Leon
Thiago Leon
Celebração do 5º dia da Novena Solene


Mais uma vez, Dom Mário citou os ensinamentos do Papa Francisco, em que ele fala que a nossa experiência de vida, inteligência, novas vontades e afetos são elementos indispensáveis do discernimento.

Muitas vezes não sabemos discernir, porque não nos conhecemos bem, precisamos nos conhecer melhor para que o discernimento seja fecundo e frutuoso. Ainda mais, o êxito do discernimento, marque ai, o êxito do discernimento está na oração, como elemento indispensável do processo, pois constrói a oração, constrói a proximidade com o Senhor, numa relação de amizade e confiança.”, disse Dom Mário.

Thiago Leon
Thiago Leon
Dom Mário Antônio da Silva, Arcebispo de Cuiabá-MT, durante a Novena Solene


O Papa Francisco nos diz, discernir é ouvir o próprio coração, mas que coração? Não é um coração doido e insensato, mas um coração prudente e fiel. Ouvir um coração que a imagem da consciência moral, formada na verdade de Cristo e alimentada pela palavra de Deus. Portanto, que o Senhor nos ajude a ouvir o nosso coração e ver quando é Ele que atua e quando não é. Nossa Senhora ouvia o próprio coração, muitas vezes guardando o silêncio para uma palavra certa e uma ação transformadora.” - Dom Mário Antônio da Silva

Confira mais fotos da noite


:: Saiba mais sobre a Novena e Festa da Padroeira 2022!

Acesse a12.com/festadapadroeira e não perca a nossa cobertura especial!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...